Ela parou de comprar roupas — e se tornou uma das blogueiras de moda mais influentes do país

Joanna Moura - 20 abr 2015Joanna Moura, do blog Um Ano Sem Zara
A publicitária Joanna Moura ficou um ano sem comprar roupas e encontrou o tom certo para falar de moda
Joanna Moura - 20 abr 2015
COMPARTILHE

 

Por Joanna “Jojo” Moura

“Nasci em Salvador, mas ainda menina me mudei para o Rio, depois São Paulo, até vir para São Francisco, na Califórnia, em 2015. Meu marido recebeu uma proposta para trabalhar aqui. Minha primeira lembrança ligada ao consumo vem da infância, quando passava o sábado no shopping com a minha mãe. Era o nosso programa favorito: só nós duas, de mãos dadas, passeando e olhando as vitrines.

Sempre gostei de moda, vocês devem imaginar: meu blog, o Um Ano Sem Zara (UASZ), está no ar desde 2011 cheio de dicas sobre o assunto. Mas, como o nome sugere, ele começou com uma proposta diferente. Fiquei muito tempo com a conta no vermelho, administrando o cheque especial. Achava que, quando quisesse, contornaria o saldo negativo facilmente. Um engano, né?

Ao tentar me desvencilhar da situação, não consegui. Tentava cortar gastos, mas caía em tentação logo na primeira semana. Fiquei anos jogando o problema para o mês seguinte. Até que um dia tirei tudo o que havia dentro do armário. Um monte de roupas que nem me lembrava que tinha!

Foi quando tomei uma decisão radical: ficaria um ano sem comprar nada. O início foi difícil, claro. As viagens, que eu adoro fazer, foram sofridas: imagine voltar sem nem uma echarpe sequer?

Passados os primeiros meses, as coisas foram ficando mais fáceis. Desde o início, a ideia era dividir as experiências no blog. Desabafar e escrever sobre essa jornada era um alívio enorme.

Um dos aprendizados importantes nesse período foi desenvolver meu estilo. Pude me conhecer melhor, ousar e desafiar regras próprias de se vestir. Minha relação com a moda tornou-se mais saudável e, no blog, tento transmitir isso às pessoas. Procure se lembrar sempre: quantidade não é qualidade, e criatividade vale mais do que qualquer bolsa de grife.”

 

Joanna Moura, 31 anos, blogueira e publicitária, vive em São Francisco (EUA)

 

Esta matéria, e muitas outras conversas de marca da Natura, podem ser encontradas na Sala de Bem-Estar, no Rede Natura. Seja bem-vindo!

Envie a sua história para a gente. A Natura quer conhecê-la. A Natura quer publicá-la.

1692 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: