Como adotar práticas de consumo mais consciente? A Green Match pode te ajudar nesta jornada

Dani Rosolen - 12 jul 2023 Dani Rosolen - 12 jul 2023
COMPARTILHE

Nome:
Green Match.

O que faz:
É uma plataforma direcionada ao consumo consciente, com o objetivo de disseminar conteúdo e informações, proporcionar vivências e comercializar produtos criados em consonância com os princípios da sustentabilidade e da cultura regenerativa. 

Que problema resolve:
Busca ser parte da solução para as diversas problemáticas que o planeta e a sociedade têm enfrentado, oferecendo alternativas para o consumo consciente, práticas regenerativas e recuperação e restauração do meio ambiente. Também pretende apoiar pequenos e médio produtores na divulgação e comercialização de seus produtos, serviços e experiências na plataforma (desde o cadastro, fotos, orientações comerciais, divulgação e atendimento ao cliente).

O que a torna especial:
Somos uma empresa com propósito e ‘verde por inteira’, alinhada aos valores de responsabilidade, respeito e honestidade. Nossa plataforma é idealizada a partir do conceito de cultura regenerativa com o primeiro pilar focado em oferecer conteúdos, por meio de artigos, dicas, curiosidades, podcast exclusivo (Green Talks). Nosso segundo pilar está pautado na disponibilização de produtos eco-friendly, sustentáveis, veganos, orgânico etc. Acreditamos também que nosso terceiro pilar — experiências —  seja essencial para que haja engajamento e vivência em retiros, viagens ecológicas, cursos, degustações, imersões, entre outros. De modo, que a integração destes pilares complete um ciclo de vida mais sustentável. Parte da nossa estrutura também está dedicada a causas e projetos socioambientais por meio de apoio e parceira com instituições”, afirma o fundador Fabrício Ferrari.

Modelo de negócio:
O modelo de negócio é o de plataforma digital. A Green Match realiza todo o procedimento operacional – cadastro, comercialização dos produtos, logística até o atendimento pós-venda. A empresa opera tanto no modelo de compra e venda de produtos como no de marketplace, no qual é remunerada com um percentual das vendas dos produtos e serviços disponibilizados na plataforma.  

Fundação:
Fevereiro de 2022.

Sócio:
Fabrício Ferrari  — CEO

Fundador:
Fabrício Ferrari — 37 anos, Campinas (SP) — empresário e advogado, especialista em Direito Empresarial, Fusões e Aquisições e Mercado de Capitais. É sócio da Ferrari Advogados e sócio e diretor da Rocket Group, empresa que atua em frentes dedicadas ao segmento de comércio eletrônico, além de sócio da Investo Capital, veture e fintech de fomento e investimentos em oportunidades de negócios em diversos segmentos.

Como surgiu:
O fundador conta que observou a mudança definitiva para um novo mindset sustentável, em que consumidores e marcas têm um papel central e essencial, impulsionando transformações de culturas, hábitos e consumo. “É desta urgência de mudança sistêmica de paradigma que surgiu, em 2021, a Green Match. Nascemos com a missão de ser parte integrante desta mudança. Entendemos que pensar em sustentabilidade é pensar no coletivo, no que somos enquanto sociedade e o que queremos para garantir um futuro mais harmônico e que respeite a biodiversidade. Também entendemos que a sustentabilidade por si só já não basta e que soluções regenerativas precisam estar intrinsecamente ligadas ao modelo de negócio e ao seu propósito“, afirma Fabrício.

Estágio atual:
O escritório da Green Match está localizado em São Paulo, com 20 colaboradores, e estrutura de centro de distribuição e logística em Cotia (SP). Atualmente, a plataforma tem parceria com aproximadamente 100 marcas/produtores e fornecedores de serviço.

Aceleração:
Teve aceleração da Investo Capital.

Investimento recebido:
O investimento foi realizado pelo sócio-fundador e pela Investo Capital. O valor alocado até o momento foi de 1 milhão de reais.

Necessidade de investimento:
Não busca.

Mercado e concorrentes:
“Enxergamos um mercado necessário e em plena expansão, tendo em vista as necessidades de mudanças dos hábitos de consumo”, afirma Fabrício. Ele não cita concorrentes. Existem plataformas com propostas semelhantes no quesito de venda de produtos sustentáveis, como a Bemglô, FromFuture e Ecoaliza. 

Maiores desafios:
“O primeiro desafio está na identificação e curadoria de produtores e parceiros que estejam de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, ou seja, produtos e serviços que causem o menor impacto negativo ao meio ambiente e pratiquem a responsabilidade socioambiental. Outro desafio é promover a conscientização do potencial consumidor quanto as suas práticas e como elas podem ser prejudiciais para si e para o meio ambiente.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informado.

Visão de futuro:
“Pretendemos ser o mais completo ecossistema de sustentabilidade com atuação nacional e internacional — prevista para a fase dois do projeto, em 2024. Temos como objetivo de curto prazo ter mais de 2 mil parceiros conectados na plataforma, disponibilizando produtos, serviços e experiências. Além dos pilares já estruturados, ainda em 2023, lançaremos o Brechó Green Match, focado em economia circular, que será uma estrutura de marketplace de brechó. E também, a implementação do Selo Green Match, que tem como finalidade certificar produtos e produtores dentro das premissas da sustentabilidade definidas para a certificação.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: