Colab55, um hub de arte e design que vende de roupas a decoração

Luisa Migueres - 5 fev 2016 Luisa Migueres - 5 fev 2016
COMPARTILHE

Nome:
Colab55.

O que faz:
É um hub de design e arte colaborativa online que reúne artistas independentes e transforma seus trabalhos digitais em produtos físicos como camisetas, almofadas, pôsteres e sketchbooks – de um portfólio de mais de 10 itens.

Que problema resolve:
A Colab55 oferece uma plataforma para o artista expôr seu trabalho e receber financeiramente por ele sem precisar cuidar de nenhum outro processo que não a criação. O artista só precisa colocar sua arte no site, divulgar para suas redes e a empresa cuida do resto: produção, envio, atendimento e pós-venda.

O que a torna especial:
A ideia é dar protagonismo e a autonomia ao artista. Cada um tem um estúdio online personalizado e define seus royalties sobre as vendas. “Além disso, conectamos artistas a um público consumidor que deseja encontrar produtos únicos”, diz a co-fundadora Barbara Veloso.

Modelo de negócio:
A produção é feita sob demanda a partir do momento que a venda ocorre, a empresa não trabalha com estoque. A Colab55 também quer oferece uma possibilidade efetiva de remuneração ao artista independente, então é ele quem define o preço de venda e recebe 60% do lucro. A startup fica com os outros 40%.

Fundação:
Novembro de 2014.

Sócios:
Barbara Veloso – Co-fundadora e UX
Breno Oliveira – Co-fundador e TI
Eduarda Bandeira – Sócia e Comunicação

Perfil dos fundadores:

Barbara Veloso – 32 anos, Rio de Janeiro (RJ) – formada em Design pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Passou pela redação de O Globo e pelo time de UX do Google em Belo Horizonte e Mountain View.

Breno Oliveira – 34 anos, Rio de Janeiro (RJ) – formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em TI, fundou e liderou empresa de segurança da informação e foi CTO da Estante Virtual.

Como surgiu:
Os sócios se definem como amantes de arte independente. Na época em que pensaram na Colab55, eles percebiam que não havia, no Brasil, um espaço para artistas, designers e ilustradores mostrarem e venderem seus trabalhos a custo zero. Então, decidiram importar o modelo Production House com algumas adaptações.

Estágio atual:
Atualmente, a empresa conta com mais de 2 mil artistas que já produziram e fizeram o upload de mais de 15 mil artes para o site. A base de usuários, por sua vez, tem mais de 15 mil usuários.

Aceleração:
Não tiveram.

Investimento recebido:
Não receberam investimento, somente aporte dos próprios sócios.

Necessidade de investimento:
Os sócios estão em busca de um investimento de 500 mil reais.

Mercado e concorrentes:
“Ainda não atingimos 1% do nosso mercado, então as possibilidades parecem infinitas. Também entendemos que nosso portfólio de produtos deve expandir bastante neste ano”, diz Eduarda. Com modelos de negócio e produtos diferentes, alguns concorrentes são a Dipindura, SouArtistaPro e Turn to Art.

Maiores desafios:
Ao longo de 2016, o objetivo é escalar a operação. A sócia Eduarda Bandeira detalha: “Estamos crescendo e precisamos encontrar melhores soluções de logística e para outros processos. Além disso, queremos obter mais visibilidade entre artistas independentes e consumidores e, claro, trabalhar para ampliar nossa taxa de conversão”.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Atingiram o break-even do investimento inicial em seis meses desde o lançamento.

Visão de futuro:
“Queremos ser referência para artistas independentes e consumidores de arte, movimentar o cenário da arte e do design no Brasil e fazer a comunidade criativa crescer ainda mais, sendo a fonte de renda primária para muitos de seus participantes”, diz Eduarda.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: