Kokar quer facilitar a automação residencial

Luisa Migueres - 2 out 2015
COMPARTILHE

Nome:
Kokar.

O que faz:
Desenvolve e distribui uma solução e plug-n-play para a automação residencial. O sistema é formado por um aplicativo e três dispositivos: interruptor Guará, que ativa todo o sistema de iluminação; o módulo Sabiá, que dispara os comandos para dispositivos de áudio, vídeo e condicionadores de ar; e a central Oka, controladora de todo o sistema da casa. A central Oka e o aplicativo, uma vez configurados, permitem ao usuário controlar o sistema de qualquer lugar.

Que problema resolve:
A startup diz tornar acessível a solução de automação residencial ao usuário e demais players do mercado (construtoras, arquitetos e integradores).

O que a torna especial:
O sistema procura descomplicar a automação residencial e comercial, graças à tecnologia da solução, que não requer reforma no local para sua instalação, gerando menos custos ao usuário.

Modelo de negócio:
Vendem três tipos de pacotes: um integrador para um ambiente sai por 4.980 reais, para três ambientes 6.890 reais, e para seis ambientes 11.200 reais.

Fundação:
Outubro de 2013.

Sócios:
Renan Santana — CEO e co-fundador
Giulliano Siviero — COO e co-fundador
Renan Margon — Engenheiro de computação

Perfil dos fundadores:
Renan Santana 28 anos, Vitória (ES) — formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduando em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas Inteligentes Aplicados à Automação pelo IFES. Tem passagens em empresas como Vale e o Núcleo de Processamento de Dados da UFES.

Giulliano Siviero — 26 anos, Vila Velha (ES) — formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do ES, se especializou em Telecomunicações e Eletrônica. Profissional com passagem pela SOX Serviços Online Expressos, é hoje o Head de desenvolvimento do sistema embarcado na central Oka e do aplicativo móvel.  Seu projeto de graduação teve como tema Automação de Ambientes Residenciais e Acadêmicos.

Como surgiu:
Os dois fundadores, na época estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, uniram seus interesses em sistemas de automação ao desejo de ter um negócio próprio. Em outubro de 2013, logo após formados, fundaram em sociedade a Kokar. “Enxergamos uma enorme avenida de oportunidades pois nossa proposta é mostrar que comodidade e segurança quando unidos de maneira inovadora são muito mais acessíveis às pessoas do que se imagina”, diz Renan.

Estágio atual:
A empresa um escritório próprio e está em fase comercial. Atua como B2C. Como fornecedora da solução, a startup a revende a consumidores finais através de parceiros como construtoras e escritórios de arquitetura e também para os chamados integradores.

Aceleração:
Foram acelerados pela Start You Up.

Investimento recebido:
O fundadores investiram 120 mil reais. A Start You Up contribuiu com a mesma quantia (30 mil reais em dinheiro e 90 mil reais em serviços de apoio concedidos pela aceleradora).

Necessidade de investimento:
Procuram por um aporte de 300 mil reais.

Maiores desafios:
Conquistar a adesão da solução pelos grandes players do mercado residencial e de construção.

Mercado e concorrentes:
Empresas como a iluFlex, iHouse e Scenario são as concorrentes presentes no mercado. A Kokar considera que a indústria ainda não facilita a aplicação dos sistema para residências e não tem um modelo de vendas transparentes para o consumidor.

Faturamento:
Não informado. Estão fechando o primeiro mês de vendas da solução.

Previsão de break-even:
Julho de 2016.

Visão de futuro:
Objetivam em três anos ser a fornecedora de automação residencial número um no Brasil.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

235 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: