APRESENTA
APRESENTA

“Entre 85 e 95% das decisões de compra são realizadas de forma inconsciente, segundo estudos de Harvard”

Fernanda Cury - 9 dez 2019
Marcela Quiroga, empreendedora especialista em vendas e fundadora da plataforma Mulheres nas Vendas, mostra os caminhos para alavancar as vendas no fim do ano.
Fernanda Cury - 9 dez 2019
COMPARTILHE

Crédito imagem: Unsplash

 

 O efeito “fim de ano” já está no ar e deve impactar o comportamento de compra dos clientes e a expectativa de muitas empreendedoras, que apostam no aumento do faturamento desta época.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo prevê em 2019 o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal. A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado.

E com essa expectativa toda, é importante se preparar para realmente atingir os objetivos. Afinal, tem muita gente disputando a atenção dos clientes.

Então, para você se alavancar realmente suas vendas nesse período, há alguns pontos que merecem sua atenção especial e mais, devem ser transformados em ações:

 – Entre 85 e 95% das decisões de compra são realizadas de forma inconsciente, segundo estudos de Harvard

“Mais do que oferecer os produtos que o cliente esteja pesquisando, é importante se interessar por ele, entender como você pode oferecer uma prestação de serviços além do produto. Por exemplo, se você trabalha com confecção, além da peça que seu cliente experimentou, procure compor looks e aconselhar sobre itens complementares, sobre a melhor forma de lavar as peças para que durem mais, faça uma campanha de fidelidade, com descontos para compras acima de 10 peças, etc. Enfim, use sua criatividade para entender e surpreender seus clientes”, aconselha Marcela Quiroga, empreendedora especialista em vendas e fundadora da plataforma Mulheres nas Vendas.

– Mantenha o relacionamento! Conquiste mais do que uma venda.

A expert alerta sobre a importância de promover o interesse e continuar ajudando seu cliente a encontrar as soluções para suas necessidades. Para isso, faça um rápido cadastro e anote além dos seus contatos, quais seus maiores interesses. “Lembre-se, manter o contato não é encher o WhatsApp do cliente com fotos e catálogos de produtos todas as semanas. Uma boa forma de abordar é, na hora que seu cliente for passar o cartão de crédito, oferecer uma ficha para que ele preencha com nome, celular, e-mail, manequim, etc. E no final, anote as características e interesses que você achou marcantes. Aí, na primeira oportunidade de contato, reforce esses pontos e dê boas sugestões e dicas, personalizando essa conversa”.

– Analise a demanda! Faça contas e registre o máximo que puder

Esta análise merece dedicação porque proporcionará boas decisões para a Páscoa, Dia das Mães, Namorados, Natal do próximo ano …  Enfim, ajudará no planejamento dos próximos anos. Vale anotar a conversão, ou seja, quantos clientes compram versus quantos clientes se interessaram por comprar de você. Quantos clientes compraram na loja física versus quantos compraram pelo e-commerce versus as compras através do Instagram.

– Fique atenta ao estoque!

Para Marcela, o medo de investir em estoque é real. Afinal, estoque de menos é perda de venda e estoque de mais é possível comprometimento da saúde financeira. Então, a análise dos números coletados em momentos anteriores é fundamental.

Programe-se para promover ações e promoções em outros momentos, caso haja grande sobra de estoque. Quando houver tempo, planeje com antecedência dois cenários: se faltar produtos, quais ações você deve fazer? E se sobrar muitos, quais promoções? Não seja surpreendido, planeje!

– Todas as pessoas vendem!

Envolva todos seus colaboradores nas ações de venda! Se houver oportunidade, crie uma bonificação para todos, caso seu negócio supere as metas de final de ano. Afinal, é mais barato engajar o time e repartir a lucratividade do que contratar temporários, treiná-los e trazer a cultura do negócio.

Procure inovar na prestação de serviços!

Essa diferenciação pode ir além de ter horário estendido, afinal, você e todo varejo praticam essa ação. Então pense em segmentar seus clientes e convidá-los para ter uma experiência em horários especiais. “Aqui, vale enviar convites por whatsApp, para diferentes segmentos de clientes, de acordo com seus interesses comuns e oferecer boas sugestões para atrai-los. Você pode promover experiências específicas. Por exemplo, se você tem uma loja de produtos de maquiagem, que tal oferecer um curso de automaquiagem para mães e, ao mesmo tempo, atividades especiais para seus filhos pequenos?”.

– O pós-venda é uma oportunidade de nova venda!

Aproveite para dar continuidade ao relacionamento e promova ações “casadas”.

Por exemplo, crie um desafio:  tire uma self ou grave um vídeo usando o produto que você acabou de comprar, marque nossa loja e conquiste um desconto de “x%” em sua próxima compra.

“Como dica final, lembre-se de que conquistar pessoas começa por se interessar por elas e procurar atender às suas demandas. Fazendo isso, você realiza a sua necessidade de empreendedora de sucesso também”, conclui Marcela.

Esta matéria  pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: