APRESENTA
APRESENTA

O que inspira pessoas a aplicar sua criatividade e impactar o mundo? É o que revela a série Inspira.Mov, na 3ª temporada

Cláudia de Castro Lima - 12 jan 2022
A atriz e produtora Denise Fraga em um dos episódios do Inspira.Mov
Cláudia de Castro Lima - 12 jan 2022
COMPARTILHE

Quando Denise Fraga entrou na Escola de Teatro Martins Penna, os alunos estavam fazendo uma manifestação para que a instituição não fechasse as portas. “Você aprende logo de cara que para ser artista tem que resistir”, diz, divertida, a hoje renomada atriz.

A trajetória foi desafiadora. Denise fez parte de um grupo teatral, mas, sem dinheiro, ouvia do pai que seria melhor se ela fizesse concurso para o Banco do Brasil.

Tentando segurar as pontas, ela fez curso para aeromoça e vendeu produtos de beleza – até descobrir que a própria família era sua clientela, e que só compravam os itens para ajudá-la.

Até que Denise e alguns amigos da escola de teatro decidiram montar um grupo para levar arte para escolas públicas.

“A gente propunha para a escola fazer um link do autor da peça com a aula de literatura, e fazíamos debates depois [das apresentacões]”, diz ela. “A coisa da atriz produtora vem desde o início.”

Essa é uma das várias histórias que a atriz conta em um dos episódios do Inspira.Mov, programa transmitido pela TV Cultura e patrocinado pela 3M que está em sua terceira temporada – a série é exibida às quartas-feiras, às 22h.

O programa foi desenhado pela 3M a partir da vontade de se estudar mais profundamente o processo criativo e de realização de pessoas, por meio de pessoas que se destacaram em suas áreas, seja na economia criativa, esporte ou empreendedorismo social.

Caso de Denise Fraga, que conta ter certeza de que o público quer se divertir pensando. “O teatro que usa o humor para fazer refletir, para colocar a pulga atrás da orelha, virou a grande força motriz de meu trabalho”, afirma na série.

A HISTÓRIA DE INSPIRAÇÃO DO INSPIRA.MOV

O fotógrafo Claudio Edinger, também personagem da terceira temporada

“Como uma pessoa descobre sua vocação e sua inspiração? E, mais tarde, como vai aprendendo e reaprendendo sobre os universos de conteúdos e ferramentas que a alimentam? Como colabora e dribla as dificuldades para colocar seus projetos pessoais em pé?”, questionava-se em 2014 o head de Marca e Comunicação da 3M, Luiz Serafim, também  professor de Criatividade e Inovação.

Foi então que, em parceria com a Escola São Paulo de Economia Criativa, a empresa desenvolveu o projeto do Inspira.Mov, que teve naquele ano seu pré-lançamento.

“Nossa ideia era que as pessoas pudessem ser chacoalhadas e inspiradas por essas histórias, para que elas também se colocassem em movimento – porque não basta ter a inspiração; é preciso colocar a ideia em prática e impactar o mundo”, acredita Serafim.

Vem dessa provocação, aliás, o sufixo “Mov” no nome do programa para promover a desejada conexão com movimento – a referência não é apenas à extensão dos arquivos digitais “movie”.

A primeira edição do Inspira.Mov aconteceu na Galeria Zupi, em São Paulo. Lá, contaram sobre suas inspirações e propósitos que nortearam suas trajetórias profissionais e pessoais o arquiteto Márcio Kogan, a apresentadora e cineasta Marina Person e o fotógrafo Bob Wolfenson.

Outras duas edições foram realizadas, na própria Escola São Paulo, com a empresária da moda Glória Coelho, o designer Ji Lee, o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, a chef Letícia Massula e o fotojornalista e cineasta João Wainer.

Em 2016, a escola saiu do projeto e a produtora Grifa Filmes apresentou uma proposta com conceito similar, para ser patrocinada pela Lei do Audiovisual (a lei federal 8.685/93).

Ela se transformou então em uma série televisiva, que teve sua primeira temporada em 2016 com as histórias do artista plástico Elifas Andreato, do empreendedor social Edu Lyra, da cantora Negra Li, da filósofa Viviane Mosé e do empresário Facundo Guerra, entre outros.

A segunda temporada foi ao ar em 2019 com convidados como o cantor Paulo Miklos, o designer Gringo Cardia, a drag queen Lorelay Fox, o carnavalesco Paulo Barros e o músico Luiz Tatit, entre outros.

TERCEIRA TEMPORADA COM UM NOVO CONCEITO

O cartunista Mauricio de Sousa no programa Inspira.Mov

A terceira temporada entrou no ar em dezembro último com nove personagens. Além de Denise Fraga, dividem suas histórias de inspiração o fotógrafo Claudio Edinger, o grafiteiro e muralista Eduardo Kobra; a cantora e compositora Xênia França (o episódio entra no ar dia 19 de janeiro) e o nadador paralímpico Daniel Dias (26 de janeiro).

Em fevereiro, a Cultura transmite o programa com a artista plástica Sonia Gomes (2), o chef de cozinha Leo Paixão (9), a pedagoga e fundadora da Casa do Zezinho Tia Dag (16) e o cartunista Mauricio de Sousa, que encerra a temporada no dia 26.

Os episódios têm todos 30 minutos e o primeiro deles, com Edinger, foi ao ar em 29 de dezembro. O da atriz Denise Fraga foi transmitido em 5 de janeiro e o de Kobra, em 12 de janeiro.

Desde a primeira temporada, os depoimentos vão ao ar pela TV Cultura e foram compartilhados pela Box Brazil, maior programadora independente de TV por assinatura brasileira, nos canais Prime Box Brasil e Fashion TV.

“Houve uma mudança de conceito nesta terceira temporada”, diz Serafim. “Agora, em vez da pessoa falar em um auditório, nos moldes de um TED Talk, o programa passou a ser ambientado com mais espontaneidade, na casa da pessoa e intercalando a entrevista com mais imagens de suas criações.”

Patrocinadora única desde o início, a 3M vê na série o reflexo de valores que cultiva, valoriza e quer disseminar pelo mundo. “Entre eles: a criatividade com propósito e a mentalidade voltada para a inovação permanente”, afirma ele.

“Nosso objetivo ao idealizar a série é levar essas histórias criativas de sucesso para inspirar as pessoas em qualquer lugar e fase da vida a criarem, se reinventarem e impactarem o mundo. É uma oportunidade incrível para nossa própria inspiração e criatividade assistir a nova temporada e aos mais de 30 episódios anteriores.”

337 Total Views 15 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: