Precisa organizar os estudos para prestar concursos públicos ou provas de vestibular? A Foca na vaga pode te ajudar

Dani Rosolen - 17 jan 2024 Dani Rosolen - 17 jan 2024
COMPARTILHE

Nome:
Foca na vaga.

O que faz:
É uma plataforma de estudos online inteligente que direciona a preparação do aluno para as provas do Enem, vestibulares, exame da OAB e concursos públicos.

Que problema resolve:
Resolve a falta de organização e gestão do tempo nos estudos.

O que a torna especial:
A plataforma Foca na vaga possui mecanismos de inteligência que identificam os assuntos que o aluno tem mais domínio e dificuldade, programando revisões, novas questões dos temas em déficit e sugerindo um ciclo de estudos automatizado com base na técnica de produtividade pomodoro.

Modelo de negócio:
O modelo do negócio da Foca na vaga é o SaaS (a plataforma oferece um período de sete dias de teste gratuito, após este período, o usuário libera o acesso mediante pagamento de assinatura).

Fundação:
Outubro de 2017.

Sócia:
Renata Machado Paiva fundadora e CEO

Fundadora:

Renata Machado Paiva 36 anos, Uberaba (MG) — advogada e professora de Direito, com mais de 15 anos de experiência no ramo educacional, ocupando o cargo de procuradora e pesquisadora institucional da Universidade de Uberaba.

Como surgiu:
A ideia para o desenvolvimento da plataforma surgiu da dor vivenciada pela própria fundadora quando estava prestando concurso para magistratura do trabalho, almejando a carreira de juíza do trabalho. Ela se deparou com a dificuldade de otimizar o tempo de estudo e percebeu que seria possível automatizar a metodologia manual que usava para se preparara para as provas, transformando-a numa plataforma adaptativa de aprendizagem.

Estágio atual:
A operação é totalmente remota. A startup conta com 26 colaboradores conteudistas e 434 assinantes ativos.

Aceleração:
A Foca na vaga participou do StartupSP, em 2020, promovido pelo Sebrae, e foi reconhecida como startup destaque do programa. No momento, está participando do Dabi Start Me Up (DSMU), um programa de inovação aberta realizado pelo Dabi Business Park, que proporciona residência na Área 51, hub de inovação, conexão com grandes empresas, parcerias e novos negócios.

Investimento recebido:
Até o momento, a Foca na vaga não recebeu investimento externo, operando apenas com bootstrapping.

Necessidade de investimento:
Busca firmar novas parcerias e fontes de renda.

Mercado e concorrentes:
“Após pandemia e período de suspensão das provas, o mercado voltou a reaquecer e a Foca na vaga está se posicionando como uma plataforma que auxiliará os usuários no estudo em casa, direcionando os usuários quando não há a figura do professor como guia”, afirma Renata. Como concorrentes, ela cita cursinhos preparatórios para concursos, vestibulares e OAB.

Maiores desafios:
“O maior desafio é comunicar e demonstrar os diferenciais da plataforma, além da escalabilidade do negócio num mercado tradicional e com grandes players consolidados”, diz a fundadora.

Faturamento:
25 mil reais por mês, em média.

Previsão de break-even:
Já foi atingido e a startup está em fase de tração.

Visão de futuro:
“A Foca na vaga pretende abrir novas frentes de negócio e se consolidar como um ecossistema de soluções que atenda às principais demandas dos estudantes.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

306 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: