APRESENTA

As dicas para começar 2020 com o pé direito

Helaine Martins - 31 jan 2020
“É importante ter esse tempo para pensar em seus erros e acertos e buscar por soluções e novas formas de crescer e prosperar”, sugere Adriana Gregório, consultora do Sebrae – MS.
COMPARTILHE

Crédito imagem: Unsplash

 

Sabe aquele clima de férias que é a cara do início do ano? Tudo parece mais leve, mais tranquilo, perfeito para recarregar as energias e voltar com tudo para a rotina de empreendedora. Com a cabeça descansada após a correria do fim de ano, esse é o período mais indicado para rever estratégias e retomar os negócios com novos sonhos e metas.

Adriana Gregório, consultora do Sebrae – MS, conta que o sentimento de esperança e desejo de renovação que se intensificam com a chegada de um novo ano são excelentes para motivar a reflexão de como foi ano que passou. “É importante ter esse tempo para pensar em seus erros e acertos e buscar por soluções e novas formas de crescer e prosperar. Colocar tudo em ordem ajuda a se preparar melhor para os próximos meses, principalmente para os imprevistos”, sugere.

Para ajudar você nesse processo, listamos, a seguir, alguns dos itens que não podem faltar no seu check list:

 

1 – Liste as pendências

Você com certeza faz o seu melhor, a sua equipe é bem treinada e eficiente, mas nem sempre é possível dar conta de absolutamente tudo. Aproveite o início do ano, quando normalmente os serviços são menos procurados e as lojas têm um movimento menor, para rever pedidos que ficaram em aberto, reclamações ou sugestões de clientes que ficaram sem retorno, conversas com colaboradores que não tiveram espaço na agenda. Liste tudo em ordem de prioridades e distribua as tarefas, de preferências com os prazos definidos.

 

2 – Esteja presente no mundo online

A pesquisa “Transformação Digital nas MPE” realizada pelo Sebrae em 2018 mostrou que as micro e pequenas empresas vêm se adaptando cada vez mais ao mundo digital. De acordo com a pesquisa, a proporção de Micro e Pequenas Empresas (MPE) com página na internet passou de 11% para 27%. Além disso, 72% das empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes. E a presença virtual tem sido decisiva na sobrevivência dos negócios nos dias de hoje. Portanto, aproveite esse início de ano para criar ou atualizar as redes sociais de sua empresa.

 

3 – Aproxime-se da sua equipe

Uma das queixas mais comuns entre colaboradores é a falta de contato com gestores no dia a dia. Pode até parecer que não faz diferença, mas a proximidade com a equipe, cumprimentá-la ao chegar, fazer refeições juntos, reunir-se periodicamente para ouvir e dar feedbacks são ações que não só melhoram o clima dentro da empresa como motivam influenciam o engajamento. Que tal agendar um bate-papo para fazer um balanço do ano que passou e ouvir sugestões para os próximos meses?

 

4 – Analise a concorrência

É sabido que um dos primeiros passos quando se abre uma empresa é identificar quem, de fato, é seu concorrente. Esse monitoramento deve ser permanente mas, muitas vezes, acaba sendo esquecido em meio a rotina. Tire pelo menos uma semana para dar uma espiada no seu entorno e no mercado em geral. O que atrai clientes para eles? Quais ofertas oferecem? E os diferenciais? O que a concorrência tem que você não tem? E no que o seu negócio supera seus concorrentes? Com esses dados em mãos, é hora de pensar em mudanças, melhorias e reforço dos pontos fortes.

 

5 – Reavalie o propósito do seu empreendimento

O que move a sua empresa? Como ela contribui para o mundo? Esse é propósito do seu negócio! E assim como o mundo muda o tempo todo, o propósito da sua empresa, a causa que motiva a todos a seguir em frente, também pode mudar. Por isso, reavaliá-lo anualmente é importante para pensar estratégias e fazer o seu melhor para o público interno e externo. Pergunte-se: o meu propósito inicial está alinhado com os valores atuais da sociedade?

 

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

1057 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: