APRESENTA
APRESENTA

Avó, filhas e netas unidas na gestão de um colégio com quase 60 anos de história

Fernanda Cury - 24 maio 2016
Tudo em casa: o Grupo Dom Bosco é dirigido pela mesma família desde 1958
Fernanda Cury - 24 maio 2016
COMPARTILHE

 

O Colégio Dom Bosco nasceu há 60 anos, como uma pequena escola. O negócio cresceu e tornou-se uma das instituições de ensino mais reconhecidas do Maranhão: o Grupo Dom Bosco, composto pelo colégio e pela faculdade UNDB (Unidade de Ensino Superior Dom Bosco), que agora segue sob a responsabilidade das netas da fundadora. Inspire-se na história desta empresa familiar.

Quase 60 anos de história

O Colégio Dom Bosco foi fundado em 1958, pelas professoras Maria Izabel Pereira Rodrigues e Maria de Lourdes Aroso Mendes, como um jardim de Infância. Para começar o negócio, elas enviaram cartas para 30 amigas com filhos em idade escolar. Receberam 30 respostas positivas e assim começou o “Pequeno Polegar”, uma escola que logo se tornou modelo no Maranhão, graças à sua pedagogia avançada, conectada com modernos princípios da educação infantil àquela época. “Por exemplo, o colégio sempre foi misto, mesmo em uma época em que predominavam as escolas masculinas e femininas, por seus diretores acreditarem que a interação dos alunos beneficiaria o seu desenvolvimento social e afetivo”, explica Rebeca Murad, diretora geral de gestão e neta da fundadora Maria Izabel.

Crescimento contínuo

Aos poucos a escola foi crescendo, abrindo uma nova série a cada ano, até a integralização do Ensino Médio. Depois, tornou-se um campeão de aprovação nos vestibulares das universidades públicas da região. “No final dos anos 1990 decidimos que era hora de dar início a um projeto antigo, e, para atender a demanda por Ensino Superior de qualidade, expandimos os negócios para esse nicho de mercado. Onze anos depois, tivemos a aprovação do MEC e em 2002, foi fundada a UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – com uma turma no curso de administração, e assim como a escola, foi crescendo turma a turma, curso a curso. A abertura de cada curso novo vinha acompanhada de uma enorme carga de responsabilidade decisória e grandes volumes de investimento financeiro. Mas valeu a pena. Hoje é nacionalmente reconhecida pela qualidade, inclusive com Selo de Recomendação da OAB Nacional para o curso de Direito”, explica Rebeca.

O segredo da longevidade

É preciso ter metas bem estipuladas e uma excelente estrutura, para uma empresa não só sobreviver, mas também crescer durante 60 anos. “Existe um propósito forte. Todos nós carregamos o ideal de trazer o que existe de melhor sobre educação no mundo para o Grupo Dom Bosco. Há um olhar atento à inovação e ao desenvolvimento humano, sem nunca descuidarmos de nossos valores em nome da urgência em acompanhar as constantes mudanças do meio. Enfrentamos desafios enormes durante esta história. Durante a crise econômica de 1985, por exemplo, o governo colocou pais e escola em lados opostos em negociação de preços. Sobreviver a isso deu-nos grande solidez. Todas as dificuldades foram superadas com uma equipe forte, comprometida, que não media esforços para fazer o melhor sempre. Aliás, este tem sido um processo contínuo, é uma aprendizagem diária”, conta.

O desafio da gestão familiar

O Grupo Dom Bosco é dirigido pela mesma família desde 1958 e se encontra hoje com a terceira geração na gestão do negócio. “O planejamento é uma ferramenta indispensável para que as três gerações trabalhem conjuntamente. As decisões são obtidas por consenso. Cada membro se candidata a trabalhar em determinada função. Essa opção precisa ser ratificada pelo grupo, atender aos interesses dos negócios e o desejo das sócias”. Mas Rebeca conta que este é um desafio que exige esforços de todos. As principais dificuldades acontecem no momento de separar as relações familiares das relações na empresa. “A postura profissional na administração da empresa familiar é muito importante. Os resultados transparentes e positivos desse comportamento se tornam elementos de motivação para que essa prática seja consolidada. Temos uma relação de confiança e lealdade entre nós fortíssima, que vem de gerações – o que nos ajuda muito na empresa. Além disso, é incrível ter uma família tão apaixonada pela educação, trabalhando para desenvolver pessoas e fazer diferença no mundo”.

Estrutura planejada

Atualmente, a fundadora Maria Izabel Rodrigues é presidente do Conselho de Sócios. “Ela é uma empresária forte e participa de todas as decisões societárias, com uma extraordinária capacidade de análise da empresa. Mesmo sem atuar diretamente na gestão, contribui com sua visão do negócio. Estamos em um processo de Governança e nesta estrutura, a primeira geração está no Conselho de Sócios. A segunda e terceira geração assumem posições nas áreas com as quais mais se identificam e podem contribuir, seja no Conselho de Administração, Diretorias Gerais de Gestão e Educacional, Diretoria Pedagógica, Diretoria de Mercado e Inteligência. Recentemente a empresa passou por um processo de sucessão para a entrada da terceira geração. A adequação do novo organograma foi acompanhada pela Werner Bornholdt Consultoria, que é especializada no tema. “A principal barreira superada nesta etapa foi a definição de uma hierarquia entre membros de uma mesma geração, pois inicialmente achávamos que isso não seria confortável para todos”, lembra Rebeca.

O futuro vem aí

Manter o caráter familiar e ter qualidade como prioridade na rotina da empresa são os principais compromissos assumidos pela nova geração de gestores. “A empresa, que começou como escola infantil e contava com apenas 30 crianças, hoje possui 5.000 alunos em seu colégio e universidade e acumula as experiências de mais de 20 mil alunos que passaram pela instituição nesses mais de 60 anos de atuação. Para mantermos este crescimento de qualidade, uma de nossas preocupações é estruturar o processo de sucessão, expansão e perpetuidade do negócio, sempre procurando consolidar os papéis, além de preparar as próximas gerações que virão”, conta Rebeca.

Para saber mais:

Grupo Dom Bosco: www.dbosco.com.br / www.undb.edu.br

O que faz: Instituição de Ensino

Sócio(s): Maria Izabel Rodrigues, Ceres Murad e Elizabeth Rodrigues

Funcionários: 500

Sede: São Luís-MA

Início das atividades: 1958 

Contato: [email protected]

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

draft-banner-2

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: