APRESENTA
APRESENTA

Conexões para ir Além: Ambev busca por startups em seu programa de inovação aberta

Mariana Alencar - 8 out 2021 Dois homens escrevem em um quadro branco.
Programa Além, da Ambev em parceria com a Innoscience, tem inscrições abertas até o dia 20 de outubro.
Mariana Alencar - 8 out 2021
COMPARTILHE

A Ambev, empresa reconhecida pela 100 Open Startups como a corporação que mais pratica inovação aberta no Brasil, mais uma vez vai além e promove a segunda edição do programa que busca inovação conjunta com startups. Como o próprio nome já diz, o programa Além foi criado para ultrapassar os limites de solução para possíveis problemas da Ambev.

“As startups têm a oportunidade de explorar sua tecnologia, seu modelo e sua solução para unir forças com as expertises da companhia. Dessas conexões, nascem projetos para além da Ambev”, afirma Eduardo Horai, CTO da companhia.

Os participantes encontram no programa mais que recursos financeiros. A Ambev proporciona a eles oportunidades de novos negócios, conhecimento de uma nova metodologia, acesso à expertise de gestão e negócios da Ambev, conexão com lideranças de diferentes áreas de negócios e acesso a métodos de gestão de negócios em escala para que possam testar novas soluções.

Eduardo Horai, CTO da Ambev.

Para Eduardo Horai, CTO da Ambev, o Programa Além é uma oportunidade para startups testarem suas tecnologias.

O programa é destinado a startups em fase de tração ou escala, com solução pronta e modelo de negócios validado no mercado. É exigido, também, que as startups possuam ao menos dois sócios de dedicação exclusiva. As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro. Uma boa notícia é que não há número limitado de vagas! A ideia é atrair a maior quantidade de conexões com potencial.

 

Por dentro dos desafios

A segunda edição do Além será dividida em cinco etapas: inscrições, reuniões one-to-one, imersão para co-criação dos pilotos, execução dos pilotos e demoday para apresentação dos resultados. Os desafios serão direcionados para a co-construção, mas oportunidades de cocriação serão analisadas. Tome nota dos desafios propostos pela empresa:

  • Gestão automatizada para Pontos de Venda (PDV) que promovam uma visão única de distribuição dos produtos e atualização do status dos PDV de forma automatizada.
  • Oportunidades de entretenimento Out of Home que possam ser oferecidas a donos de bares e restaurantes.
  • Soluções e tecnologias para comunicação e vendas que ajudem a chegar onde o consumidor está, da forma como ele quer e quando ele quer.
  • Tecnologias para bebidas que proporcionem uma melhor experiência do consumidor por meio de personalização e funcionalidades.
  • Soluções em bebidas que possam promover saúde e bem-estar do consumidor, que ajudem, por exemplo, na concentração, no foco, no aumento de rendimento, e que fujam das soluções tradicionais.
  • Inspeção inteligente de tanques fermentadores.
  • Soluções para transporte e armazenagem compartilhados (crowdshipping e crowdstorage) que possam flexibilizar a estrutura de atendimento da Ambev.
  • Soluções que possam gerar uma visão única do consumidor, independente do produto adquirido e canal de venda.
  • Gerenciamento de benefícios on trade e off trade que possam desenvolver uma dinâmica única para transação de benefícios para o consumidor.
  • Novas soluções de meios de pagamentos para PDV em substituição aos meios de pagamento atuais.

Sucesso em engajamento

A primeira edição do Além aconteceu no primeiro semestre de 2021 e teve duração de três meses. Foram escolhidos sete projetos para desenvolvimento dos pilotos, o que resultou na participação direta de 54 pessoas.

Um desses projetos foi desenvolvido pela SporTI, startup desenvolvedora de tecnologia para gestão e marketing esportivo. Junto ao time da marca Fusion Energy Drink, a startup desenvolveu a CapudoCup, uma competição do jogo eletrônico de ação e aventura FreeFire para gamers de todo o Brasil.

“Quando o Além abriu as portas da Ambev para a SporTI, nós fomos desafiados a expandir a conexão entre os universos esportivos e das marcas, cocriando a Plataforma AmBev de Esportes (PLAE)”, conta Sandrelise Chaves, COO da SporTI.

Com a união da tecnologia da gestão esportiva com a experiência da marca, o campeonato foi um grande hit dentro da comunidade gamer. Em pouco mais de 3 dias de inscrição, foram registrados mais de 7 mil inscritos espalhados por 892 cidades de todo o país. A transmissão da competição e o conteúdo de lives alcançaram cerca de 9 milhões de views em apenas quatro dias do campeonato.

A primeira edição do programa aconteceu de forma remota no primeiro semestre deste ano.

 

Parcerias que vão Além

O Programa Além é desenvolvido em parceria com a Innoscience. Juntas, a empresa de produção de bebidas e a consultoria de inovação aplicam a metodologia e acompanham todo o desenvolvimento dos pilotos.

O envolvimento intenso das duas empresas durante o programa é o que garante o seu sucesso. Para a segunda edição, tanto a Ambev quanto a Innoscience esperam intensificar parcerias importantes com as startups e, consequentemente, encontrar soluções inovadoras.

A primeira edição do programa trouxe aprendizados de refinamentos da abordagem que foram incorporados para a segunda edição. A expectativa agora é gerar negócios ainda mais relevantes para o ecossistema da Ambev e evidenciar como a relação Corporate-startups pode, sim, ir Além”, comenta Maximiliano Carlomagno, sócio fundador da Innoscience.

Saiba mais sobre o programa e se inscreva em www.ambev.com.br/alem.

 

540 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: