Bikerama, um app que pensa na manutenção de bicicletas

Luisa Migueres - 18 dez 2015 Luisa Migueres - 18 dez 2015
COMPARTILHE

Nome:
Bikerama.

O que faz:
A empresa criou um aplicativo homônimo para ajudar usuários na manutenção de suas bicicletas.

Que problema resolve:
Utilizando o GPS, é possível traçar um percurso de manutenção para a bike, com as lojas mais próximas. Além disso, o usuário informa os registros sobre os componentes dela, como modelo, número de série, informações sobre modelos dos câmbios, freios, local da compra, e a plataforma emite alertas sempre que algum item estiver para vencer. A ideia é ter um histórico de manutenções, para que o usuário possa aproveitá-lo em uma futura venda.

O que a torna especial:
O usuário informa seu estilo de condução e, baseado nas informações sobre a sua rotina com a bike, o Bikerama elege a melhor tabela de manutenção para cada tipo de bicicleta. Em breve, também será possível controlar mais de uma bike pelo aplicativo.

Modelo de negócio:
O app é totalmente gratuito, mas pretende integrar lojas para que o usuário possa fazer suas compras dentro dele. Essas bikes shops também poderão fazer campanhas e anunciar promoções.

Fundação:
Novembro de 2015.

Sócios:
Daniel Taveiros – Fundador

Perfil dos fundadores:

Daniel Taveiros – 36 anos, São Bernardo do Campo (SP) – formado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Grande ABC, com curso de formação profissional em mecânica de bikes pela Escola Park Tool. Foi gerente industrial na Prensa Schuster, coordenador de Engenharia e Ferramentaria na Squadroni Produtos Industriais e desenhista projetista na National Fire Hose do Brasil. É entusiasta de tudo relacionado a bicicleta.

Como surgiu:
“A ideia surgiu da necessidade de fazer com que o ciclista entenda a real necessidade de verificar os componentes da sua bike”, diz Daniel. O maior objetivo do empreendedor era criar uma ferramenta que unisse todas as informações necessárias para que a manutenção da bicicleta fique em dia, ao mesmo tempo em que gera uma base de dados relevantes para as lojas. Um aplicativo mobile se mostrou a melhor opção, e Daniel fez o primeiro investimento para tirar o projeto do papel. O próximo passos foi criar um site para anunciar a nova plataforma e informar usuários em potencial sobre a sua evolução.

Estágio atual:
O app está em desenvolvimento, mas já há uma versão beta disponível para download em Android. “Até fevereiro de 2016, estamos criando o banco de dados de bike shops credenciados para oferecer serviços e peças na região onde o usuário se encontra”, diz Daniel, que por enquanto é o único funcionário da empresa.

Aceleração:
A empresa está aberta a programas de aceleração.

Investimento recebido:
Foram investidos 15 mil reais de recursos próprios.

Necessidade de investimento:
O valor ainda não foi definido.

Mercado e concorrentes:
O Bikerama é uma aposta no aumento do número de bikers no Brasil. Entre os concorrentes focados em manutenção estão o Bike Doctor, Bike Repair (ambos parecidos com um manual mobile) e o Sr. Fix. O Strava, Bike my Ride e Garmin Connect, que monitoram a pedalada para estimular a competição entre amigos e usuários, também são referências.

Maiores desafios:
“Queremos que o usuário entenda as vantagens de ter em dia a manutenção da sua bike, para economizar com reparos corretivos. Por isso, os desenvolvedores trabalham com um conceito de gamificação, para tornar a experiência do usuário simples e dinâmica”, diz Daniel.

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Por enquanto não há.

Visão de futuro:
Daniel diz que quer tornar o Bikerama o primeiro aplicativo referência em manutenção de bicicletas.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

1756 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: