APRESENTA
APRESENTA

Como treinar jovens estagiários no modelo home office? A Sodexo tem algumas boas ideias para inspirar as empresas

Cláudia de Castro Lima - 16 jul 2021
Thais Almas, líder de Talent Aquisition da Sodexo
Cláudia de Castro Lima - 16 jul 2021
COMPARTILHE

O termo em alemão zeitgeist significa “espírito da época” ou “espírito do tempo”. E é essa entidade que guia os temas aos quais um grupo de jovens talentos, todos os anos desde 2015, são expostos na Sodexo Benefícios e Incentivos.

Eles fazem parte do Programa de Estágios – Protagonize. Além de workshops acerca dos temas que perpassam soft skills, novas formas de trabalho e mindfulness, entre outros, essa turma também tem um projeto a desenvolver.

O projeto é uma mescla de TCC (trabalho de conclusão de curso) com protótipo de startup. E deve ser apresentado, em 5 minutos à la pitch, para uma banca composta de gestores e executivos da Sodexo.

Este ano, o tema do projeto era o programa Conexões, criado para levar aos colaboradores da empresa debates sobre temas diversos com inovação digital: de comportamento do consumidor a alimentação saudável, passando por habilidades necessárias para trabalharmos e vivermos melhor.

Em tempos de pandemia, tudo funciona no formato digital: dos workshops às reuniões para a execução do projeto. Na banca para a apresentação do projeto, além do presidente da companhia no Brasil, Thierry Guihard, toda a empresa foi convidada.

Mas como treinar digitalmente jovens em começo de carreira? Que desafios estão envolvidos aí? Por outro lado, o que eles acham da experiência? Fizemos essas perguntas à líder de Talent Acquisition da Sodexo, Thais Almas, e aos estagiários Paloma Machado e Gabriel Sarmento. Leia os depoimentos deles:

A REINVENÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO – PROTAGONIZE

“O programa já existe há seis anos de maneira bem estruturada e tem como objetivo construir a jornada de desenvolvimento do jovem, capacitando-o profissional e pessoalmente. Queremos tornar o jovem mais competitivo para o mercado e também aumentar o potencial de entrega na Sodexo. No Protagonize, construímos uma trilha para, dentro de um ano, o jovem passar mensalmente por workshops para desenvolvimento de competências comportamentais, nos quais trabalhamos, por exemplo, gestão do tempo, comunicação, eficácia e eficiência, relacionamento.

Este ano trouxemos pautas muito relacionadas às novas formas de trabalho e abordaremos conceitos como lifelong learning [ou educação continuada], saúde mental, trabalho remoto e mindfulness.

A cada ano trazemos temas que estão em alta no mercado para a capacitação dos jovens. Também há no programa o desenvolvimento de um projeto. O tema muda ano a ano e está sempre ligado a temas e com a estratégia da Sodexo: metodologia lean, Instituto Stop Hunger, consumer, por exemplo, já foram abordados anteriormente. Este ano o tema foi o Conexões, que é um programa muito bacana e que precisa acompanhar as novas tendências para atender ao público. O desafio dado aos estagiários foi trabalhar para contribuir com iniciativas que o impulsionem. Dividimos os 21 estagiários de áreas diferentes em quatro grupos e eles desenvolveram o projeto com base em metodologias ágeis, como design thinking e scrum.

Para isso, temos parceria com a Eureca, uma consultoria que dá o suporte e orientação para essa ação.

O pulo do gato foi nos reinventarmos e nos descolarmos do passado. Mesmo com os desafios do home office, incentivamos os jovens a irem atrás de informações, falar com pessoas de diferentes áreas da companhia para o desenvolvimento do projeto. Com isso, eles ganham visão de negócio, além de desenvolver a comunicação, autonomia e relacionamento. Quando, em 2020, tivemos que migrar para o modelo 100% online, confesso que me deu um frio na barriga. Antes nossas reuniões eram presenciais, na matriz [em Barueri]. Mas conseguimos virar a chave e deu tudo certo. Com isso, dentro desse novo modelo, ganhamos abrangência ao poder apresentar os projetos desenvolvidos para todo o público da Sodexo.

Esse é o ganho quando falamos de remoto: vencemos a barreira do físico e tivemos a sinergia da companhia como um todo em uma apresentação que durou 3 horas e na qual demos visibilidade aos estagiários e pudemos expor nosso pool de talentos para a companhia.

Para nós, o diferencial é ter um programa bem estruturado com workshops focados em desenvolvimento de competências, conteúdos disponíveis em uma plataforma online e o desafio de um projeto multidisciplinar, além de encontros recorrentes com estagiários e gestores. Isso garante a sinergia entre todos e apoia os novos jovens que estão chegando na companhia.”
Thais Almas, líder de Talent Acquisition da Sodexo

ESTAGIÁRIOS COM ESPAÇO DE FALA

Paloma Machado, estagiária da Sodexo

“Ser estagiário na Sodexo é estar em constante aprendizado. Aqui somos colocados para discutir decisões importantes, somos inseridos nos assuntos e temos nosso espaço de fala. Com grandes desafios, vêm também grandes responsabilidades. Isso nos tira da zona de conforto, nos faz aprender coisas novas, além de aplicar conceitos aprendidos na graduação na prática.

Eu já estagiei em outros lugares e nunca tinha me deparado com um projeto como o Protagonize, que nos desafia do começo ao fim.

Por uma série de razões: por ser interdisciplinar, por termos que falar com diversas áreas, colocar a cabeça para pensar em novas ideias e trabalhar em equipe. Mas como um ‘grande de TCC’ do estágio, no fim nos traz uma sensação de dever cumprido e muito orgulho. Participar do projeto final foi intenso e de grande aprendizado. Nosso grupo se encontrava online uma vez por semana no mínimo. Às vezes, parecia que estávamos indo superbem. Em outras, que não íamos conseguir entregar nada. Foi uma verdadeira montanha-russa de sentimentos.

Como estratégia para estarmos todos em home office, a Sodexo nos oferece formas de integração, estudos e autoconhecimento através de palestras, workshops e encontros.

O Protagonize une estagiários de várias áreas – e, como estamos remotamente, pessoas que nunca se viram anteriormente, que fazem cursos diferentes na graduação e atuam em áreas distintas também. Eu atuo no Compliance, e no meu time as meninas eram de áreas como Comercial, Marketing, Vendas, Financeiro e Controles Internos. Tivemos que encaixar o quebra-cabeça de ideias e conhecer pessoas remotamente, o que – na minha opinião – torna tudo mais frio. Porém, em tempos de calls, tivemos oportunidades de marcar mais reuniões, conhecer mais áreas, descontrair da rotina de trabalho e ainda conseguimos aprender muito com os encontros.”
Paloma Machado, estagiária da Diretoria Jurídica & Compliance

SUPERESCOLA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Gabriel Aquino e Sarmento, estagiário da Sodexo

“É ótimo ser estagiário em uma grande empresa global, aprender na prática o como pensam vários grandes administradores e vendedores da minha equipe. São tantas oportunidades de conversas ricas e cheias de insight que todos os dias sinto que aprendo algo novo. Participar do Protagonize foi ver e viver uma superescola de educação corporativa. Tenho certeza de que é um bloco que foi colocado na construção do futuro de todos os estagiários que participaram.

Nossos temas foram os mais pedidos hoje nas empresas: inovação, educação, orientação por dados e integração entre hard e soft skills.

A Sodexo é bem grande, então esse empurrãozinho nos estagiários para sair da zona de conforto e rodar a empresa toda com entrevistas e propostas foi muito engrandecedor. Participar do projeto do programa provocou uma sensação que acho que todo consultor de gestão já sentiu: foi um trabalho não-linear, às vezes corria, às vezes alongava, e cada informação nova trazia um questionamento.

Pivotamos nossa ideia várias vezes até chegar no nosso modelo final.

A Thaís, nossa gestora de RH, fez com que toda semana chegasse um material para estudar e complementar o profissionalismo e excelência do projeto. Cada grupo visualizou uma oportunidade e a atacou de uma forma, isso foi muito legal de ver, pois todos concordaram nos diagnósticos, mas mudaram a solução.”
Gabriel Aquino e Sarmento, estagiário da Diretoria Comercial

877 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: