APRESENTA
APRESENTA

Inovação que transforma: Fundación MAPFRE premia iniciativas de impacto social

Mariana Alencar - 8 nov 2021
Inscrições para Prêmios à Inovação Social, da Fundación MAPFRE, estão abertas até o dia 15 de novembro.
Mariana Alencar - 8 nov 2021
COMPARTILHE

A busca pela inovação como uma evolução natural da pesquisa fez com que, em 2017, a Fundación MAPFRE desse um passo importante na sua jornada. Com o objetivo de dar visibilidade e promover iniciativas inovadoras com elevado potencial e impacto social, a fundação criou os Prêmios à Inovação Social Fundación MAPFRE.  Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil, afirma:

“Com esses prêmios buscamos que a inovação social seja reconhecida como uma ferramenta legítima e necessária para o progresso da sociedade. Com eles damos exemplos que mostram que a inovação social funciona, destacando muitos temas de interesse e sensibilização a problemas reais que afetam as pessoas”

Em sua 5ª edição, os Prêmios são concedidos a empreendedores, cientistas, pesquisadores, universidades que tenham projetos inovadores que se encaixem nas categorias:

  • Prevenção e Mobilidade. Soluções para ajudar a tornar as sociedades mais seguras e para prevenir lesões nos acidentes de trânsito e de qualquer outro tipo, no âmbito de lesões involuntárias.
  • Economia sênior. Iniciativas que oferecem soluções à população entre 55 e 75 anos em áreas como: treinamento e emprego, proteção social, lazer, habitação e infraestrutura.
  • Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health). Projetos que contribuem para uma vida mais saudável e ajudam na prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento de doenças.

A  premiação reúne iniciativas do Brasil, demais países da América Latina e Europa. Os interessados devem cadastrar seus projetos por meio do formulário até 15 de novembro. Em fevereiro de 2022 serão selecionados nove finalistas: um para cada região em cada uma das três categorias. Os projetos finalistas receberão mentorias da IE University para o desenvolvimento das iniciativas e serão integrados à Red Innova, comunidade criada em torno da premiação com empreendedores de diferentes edições que possibilita conexões importantes para os vencedores.

Em abril do próximo ano, os selecionados apresentarão seus projetos a um júri especializado convidado pela Fundación MAPFRE. Um projeto de cada categoria será laureado com um prêmio no valor de € 40 mil.

Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil (Créditos: Bernardo Coelho)

Reconhecimento e conexões 

Vencedor do Prêmio à Inovação Social de 2019 na categoria de Prevenção e Mobilidade, o Guiaderodas aproveitou a oportunidade para expor a importância da acessibilidade no país e mostrar a relevância da iniciativa.

A empresa criada por Bruno Mahfuz atua a favor da acessibilidade e inclusão por meio da disponibilização de um aplicativo que funciona como um guia para verificação de locais acessíveis. A ferramenta gratuita  permite que qualquer pessoa, com ou sem deficiência, consiga avaliar a acessibilidade dos locais que frequenta, em até 30 segundos.

O Guiaderodas trabalha também na avaliação do nível de acessibilidade de empresas em mais de 110 países. As empresas interessadas no serviço passam por uma análise feita por arquitetos e pessoas com deficiência, além de sessões de treinamento para trabalhadores e uma campanha de marketing interna que convida os trabalhadores a deixarem suas opiniões no aplicativo. Segundo Bruno Mahfuz, sócio fundador da empresa:

“Acreditamos que a falta de acessibilidade é um problema muito sério da nossa sociedade que afeta diferentes pessoas: aquelas com deficiências, contundidas, gestantes e idosos, por exemplo. Queremos mostrar que acessibilidade é indispensável para o mundo. E o Prêmio da Fundación MAPFRE nos permitiu tanto a continuar batalhando pelos nossos objetivos quanto a ter reconhecimento internacional”

Saiba mais sobre o que é Inovação Social.

Sobre a Fundación MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em 31 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover, fomentar e investir em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à informação, cultura e visa contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Cultura.

Acesse o site da Fundação MAPFRE no Brasil para mais informações e para se inscrever. 

232 Total Views 4 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: