Fast Dating Tecnisa: você tem 10 minutos para vender seu projeto e sair de lá com um contrato

Joana Andrade - 5 dez 2014Em três anos, o Fast Dating Tecnisa recebeu 1 052 pedidos de apresentação de projeto, topou assistir a 356 pitches e fechou 36 negócios. E aí, interessou?
Em três anos, o Fast Dating Tecnisa recebeu 1 052 pedidos de apresentação de projeto, topou assistir a 356 pitches e fechou 36 negócios. E aí, interessou?
Joana Andrade - 5 dez 2014
COMPARTILHE

Tem uma boa ideia para melhorar o negócio da Tecnisa? Vai lá e mostra para eles. Você poderá sair de lá com um contrato. A porta de entrada é o Fast Dating Tecnisa, que você acessa por meio de um cadastro no portal. Ali, o empreendedor deve resumir o seu projeto, por meio de apresentações, vídeos ou arquivos. A partir daí, os projetos são analisados e selecionados para a participação no Fast Dating, que ocorre, em média, a cada 20 dias. Em três anos de programa, foram realizados 1 052 cadastros, dos quais 356 foram selecionados para o encontro presencial. Em 10 minutos, as empresas devem apresentar suas propostas, para em uma semana, receberem o primeiro feedback.

O comitê de análise das propostas é o mesmo que avalia os projetos na etapa online, quando já se identifica a adequação das propostas e a área a que eles pertencem. Esses comitês são formados por cerca de quatro executivos, entre diretores e gerentes que integram o time de Inovação da Tecnisa, mais as áreas de atuação que tem relação com a proposta apresentada. Marketing, RH, Engenharia, Vendas, Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologia, Ambientes Digitais e Novos Negócios são as principais áreas da Tecnisa compradoras de soluções.
Mas 10 minutos não é muito pouco tempo para apresentar um projeto inovador? “Não. A ideia é inspirada no sucesso de eventos deste tipo realizados em países como Japão, conhecidos por speed datings. Começamos com 20 minutos e percebemos que, mesmo assim, algumas empresas acabavam se perdendo na apresentação e não dando foco ao assunto principal. Dez minutos é o tempo ideal, pois exige que a empresa tenha foco e objetividade durante a sua apresentação. Isso acaba otimizando o tempo das reuniões e favorecendo a compreensão das propostas”, diz Denilson.

E em 10 minutos é possível identificar o que se encaixa às necessidades da Tecnisa? “Sim. É possível ter uma boa ideia. Alguns projetos acabam sendo aprovados praticamente no momento da apresentação”, diz Denilson. É o caso, por exemplo da empresa Aeropic, que teve seu projeto aprovado no início de 2014. “Eles chegaram aqui dizendo que não iriam usar nem 10 minutos do nosso tempo. A empresa trabalha com drones e propôs o acompanhamento das obras por meio destes aparelhos. A ideia era genial e, naquele momento, nos entreolhamos já sabendo que o projeto seria aprovado”, diz Denilson. Hoje, quem acessa o site da Tecnisa pode acompanhar o estágio das obras de alguns empreendimentos via imagens e vídeos capturados pelos drones da Aeropic.

Além da parceria com a Aeropic, outros 36 negócios foram fechados nesses 36 meses de Fast Datings, gerando uma média curiosa e surpreendente: uma nova parceria firmada a cada mês de existência do projeto. Segundo Denilson, o Fast Dating tem provocado mudanças significativas no modo de trabalho da Tecnisa. “Além do estimulo à cultura de inovação na empresa, o Fast Dating trouxe a questão do dinamismo, da maior agilidade e da produtividade para o centro da gestão da Tecnisa. Ganhamos tempo não só nas reuniões de atendimento às empresas, mas ganhamos também agilidade na própria decisão sobre a adoção ou não da tecnologia ou do negócio proposto, o que acelera a concretização da solução. Hoje 60% das soluções inovadoras que implementamos vêm de fora da empresa, de parceiros trabalhando em sintonia com nossa equipe de P&D.”

Às vésperas do 46º Fast Dating, as expectativas sobre o projeto se mantêm altas. “Pretendemos sair do ambiente físico, do escritório central da Tecnisa, e levar esse modelo de rodada de negócios para importantes pólos tecnológicos, industriais e criativos do Brasil, organizando sessões em outras regiões do país e estimulando empresas de todo o país a enviarem seus projetos e soluções”, diz Denilson.

 

Acompanhe a série Fast Dating Tecnisa no Draft. No próximo capítulo, um Fast Dating visto por dentro.
E se você gostou da iniciativa e tem uma boa ideia para apresentar à Tecnisa, acompanhe a programação do Fast Dating Tecnisa e inscreva já o seu projeto!

1359 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: