APRESENTA
APRESENTA

De olho nos apaixonados por carros, 3M relança Meguiar’s no Brasil

Daniella Grinbergas - 31 ago 2022 Daniella Grinbergas - 31 ago 2022
COMPARTILHE

Não é novidade que o brasileiro ama carros. São mais de 38 milhões de automóveis em circulação no país, segundo relatório publicado pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças).

Para muitos de seus proprietários, eles são mais do que mero meio de transporte — são uma conquista, um sonho realizado, símbolo de autonomia e liberdade tanto quanto de status e sucesso. Movida por um misto de paixão, nostalgia e apreciação técnica, uma parcela significativa dessa população tem uma relação ainda mais especial com seus carros, geralmente de antigos modelos fora de linha.

São os colecionadores de veículos que fazem questão de deixar suas máquinas sempre tinindo — e que investem nisso. De acordo com uma recente pesquisa encomendada pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), esse mercado de aficionados movimenta impressionantes R$16 bilhões por ano no Brasil somente em gastos diretos, que incluem restauração e manutenção.

“Trata-se de gente apaixonada e exigente, para quem cada detalhe importa”, diz Adryana Marchiori Vizelli, gerente de produtos da 3M.

Ela destaca que esse é justamente o principal público-alvo de Meguiar’s, centenária marca norte-americana e uma das líderes mundiais em cuidado automotivo, cujos destaques são suas ceras para polimento e proteção, detergentes e preparadores de superfície. Desde 2008, ela integra o portfólio da 3M, estando presente em 92 países.

Por aqui, Meguiar’s chegou em 2010, por meio de parceria com uma empresa que trazia os produtos dos EUA e os distribuía pelo país, mas que recentemente deixou de atuar com a marca. A fim de não deixar o consumidor brasileiro desamparado, a 3M decidiu assumir essa parte da operação. Como explica Francielena Mendez, líder de portfólio para América Latina:

“Temos uma estratégia em três frentes de atuação: uma no varejo, que inclui o e-Commerce; outra nos revendedores especializados no mercado automotivo; e, por fim, em futuras parcerias com novos distribuidores, para que possamos ter maior cobertura nacional”. 

 Histórico de visão e inovação

Nascida como uma empreitada familiar, em 1901, Meguiar’s a princípio se concentrava na fabricação e comercialização de lustra-móveis. A empresa acabou voltando sua atenção para o então crescente mercado automotivo, já que os primeiros veículos eram parcialmente produzidos em madeira. Com o tempo, acompanhando o aprimoramento da indústria (incluindo o emprego de novos materiais), passou a desenvolver produtos profissionais específicos para carros.

Logo, porém, surgiu demanda entre o público em geral. Assim, a companhia passou a lançar itens também para entusiastas amadores, dando origem à sua linha Classic. Como conta Francielena:

“Foi lançada nos anos 1970 e até hoje é uma das mais vendidas no mundo, destinada a quem está começando a cuidar de seu carro. O desejo de melhorar o desempenho dos produtos motivou Meguiar’s a desenvolver cada uma das linhas que surgiram depois — estas, direcionadas àqueles que têm mais conhecimento técnico”.

Quem estuda inovação, sabe que é preciso se manter permanentemente sintonizado com as tendências e mudanças de mercado, de processos e de expectativas dos clientes. Os carros foram se transformando neste século e a 3M, que sempre atuou com prioridade no segmento automotivo, veio desenvolvendo soluções que se adaptam aos novos veículos, superfícies, tintas, equipamentos, processos produtivos e preferências dos usuários, numa jornada de transformação infinita.

Por sinal, a constante leitura das necessidades deste mercado levou Meguiar´s a criar sua mais recente e inovadora linha.

“Antes, o consumidor só queria saber de brilho no acabamento; agora, ele também está preocupado com proteção. Por isso, lançamos a linha Hybrid Ceramic, com uma tecnologia que une polímeros sintéticos e cerâmicos, criando uma camada de proteção máxima contra chuva e raios solares”, diz Francielena.

Planos para o mercado brasileiro

Além dessas, Meguiar’s tem uma série de outras linhas, a exemplo de Gold Class, NXT e Ultimate, todas combinando fácil aplicação e alto desempenho, destinadas a profissionais ou entusiastas. E o cuidado não se restringe à lataria — há também itens para limpeza, preparação, acabamento e proteção de rodas, pneus, vidros, faróis, painéis, revestimentos de couro e tapetes.

Desse catálogo, a 3M hoje disponibiliza cerca de 40 produtos da marca no Brasil, com planos de aumentar a oferta para pelo menos 60 até 2023. A estratégia de comunicação também deve ser ampliada progressivamente, como adianta Adryana:

“No momento, nosso investimento está focado em estratégia digital: os influenciadores que são grandes formadores de opinião nesse mercado, nosso canal oficial @meguiarsbrasil no Instagram, a ativação nos canais de e-commerce, Mas a partir do próximo ano, teremos outras frentes — uma delas será a participação em eventos do setor, por intermédio de parceiros.”

 

1098 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: