APRESENTA

Um dos mais afetados pela pandemia, setor de bares e restaurantes passa a contar com suporte Apoio Pass gratuito

Cláudia de Castro Lima - 2 jul 2020
Solução que a Sodexo disponibiliza para todos os associados da Abrasel oferece suporte psicológico, social, jurídico e financeiro com profissionais especializados
COMPARTILHE

Muita gente faz planos para quando a pandemia do novo coronavírus acabar. Jantar num restaurante ou sair para tomar uma cervejinha com os amigos é o que querem 36% das pessoas, segundo dados levantados em abril pela Barômetro Covid-19, pesquisa da Kantar.

Essas pessoas, no entanto, podem não mais encontrar seus estabelecimentos prediletos. Um em cada cinco bares ou restaurantes não vai reabrir depois da pandemia do novo coronavírus, afirma a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Dos 6 milhões de trabalhadores do setor, 1 milhão já perderam seu emprego.

Isso tudo, é claro, teve um impacto enorme na saúde emocional de empreendedores e colaboradores do setor. No meio desse cenário, a Abrasel comemorou uma boa notícia: uma parceria com a Sodexo para disponibilizar a todos os seus associados, e de forma gratuita, o Apoio Pass, solução exclusiva de saúde e bem-estar da companhia de benefícios.

Saúde mental afetada

Não há setor da economia que tenha passado ileso por esta pandemia, mas o de serviços, que responde por 70% do Produto Interno Bruto do país, foi o mais afetado. E, na ponta mais alta dele, está o de serviços prestados às famílias, como o de alimentação fora de casa.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas em março deste ano a queda foi de 31,2% em relação a fevereiro. Entre os bares e restaurantes que conseguiram se manter, segundo dados da Abrasel, a média de queda de faturamento foi de 85% – e a pouca receita que entra está relacionada a serviços de delivery e take away.

“O pior é que muitos estabelecimentos nem sabem que estão quebrados. Só vão descobrir isso quando abrirem novamente”, diz Lucas Pêgo, diretor nacional de desenvolvimento da instituição. “Há sonhos interrompidos, níveis de estresse altíssimos, falta de perspectiva.”

Diante disso, diz o executivo, a Abrasel elencou prioridades “para assegurar a capacidade das empresas de retomar suas atividades”. Entre as várias medidas, como negociação para a garantia dos salários dos trabalhadores do setor – que resultou até em uma medida provisória batizada de “MP dos salários” –, a associação colabora com autoridades para a construção de protocolos de segurança para a reabertura dos estabelecimentos.

E, para a Abrasel, um dos fatores essenciais para a reabertura bem-sucedida dos bares e restaurantes do país é assegurar o equilíbrio emocional dos funcionários e empreendedores do meio. Por isso, a oferta do Apoio Pass foi recebida com alegria na instituição.

“Ainda bem que a Abrasel tem parceiros como a Sodexo. O Apoio Pass veio em excelente hora.”

Para Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor de estabelecimentos da Sodexo, este momento, mais do que nunca, pede apoio e união em prol dos varejistas. “É por isso que temos trabalhado intensamente para contribuir com os pequenos empreendimentos, oferecendo alternativas para continuar a gerar negócios e fazer a manutenção dos empregos”, afirma ele – entre outras coisas, a Sodexo está apoiando a produção de webinars e divulgando guias e outros conteúdos para que os estabelecimentos tenham orientação e informação relevante.

“Agora vamos além, com um serviço que apoia diretamente os empreendedores, seus colaboradores e familiares. Reforçamos assim nossa parceria com a Abrasel e estamos lado a lado de milhões de famílias brasileiras ofertando gratuitamente orientação profissional especializada para ajudá-las a passar por este período de incertezas com mais tranquilidade.”

Como funciona?

O Apoio Pass é uma solução de bem-estar e saúde que oferece para trabalhadores orientação profissional nas áreas jurídica, financeira, social e psicológica. Pessoas que enfrentam qualquer desafio dessas naturezas podem encontrar suporte por meio de telefone sete dias por semana, 24 horas por dia.

São orientações em relação a questões tributárias, dívidas imobiliárias e previdenciárias, negociações de contrato com fornecedores, reorganização do orçamento, planejamento de ações e metas, problemas de ansiedade, conflitos entre sócios, situações traumáticas, casos de perdas ou hospitalizações, orientação familiar, separações e várias outras.

Dois sócios e quatro colaboradores de cada CNPJ associado da Abrasel, além de seus familiares, poderão usufruir do benefício durante seis meses, de forma gratuita, com garantia de sigilo das informações.

Os estabelecimentos associados à Abrasel que tiverem interesse podem se inscrever pela Central de Atendimento Sodexo: 3003-5083 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728-5083 (demais localidades). Ao ligar, os sócios deverão informar o código #sodexoapoiaabrasel e também citar CNPJ, nome, CPF e data de nascimento das pessoas que serão beneficiadas.

“Os atendimentos começarão no dia 1º de julho e estamos muito confiantes de que essa iniciativa fará a diferença na vida de diversos empreendedores, que precisam de orientação para dar continuidade aos negócios, e também de seus colaboradores”, diz Tombé.

“Oferecer suporte psicológico é um super diferencial desse serviço da Sodexo”, afirma Lucas Pêgo. “Até é possível conseguirmos informações jurídicas e financeiras com um amigo ou no noticiário, mas o suporte emocional não. Informação é vital neste momento, porque traz esperança, conforto. É um tratamento especial para quem está precisando tanto de apoio.”

629 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: