APRESENTA
APRESENTA

Como as collabs ajudam a marca Post-it® a ganhar outros palcos

Cláudia de Castro Lima - 2 dez 2021
Tênis que faz parte da collab Mr. Cat + Post-it®
Cláudia de Castro Lima - 2 dez 2021
COMPARTILHE

Algumas das invenções mais bem-sucedidas do mundo acontecem por acaso. A penicilina, descoberta quando o biólogo inglês Alexander Fleming esqueceu seu material de estudo sobre uma mesa, é um exemplo.

A cor mais icônica do Post-it® é outro. O amarelo-canário, que em alguns países, como Estados Unidos, é marca registrada da 3M e de uso exclusivo, não foi uma escolha pensada dos criadores dos marcadores, os cientistas Spencer Silver e Art Fry. Ela foi adotada porque era a cor de papel disponível no laboratório naquele momento.

Vitrine da Mr. Cat no Shopping Leblon, no Rio

Partindo do amarelo-canário, a 3M lançou, ao longo de quatro décadas, inúmeras coleções de blocos com cores diversas, sempre refletindo tendências de cada época.

Pois os tons neon característicos dos bloquinhos de anotação inspiraram a collab Mr. Cat + Post-it®, que a marca de calçados lançou em novembro e que conta com tênis e acessórios.

Collab, termo diminutivo de collaboration, é uma prática usada por vários setores, mas especialmente comum no universo da moda. Unindo duas marcas ou uma marca e uma personalidade, o collab une também esforços, identidades e propósitos para fornecer produtos ou serviços novos.

Estratégia de marca eficiente quando bem executada, a collab tem potencial para atingir um número maior de consumidores, aproveitando os fãs e experiências dos parceiros.

No mundo tão marcado pela interdependência, em que tanto se valoriza a colaboração e o trabalho em redes para gerar impacto, essas parcerias são muito preciosas.

Post-it ® sempre foi muito procurada por eventos, programas de televisão e lojas que buscam parcerias com a marca para utilizar os produtos na criação de painéis, artes e atividades interativas. O que é mais recente e original são essas cooperações abrindo as portas do mundo da moda.

MR. CAT + Post-it®: DIA A DIA NO ESCRITÓRIO MAIS DIVERTIDO

“Botar o sonho no papel é a primeira etapa pro sonho virar realidade. Mas transformar as suas ideias em ação é dar o próximo passo.” O manifesto da coleção Mr.

Tênis da coleção Mr. Cat + Post-it® (Foto: Reprodução)

Cat + Post-it® traz um pouco do espírito da collab, composta ao todo por 24 itens, entre calçados, mochilas, nécessaires e porta-notebooks.

A ideia é levar cor e criatividade para os clássicos da etiqueta, tornando o dia a dia no escritório mais divertido.

“O propósito da marca Post-It® é ajudar as pessoas a deixarem a sua marca no mundo”, diz Eric Deuber, líder de Portfólio de Post-it® para a América Latina.

“E ele casa muito bem com a Mr. Cat, que tem como seus consumidores os chamados modern workers – ou, hoje, os flexible modern workers”, ele afirma, fazendo menção às novas formas de trabalho flexível.

Para a 3M, o principal objetivo da collab é, segundo Eric, trazer mais brand awareness, ou em português, conhecimento da marca pelo público.

“Essa parceria leva nossa marca para várias pessoas que não a conhecem, não usam ou não entendem que Post-it® é muito mais do que um bloco de anotações – é também uma ferramenta para estimular a criatividade.”

HERING + Post-it®: CRIATIVIDADE ESTAMPADA NO PEITO

A collab com a Mr. Cat não foi a primeira experiência do tipo de Post-it® aqui no país. No Dia dos Namorados de 2020, a marca uniu-se à Hering na coleção “Lembre-se de Amar”.

Ela era composta por camisetas brancas e pretas e moletons no clássico amarelo-canário e cinza, e trazia estampados os famosos adesivos coloridos.

O pulo do gato era um acessório que vinha com as peças: uma caneta com tinta lavável que permitia aos usuários das peças escreverem, como fazemos com as notas Post-it®, recados no peito – e, assim, criarem suas próprias “frases de camiseta”.

Camiseta da collab com a Hering (Foto: Reprodução)

“A Hering tem um espírito casual e entendeu que sua identidade jovem tem tudo que ver com a marca Post-it®”, diz Eric.

“A estampa de Post-it® nas peças permitia que o consumidor compartilhasse suas ideias e sua voz.”

A 3M, explica Eric, não tem uma unidade de negócio de licenciamento de marca. Portanto, a ideia principal não é buscar royalties com essas collabs, e sim espalhar a marca para além de seus consumidores – e ganhar outras vitrines, literalmente.

“Nossa marca está estampada em vitrines que não são as de papelarias, onde costumamos estar”, ele afirma. Só por ganhar uma exposição original ao lado de calçados, por exemplo, já desperta a curiosidade das pessoas para o produto e seu significado.

“Além disso, sermos procurados por empresas como Hering e Mr. Cat para parcerias mostra que Post-it® é mesmo uma ‘love brand’.”

379 Total Views 3 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: