“Fui chamada de ‘louca’ por largar o emprego em um grande escritório de advocacia para empreender com despedidas de solteira”

Tatiana Faro - 30 jun 2023
Tatiana Faro, CEO e fundadora da B4 Group.
Tatiana Faro - 30 jun 2023
COMPARTILHE

Desde que me formei em Direito, em 2012, tive diversas experiências profissionais interessantes.

Trabalhei muitos anos na minha área de expertise, que era de M&A, auxiliando as negociações entre grandes empresas e as companhias adquiridas. Também atuei com gestão de patrimônio em um family office em São Paulo.

Tenho orgulho da carreira que construí como advogada. Mas, desde que decidi sair da vida de escritório para criar meu próprio negócio, a minha vida mudou completamente.

Hoje, sinto que vivo do meu grande propósito de vida: transformar os sonhos das pessoas em eventos e experiências memoráveis. Acordo todos os dias animada em poder proporcionar isso aos meus clientes.

FUI TACHADA DE “LOUCA” POR QUERER LARGAR O EMPREGO EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA  PARA CRIAR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO

O empreendedorismo sempre despertou muito interesse em mim. Eu não queria ser apenas mais uma pessoa no quadro de colaboradores em um escritório de advocacia

Queria fazer algo meu, com a minha cara, que deixasse um legado. Foi esse sentimento que me fez criar meu próprio negócio.

Mas, essa ideia nem sempre foi bem aceita pelas pessoas mais próximas a mim. Lembro que muita gente me chamou de “louca” por largar a carreira como advogada de um grande escritório

Foi difícil dar esse passo, ainda mais porque existe um preconceito enraizado de que mulheres precisam de estabilidade em suas vidas para conseguir balancear uma jornada dupla de trabalho e cuidado dos filhos.

A VIAGEM FRUSTRANTE DE DESPEDIDA DE SOLTEIRA DE UMA AMIGA ME FEZ TOMAR A DECISÃO DE EMPREENDER

O “momento de virada”, que me fez trocar a vida em um escritório de advocacia e empreender, ocorreu há alguns anos, quando fui convidada para uma despedida de solteira.

Era uma viagem entre amigas, em um outro estado, e ficaríamos juntas por alguns dias para comemorar esse momento único na vida dessa pessoa próxima a mim.

Quando chegamos ao local, percebi logo de cara que a experiência não seria das melhores. Além de não ter nenhuma programação planejada, todas as convidadas tiveram que fazer compras no supermercado de última hora

Além disso, perdemos muito tempo procurando algum evento para celebrarmos esse momento juntas. De maneira geral, foi algo desorganizado e senti que a noiva ficou um pouco frustrada.

Essa experiência despertou uma curiosidade em mim. Será que era possível organizar eventos, entregando experiências únicas?

Fiquei decidida a entender como funcionava esse mercado. Pesquisei as empresas que atuavam no setor, fiz entrevistas com pessoas que trabalhavam na área, seguindo exatamente o roteiro de quem está começando um novo projeto.

PERCEBI QUE O MERCADO DE EVENTOS ERA MUITO “PASTEURIZADO” E NÃO LEVAVA EM CONTA A HISTÓRIA DOS CLIENTES

Entendi que ali havia um mercado grande com muito espaço para inovar. Nas minhas pesquisas, vi que o setor de organização de eventos vive de pacotes pré-moldados, oferecendo as mesmas ativações, fornecedores e locais para qualquer um que compra uma determinada cesta de serviços.

Ao fim, clientes diferentes, com personalidades diferentes, estavam recebendo experiências iguais.

Olhando para essa oportunidade, em 2018, fundei a B4 Group, uma empresa focada em planejar e criar eventos com experiências únicas e personalizadas.

No começo, com a B4 Marry, atendia noivas que queriam todos os eventos de pré-casamento customizados. Para que cada entrega fosse especial, eu nutria um relacionamento intenso com cada uma delas para entender suas personalidades, gostos e desejos

Desde a minha primeira cliente, em 2018, já recebi muitos áudios e ligações emocionadas, mensagens de agradecimento, sempre reafirmando o valor que entregamos: entender profundamente o perfil do cliente e transformar seus sonho em algo memorável.

UMA DESPEDIDA DE SOLTEIRO PENSADA E PLANEJADA PARA UMA FÃ DO PROGRAMA BIG BROTHER BRASIL

Tenho um grupo de 11 clientes que ilustra bem esse valor que a B4 Group entrega. Já fui contratada várias vezes por elas para realizar eventos pré-wedding, em uma dinâmica muito interessante.

O grupo sempre prepara uma surpresa para a noiva. Quem vai se casar, geralmente, não sabe nem onde nem o que será feito no local escolhido para a comemoração do pré-wedding.

Numa dessas oportunidades, a B4 Marry teve que planejar e realizar uma viagem de cinco dias para Cartagena, na Colômbia.

Depois de ouvir muito como o grupo queria surpreender  a noiva, consegui criar uma experiência incrível para a despedida de solteira dela.

Alugamos uma casa de frente para o mar com piscina. Como a noiva é muito fã do Big Brother Brasil, fizemos toda a decoração da casa e a programação da viagem pensando nisso, incluindo até algumas atividades que imitavam as provas do programa

Também contratamos um chef colombiano para cozinhar comidas típicas para todas elas, reservamos um barco privativo para que pudessem conhecer os pontos turísticos da cidade, restaurantes, baladas e até um beach club.

NA PANDEMIA, COM TODOS OS EVENTOS CANCELADOS, ACHEI QUE SERIA O FIM. MAS FOI UM “NOVO COMEÇO”

Essa boa experiência das clientes gerou um dos meus maiores ativos: o famoso boca a boca. A maior parte dos novos clientes que chegam são frutos de indicação, o que significa que estamos no caminho certo.

A comprovação financeira disso é o faturamento, que tem crescido mais de dois dígitos nos últimos dois anos. A jornada, no entanto, nem sempre foi linear e sem problemas. O empreendedorismo não tem um trajeto certinho

Ao longo do caminho, você tem que ir se adaptando ao que está acontecendo no mercado e no mundo, absorvendo os obstáculos o tempo todo. É um exercício constante de resiliência.

Foi o que ocorreu com a B4 Group durante a pandemia, um período de muitos desafios e grandes aprendizados para mim.

Quando tudo fechou, eu lembro bem do desespero que senti. Tinha acabado de largar a advocacia oficialmente e, por conta do isolamento, os eventos estavam sendo todos cancelados ou atrasados

Conversando com todos meus clientes, percebi que, por mais que os eventos tivessem sido adiados, uma hora ou outra eles iriam ocorrer.

Aquelas datas marcadas, no entanto, não poderiam passar em branco. Assim, nasceu a ideia da B4 Box, um serviço de enviar kits com presentes, mimos e tudo o que fosse necessário para os meus clientes se sentirem bem e realizarem algumas comemorações, mesmo que de maneira virtual.

Durante a pandemia, a B4 Box teve tanto sucesso que chamou a atenção de empresas, que desejam criar kits de boas-vindas, incentivar o engajamento dos funcionários, ou fazer agradecimentos de final de ano

Chegamos a atender grandes marcas, como a Oracle, Cornershop, InGaia e Lide Futuro.

DURANTE ESSE PERÍODO DE CRISE, DESCOBRI QUE PODERIA INVESTIR EM EVENTOS CORPORATIVOS E AMPLIAR O ESCOPO DA MINHA EMPRESA

A partir desse relacionamento com as empresas, decidi criar a B4 Company, um braço de consultoria dedicada a eventos corporativos 100% customizados, com experiências marcantes e o objetivo de engajar, conectar e motivar colaboradores.

Descobri, na prática, que a proposta de valor da B4 Group atende muito bem a uma “dor” desse público corporativo, pois são raras as empresas que têm um setor dedicado para organizar festas e encontros de times.

Normalmente, esse tipo de demanda acaba caindo no colo do RH, que não possui a expertise necessária para tirar um evento do papel do zero, perdendo muito tempo e fazendo algo pouco assertivo 

Para ter uma ideia do que fazemos, já atendemos um grupo de investidores de empresas de tecnologia que contratou a B4 Group para planejar e organizar uma imersão completa de três dias no Rio de Janeiro, com foco não só em construir um ambiente único de networking como também ser palco de um curso sobre investimento.

Organizamos apenas um final de semana por lá, mas conseguimos entregar uma experiência marcante para todos. Alugamos uma casa “altamente instagramável” no bairro de Santa Teresa (isso porque a ideia era que todo o encontro corporativo fosse filmado por drones e por uma equipe audiovisual).

Por conta do curso que estava sendo ministrado, realizamos a contratação de todos os equipamentos e do aluguel de móveis para receber os mais de 40 convidados.

Antes e depois dessas palestras, a B4 Group cuidou de toda parte da alimentação, incluindo café da manhã, churrasco com chope, contratação de equipe de filmagem e até da realização de uma aula de golf, com transfer para o local.

MEU PLANO É CRESCER AINDA MAIS E CHEGAR A OUTROS PAÍSES COM NOSSOS EVENTOS

Agora, com o fim da pandemia e a volta dos eventos presenciais, a demanda reprimida voltou com tudo, tanto nessa área corporativa, quanto para eventos sociais, como casamentos, aniversários e reuniões comemorativas.

Com esse cenário de alta demanda para eventos e comemorações, a perspectiva é de que tenhamos um ano de 2023 muito bom, com um faturamento 200% maior que o do ano passado

Essa boa perspectiva tem nos ajudado a firmar inúmeras parcerias com empresas que desejam posicionar os seus produtos ou serviços com os nossos clientes frequentemente.

É o caso, por exemplo, da Quetzalli, marca que produz um drink de tequila premium, que recebeu a medalha de prata no World Premix Awards 2020, tornando-se o primeiro coquetel do Brasil a ganhar um prêmio internacional.

Outras empresas que atuam junto conosco são a Casamarela, referência na curadoria de vestidos de noiva, e a Hope Lingerie João Cachoeira, uma das  principais marcas de lingerie do Brasil.

Formalizamos também a parceria com o Studio Velocity Alphaville, que oferece aulas de spinning em grupo, uma experiência ideal para empresas que querem melhorar a sintonia e fortalecer o senso de união de suas equipes.

Para os próximos anos, é um desejo firmar mais parcerias com outras marcas e continuar fazendo a empresa crescer, sem perder a essência de fazer eventos únicos e personalizados.

Uma das formas de expansão previstas é levar os eventos da B4 Group para outros países. Já realizamos alguns em Buenos Aires, na Argentina e Colômbia, mas tenho certeza de que esse é só o começo!

 

Tatiana Faro, advogada, CEO e fundadora da B4 Goup (subdividida em outras duas empresas, a B4 Marry e B4 Company).

1536 Total Views 4 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: