A Vínculo.app auxilia o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e superdotação

Dani Rosolen - 16 set 2021 Dani Rosolen - 16 set 2021
COMPARTILHE

Nome:
Vínculo.app.

O que faz:
É uma edtech que descomplica a educação inclusiva desenvolvendo novas experiências de aprendizados para crianças com deficiência, transtorno de desenvolvimento e superdotação.

Que problema resolve:
Busca descomplicar a educação especial na perspectiva inclusiva, garantindo o direito à educação para todos, além de democratizar o acesso ao tratamento do transtorno de desenvolvimento na educação infantil. “Hoje uma em cada quatro crianças são afetadas pelo transtorno de desenvolvimento escolar na primeira infância, condições como: autismo, deficiência intelectual, déficit de atenção e dislexia representam mais de 250 milhões de crianças no mundo”, afirma o fundador Rafael Anselmo.

O que a torna especial:
A Vínculo.app trabalha com Big Data atrelado à Inteligência Artificial, oferecendo um plano educacional individualizado e relatórios de habilidades e necessidades de cada criança. A  startup pretende também oferecer dispositivos de monitoramento das metas propostas no plano do aluno para que as próximas decisões sejam baseadas em um conjunto de dados objetivo (relatórios estatísticos) e subjetivos (relatórios descritivos), otimizando o tempo e somando diferentes saberes sobre o percurso escolar do estudante.

Modelo de negócio:
O modelo de negócio é assinatura no B2C (familiares e profissionais multidisciplinares da educação e da saúde) e B2B (instituições de ensino e clínicas).

Fundação:
Abril de 2019.

Sócios:
Rafael Anselmo — CEO e fundador
Renata Anselmo — CKO (Chief Knowledge Officer)

Fundador:

Rafael Anselmo 38 anos, São Paulo (SP) — é formado em Mecatrônica pela FMU-SP, com MBA em Administração e Gestão de negócios pela PUC-SP. Tem passagem por empresas como Wevo, Omnilink e Repom (Edenred) na área de desenvolvimento de produto e inteligência de negócio e mercado.

Como surgiu:
A Vínculo.app surgiu a partir da experiência do fundador com o  filho Bernardo, de 5 anos, que tem Síndrome de Down. No seu primeiro ano escolar, o menino encontrou diversas dificuldades na aprendizagem e Rafael começou a construir uma solução que pudesse ajudar nesse processo. “A ideia era que em único lugar, familiares, professores e especialistas pudessem ter acesso ao planejamento e a todas as atividades relacionadas à educação e à saúde da criança, maximizando o aprendizado e estimulando a resolução de desafios”, afirma o empreendedor.

Estágio atual:
O MVP foi validado durante os programas de aceleração da Samsung (Ocean Samsung) e da Nexus Hub (Parque Tecnológico de São José dos Campos). O app já está disponível no Google Play e Apple Store.

Aceleração:
A Vínculo.app participou dos programas Ocean Samsung, Startup School, Nexus, Amazon Web Service (AWS) EdStart e InovAtiva Brasil.

Investimento recebido:
Os sócios investiram 60 mil reais no negócio.

Necessidade de investimento:
Os empreendedores querem captar um aporte ainda em 2021 para a operacionalização e expansão do produto, mas ainda não definiram o valor.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de educação movimenta aproximadamente 40 bilhões de reais por ano que são injetados para o desenvolvimento da Educação Básica, sendo 60% destinados ao pagamento de salários de professores ativos, formação continuada e material didático, e 6% para alunos de educação especial (2019, Fundeb)”, afirma Rafael. Como concorrente nacional, ele cita a Coruja Educação; entre os internacionais, o Kinems e o Exception Ally.

Maiores desafios:
“Queremos ajudar as mais de 150 milhões de crianças de 0 a 14 com deficiência no mundo a terem um acesso melhor à educação básica. Entendemos que através da tecnologia a Vínculo.app poderá, em maior escala, contribuir para um conhecimento mais plural e uma educação diversa mais inclusiva.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Cerca de dois anos após um aporte financeiro.

Visão de futuro:
“Planejamos tornar a Vinculo.app uma startup referência em desenvolvimento educacional para crianças com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades (superdotação). Nosso papel é diversificar e otimizar o processo de ensino e aprendizagem de acordo com diferentes estilos de aprendizagem garantindo o direito à educação para todos”, diz Rafael.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

241 Total Views 4 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: