Ele cuidava da saúde bucal dos pacientes. Hoje, ensina a outros dentistas como tocar a gestão e o marketing de seus consultórios

Matheus Marcondes - 17 nov 2023
Matheus Marcondes, fundador da Smile University.
Matheus Marcondes - 17 nov 2023
COMPARTILHE

Lembro-me bem de um tempo em que as escolhas de carreira me pareciam um enigma indecifrável. Após concluir o ensino médio, eu estava perdido, sem saber qual rumo tomar.

A indecisão era tamanha que, em um momento de desespero, pedi ajuda a minha mãe, perguntando: “Me diz o que você quer que eu seja”.

Naquela época, a ideia de seguir a tradição médica de minha família não me animava muito e confesso que pensava em me dedicar ao turismo. Mas segui na área da saúde e escolhi a odontologia.

Nascido em Ibiporã, na região metropolitana de Londrina, eu não demorei a me apaixonar pela graduação. A anatomia era fascinante, mas foram as cirurgias e os implantes que verdadeiramente me cativaram. 

Após me formar e concluir uma residência em cirurgia, encarei meu primeiro grande desafio. Minha jornada profissional começou na prefeitura da pequena cidade, onde me deparei com uma fila de 350 pessoas aguardando a extração dos dentes sisos

Com determinação, consegui zerar essa fila, realizando 16 extrações por dia. Foi um início promissor, mas eu buscava melhores oportunidades financeiras.

CHEGUEI A TER UMA CLÍNICA MÓVEL E ATENDER EM 17 LUGARES DIFERENTES DE LONDRINA

Deixei o serviço público e comecei a atender em clínicas particulares, chegando até a montar um “consultório no carro”. Passei a prestar serviços para 17 clínicas diferentes em Londrina, atuando como dentista itinerante.

Era um verdadeiro malabarismo, com algumas clínicas me pagando por procedimento e outras, por diária. Durante esse período, recebi convites para me tornar sócio em algumas clínicas, mas sempre recusava.

Foi um desafio que mudou o curso da minha vida. Certo dia, minha esposa me confrontou com uma pergunta direta: “Você é bobo de ficar trabalhando para os outros? Vá abrir seu próprio negócio!”

Essas palavras me fizeram agir e me levaram a investir em minha primeira clínica em Maringá, no Paraná.

Minha notoriedade cresceu quando criei um estande-clínica em uma exposição agropecuária na cidade, com a aprovação do Conselho Regional de Odontologia.

Com a repercussão, logo me tornei sócio de uma grande franqueadora na área da odontologia e decidi buscar novos horizontes em São Paulo, abrindo uma clínica no elegante bairro Jardim Paulista.

No entanto, foi nesse ponto que minha jornada de empreendedorismo teve seu primeiro grande revés.

RESOLVI INVESTIR EM UMA FRANQUIA, MAS ME DECEPCIONEI COM O NEGÓCIO E A DESILUSÃO IMPACTOU INCLUSIVE A MINHA SAÚDE

Investi mais de 1 milhão de reais na franquia, apenas para perceber que minhas estratégias de marketing não funcionavam na capital paulista.

As campanhas publicitárias eram caras, e a concorrência, acirrada. O que me salvou foi um anúncio relativamente barato no programa de televisão Raul Gil, que resultou em mais de 6 mil ligações

O sucesso repentino me pegou de surpresa, e a equipe de atendimento da clínica ficou atordoada. Ainda assim, o negócio estava longe de ser sustentável, e decidi trilhar o caminho da expansão.

Infelizmente, essa decisão acabou desencadeando minha queda.

Convencido de que a franqueadora necessitava de uma sede em São Paulo, comprei um edifício de cinco andares, em parceria com outros dois sócios.

Tentei montar um laboratório, que não deu certo, e quase consegui vender o empreendimento para um fundo de investimentos, mas o acordo fracassou.

Foi nesse período que experimentei a pior fase da minha vida, ganhando mais de 80 quilos por conta da ansiedade

A desilusão foi avassaladora. Regressei a Londrina e, a convite dos sócios, assumi a posição de diretor de operações da franqueadora.

Viajei pelo país, visitando 65 unidades, e foi nesse momento que minha desilusão atingiu o ápice. Muitas clínicas não tinham a capacidade de atender e completar os tratamentos, o que resultava em inúmeras reclamações.

APOSTEI MINHAS FICHAS NO MARKETING DIRECIONADO À ÁREA ODONTOLÓGICA. ASSIM NASCEU A SMILE UNIVERSITY

Então, em 2018, após sete anos trabalhando com franquias, tomei a decisão de sair da sociedade.

Retornei ao interior do Paraná, perdi os quilos extras que havia ganhado e comecei a estudar intensamente técnicas de vendas, marketing digital e prospecção de negócios na área da saúde.

Durante consultorias para diversos dentistas, percebi que meu conhecimento tinha o potencial de me levar a novos horizontes, principalmente na área da educação.

Foi assim que surgiu a Smile University, uma escola de negócios para profissionais de saúde, que os conecta ao propósito e amplia a visão empresarial

Meu objetivo é compartilhar o conhecimento sobre como atrair bons clientes, crescer financeiramente de forma saudável, expandir clínicas e promover o empreendedorismo entre dentistas, sempre com respeito máximo aos clientes.

Hoje, mais de 500 alunos de todo o Brasil estão matriculados em nossos cursos, com diferentes bagagens profissionais. Já vi inúmeras histórias empreendedoras se transformarem e excelentes profissionais terem o merecido reconhecimento financeiro.

Hoje percebo quanto os desafios, perrengues e decisões me ajudaram a impulsionar a vida de ‘dentistas com alma’. É isso que me faz ter ainda mais apetite pelo que faço

É a fome de construir um mercado no qual dentistas acreditam, sim, que é possível ganhar dinheiro e não se submeter às pressões do mercado e do paciente. Simplesmente seguindo seu coração!

AS REVIRAVOLTAS DA MINHA CARREIRA ME ENSINARAM SOBRE RESILIÊNCIA, UMA DAS MAIORES FORÇAS DO EMPREENDEDOR

Nossa empresa cresceu significativamente nos últimos dois anos, impactando mais de 1 300 profissionais e faturando 6,5 milhões de reais em 2022.

Nosso sonho, no entanto, é ainda maior. Em 2023, queremos alcançar um faturamento de 12 milhões de reais e, nos próximos cinco anos, capacitar 10 mil profissionais da área de saúde. Inspirá-los a também sorrirem para o futuro.

O empreendedorismo é repleto de reviravoltas, desafios e transformações. Os caminhos da vida nem sempre são previsíveis.

E, para mim, o sucesso está interligado com a capacidade de se reinventar. As dificuldades que enfrentei não foram poucas, e houve momentos de medo, frustração e incerteza. No entanto, cada situação desagradável veio acompanhada de aprendizados valiosos

Aprendi que a resiliência é uma das maiores armas do empreendedor. Que, em face das adversidades, podemos encontrar oportunidades que nunca imaginaríamos. E que o conhecimento é a chave para superar desafios e construir um futuro melhor.

Portanto, convido todos os leitores a refletirem sobre suas próprias jornadas:

O que vocês podem aprender com as reviravoltas da vida? O que podem conquistar se estiverem dispostos a se reinventar?

Lembrem-se, a vida é repleta de surpresas, e cada desafio é um convite para o crescimento e a transformação.

Erre, acerte, aprenda, evolua e, principalmente, viva — mas não fique na inércia.

 

Matheus Marcondes é dentista e fundador da Smile University.

COMPARTILHE

Confira Também: