APRESENTA

“NA CIÊNCIA, ENCONTREI MINHA VOCAÇÃO.” E-BOOK TRAZ HISTÓRIAS DE MULHERES CIENTISTAS QUE ESTÃO TRANSFORMANDO O MUNDO

Marina Bessa - 12 mar 2021
Livro digital lançado pela 3M reúne as histórias das mulheres vencedoras do prêmio "25 Mulheres na Ciência"
COMPARTILHE

Em 120 anos de Nobel, os prêmios de ciência foram dados a 624 pessoas. Dessas, apenas 23 são mulheres. Por que as mulheres não alcançam destaque na ciência? Os fatores são muitos, e, desde muito cedo, afastam as mulheres dessas áreas historicamente atribuídas a homens.

Mas a história está mudando e as mulheres, aos poucos, começam a ocupar postos de destaque também na ciência. Em 2020, os Prêmios Nobel chamaram a atenção para a produção feminina — fazia 11 anos que uma premiação não contemplava três mulheres cientistas no mesmo ano.

Reconhecimento, representatividade e visibilidade são passos importantes para valorizar e abrir caminhos para a presença feminina nas frentes científicas.

Com esse objetivo, a 3M lançou no dia 8 de março o e-book “25 Mulheres na Ciência: América Latina”, que conta a história de mulheres cientistas que são referência em suas áreas.

O e-book reúne as vencedoras do prêmio 25 Mulheres na Ciência América Latina. São profissionais que têm projetos relevantes e inovadores em categorias como saúde, meio ambiente, energia, neurociência, social, humanas e que estão transformando o mundo e gerando impacto em suas comunidades por meio da ciência.

PAIXÃO PELA PESQUISA

Entre argentinas, panamenhas, mexicanas, colombianas, peruanas, chilenas e uruguaias, há seis cientistas brasileiras. Uma delas é Christiani Andrade Amorin, médica veterinária formada pela Universidade Estadual do Ceará. Christiani fez mestrado na mesma universidade e doutorado na Universidade Federal de Santa Maria.

Ela conta que desde os 12 anos se interessa por ciência.

“Passava horas lendo sobre o trabalho minucioso dos arqueólogos em sítios, escavando, catalogando as peças e tentando montar o quebra-cabeça da história. Eu me apaixonei pelo trabalho de pesquisa”, diz.

Durante os anos de especialização, acabou mudando seu foco de estudo para a fertilidade humana e encontrou na pesquisa sobre reprodução sua vocação: ajudar as mulheres a terem uma vida melhor. “Meu maior sonho como cientista é que um bebê saudável nasça depois do transplante do ovário artificial que estou desenvolvendo. Meu objetivo é desenvolver um ovário transplantável artificial bioinspirado, que seria uma alternativa segura e eficaz para restaurar a função ovariana em pacientes com câncer que não podem receber um transplante de tecido ovariano criopreservado.”

Começou o projeto sozinha, em 2008. Em 2014 pode, finalmente, montar seu próprio grupo de pesquisa, na Université Catholique de Louvain, na Bélgica. “Minha equipe é composta por quatro doutorandas e uma pós-doutoranda. Somos todas mulheres.”

25 CASOS DE SUPERAÇÃO

Christiani Amorim e Daniela Ushizima são duas das brasileiras premiadas, entre 25 latino-americanas.

A história de Christiani abre a série de perfis do e-book, que tem 35 páginas. Nos relatos, em primeira pessoa, salta aos olhos o fato de essas mulheres terem sido expostas ao pensamento e à curiosidade científica desde muito cedo. Durante suas trajetórias, elas foram inspiradas por outras mulheres cientistas, que mostraram que era possível romper barreiras e ter destaque no trabalho.

A ciência, para todas as 25, foi um caminho de superação, que trouxe orgulho, reconhecimento e abriu a elas as portas para o mundo.

Em sua carta de abertura, Adriana Rius, líder de marca e comunicação 3M América Latina, lembra como as disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) são chave para resolver alguns dos principais desafios da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: desde encontrar soluções para melhorar a saúde e os cuidados médicos até o combate às mudanças climáticas. “Compreender o poder da ciência e sua relevância no futuro significa, entre outras coisas, realizar ações movidas pela inclusão, para proporcionar às mulheres oportunidades iguais de se desenvolverem e prosperarem em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.”

O e-book está disponível para download gratuito no Blog de Curiosidade da 3M.

1152 Total Views 5 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: