APRESENTA

Confira 6 dicas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Giovanna Riato - 14 nov 2019
Garantir bem-estar no ambiente profissional é uma ferramenta capaz de aumentar o engajamento e os resultados do negócio.
COMPARTILHE

Não adianta ter qualidade de vida no campo pessoal e se sentir mal no dia a dia de trabalho. O bem-estar precisa estar presente em todas as áreas. É isto que defende a Sodexo. O tema é tão valioso que desde 2017 a companhia organiza o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), um indicador que se dedica a mostrar a satisfação das pessoas com o dia a dia profissional.

A medição é feita a partir de um questionário on-line e tem como propósito oferecer conhecimento e, assim, fomentar o debate sobre a melhora do dia a dia das pessoas no trabalho e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Afinal, a empresa entende que garantir mais qualidade de vida aos colaboradores não é só uma questão humana, mas também um potente acelerador da produtividade e dos resultados nas organizações.

Segundo o IQVT, há seis eixos centrais para a qualidade de vida no trabalho. Com base em cada um deles, veja abaixo como melhorar a performance da sua empresa:

– Ofereça as ferramentas certas para a execução do trabalho

Como cobrar boa performance dos colaboradores quando a própria organização não oferece condições para isso? Parece uma tarefa simples, mas garantir que as pessoas tenham um computador adequado, que a impressora funcione e que as ferramentas de trabalho estejam sempre disponíveis pode ser um desafio a muitas organizações. Também é essencial estabelecer processos fluídos e facilitar o acesso às informações necessárias.

–  Incentive uma vida saudável

Já está claro que fazer exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada é a chave para o bem-estar, o equilíbrio e, claro, à produtividade. Sendo assim, as empresas têm muito a ganhar ao estimular os trabalhadores a adotarem bons hábitos. Não basta oferecer refeições balanceadas no refeitório ou entregar o cartão alimentação. É importante informar os colaboradores sobre os benefícios das escolhas saudáveis e estimular que eles se movimentem e fujam do sedentarismo.

– Garanta um ambiente de trabalho seguro e confortável

As pessoas precisam de acolhimento e segurança no ambiente de trabalho. A temperatura, a ergonomia e outras condições essenciais devem ser favoráveis. Quer ganhar mais pontos? Invista em um espaço bonito e inspirador – os resultados em produtividade, atração e retenção de talentos compensam o esforço.

– Reconheça os colaboradores

Recompensar as pessoas por seus esforços e boas entregas não é um benefício extra, mas um fator essencial para fazer com que os colaboradores sintam-se valorizados e permaneçam engajados. Pesquisa realizada pela McKinsey em 2017 mostra que as empresas que investem em reconhecimento e em bem-estar têm retorno financeiro superior.

– Fortaleça o relacionamento entre as pessoas

O trabalho é a segunda casa de muita gente. Em boa parte dos casos, os colaboradores ficam mais tempo na empresa do que com a família. Neste caso, o simples fomento à interação e ações de reforço dos laços entre os indivíduos, além de acesso à cultura e ao entretenimento, têm alto impacto. O happy hour, no fim das contas, é mais importante do que parece.

– Planeje uma rota de crescimento

Desafiar os colaboradores para que eles cresçam e oferecer possibilidades de ascensão profissional é uma ferramenta poderosa para elevar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Neste ponto, também entram incentivos à educação e treinamentos.

85 Total Views 13 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: