TODAS AS CATEGORIAS
As mudanças climáticas já fazem parte do nosso cotidiano, com questões como o aumento do preço de alguns insumos e alimentos, períodos mais longos de seca, epidemias, enchentes…
Dados científicos, discursos técnicos ou acadêmicos e exemplos distantes muitas vezes não ajudam a conscientizar e engajar as pessoas. Enquanto existir quem nega, minimiza ou sinta apatia sobre o problema, como podemos criar conversas que gerem convergência e ajudem a unir esforços para pôr soluções em prática?
Esse é o ponto de partida do novo episódio do Drafters com Kamila Camilo, empreendedora social à frente da rede Cria Raiz e do Instituto Oyá, duas iniciativas que se dedicam a trabalhar com campanhas de comunicação e articulação climática.
No papo com repórter Aline Scherer, Kamila compartilhou recomendações para furar a bolha em conversas com negacionistas convictos, contou sobre os projetos de suas organizações para a COP30 (em novembro, em Belém), e defendeu que em vez de olharmos para problemas estruturais da capital paraense, deveríamos estar mais preocupados com os acordos que serão firmados lá:
“A gente focou tanto em falar sobre logística e acomodação que está tirando os olhos do que realmente está em jogo. Essa conferência é o teste sobre o sistema de multilateralismo do mundo”
Assista ao episódio e fique por dentro desse debate urgente.
O blockchain a favor da Amazônia: com sede em Manaus, a ForestiFi converte frações de produtos da bioeconomia local (como açaí ou pirarucu) em ativos digitais oferecidos a investidores, gerando renda e fortalecendo a preservação da floresta.
Parece café, mas é açaí: saiba como duas empreendedoras baseadas em Belém aproveitam os caroços do fruto amazônico para agregar valor à cadeia produtiva, fortalecer a economia circular e contribuir para a preservação da biodiversidade.
