APRESENTA

Dificuldades em cobrar seus clientes? Conheça 3 estratégias assertivas!

Fernanda Cury - 19 mar 2020
Se deixar de cobrar é um erro que pode impactar negativamente seu fluxo de caixa, abordar a pessoa e lembrá-la do valor devido exige muita cautela para evitar constrangimentos.
COMPARTILHE

Quem nunca enfrentou a desagradável situação de ter que cobrar alguém? No dia a dia empreendedor não é raro se deparar com dívidas de clientes ou parceiros comerciais, e encontrar a melhor maneira para lidar com o problema pode não ser fácil. Por um lado, não cobrar é um erro que pode impactar negativamente seu fluxo de caixa. Por outro, abordar a pessoa e lembrá-la do valor devido exige muita cautela para evitar constrangimentos.

Algumas alternativas, no entanto, podem ajudar a garantir um pagamento em dia.

1- Automatize o processo de cobrança: por meio de ferramentas modernas é possível automatizar o processo de cobrança, programando o envio de mensagens, faturas e boletos. Ou seja, através de mensagens (SMS e e-mails, por exemplo) e notificações você pode lembrar seu cliente que a data do pagamento está próxima ou em atraso. Dessa forma há uma grande redução do tempo e da mão de obra necessários para efetivar as cobranças.

2- Tenha um pós-venda eficiente:realize um contato com o cliente alguns dias antes do vencimento do pagamento e aproveite a oportunidade para pesquisar sua satisfação e reforçar o prazo que se aproxima. Dessa forma é grande a chance de o cliente não encarar a abordagem como uma cobrança, e sim como um bom atendimento. E caso o prazo do pagamento já tenha vencido, vale orientá-lo a entrar em contato se estiver com alguma dificuldade.

3- Descubra e aproveite as vantagens do iti: a plataforma do Itaú reinventou o jeito de pagar, receber, comprar e vender e é uma ótima alternativa para manter seus pagamentos em dia e evitar a desagradável tarefa de cobrar os clientes inadimplentes. Vantagem para você, empreendedora, que não precisa nem de maquininhas para fazer negócios, e para seus clientes, que podem fazer suas comprar sem precisar da carteira. Entre as facilidades está a possibilidade de realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais ou entre usuários de maneira instantânea, 24 horas por dia, por meio de QR Codes.

E para apoiar ainda mais o empreendedorismo, o iti lançou uma parceria inédita. Agora, as consultoras independentes de beleza da Mary Kay, podem comprar seus produtos com o iti integrado à plataforma de vendas da marca. As transferências são feitas combinando diferentes cartões e o saldo é disponibilizado na mesma hora para a compra dos produtos. E pelo app elas podem, ainda, receber as suas vendas também na hora, mesmo nas vendas a crédito, sem custo de antecipação.

O incentivo ao empreendedorismo feminino foi um fator-chave para a parceria. A consultora de beleza independente da Mary Kay, Alessandra Mota, já testou e aprovou: “A ferramenta do iti é incrível. Antes eu tinha apenas uma conta bancária. Mas agora conto com outra, que é ágil, digital e livre de mensalidade. São diversas as facilidades oferecidas pelo aplicativo: primeiro, o fato de sincronizar os contatos do meu WhatsApp com quem tem o iti e, dessa forma, enviar a cobrança diretamente para a cliente, que tem a liberdade de decidir como quer pagar. Eu, por outro lado, recebo na mesma hora. Além disso, o QR Code disponibilizado no site da Mary Kay permite que nós, consultoras de beleza independentes, possamos pagar os produtos comprados através do iti, sem complicações. Ou seja, com uma única ferramenta a gente paga nossas compras, recebe de nossas clientes e ainda realiza pagamentos e transferências para outras contas, mesmo que sejam de outros bancos. Ganhamos praticidade, flexibilidade e agilidade, consequentemente as oportunidades de trabalho aumentam”.

Gostou do aplicativo e quer saber mais? É só clicar aqui e conferir! 😉

Esta matéria  pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

 

918 Total Views 10 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: