APRESENTA
APRESENTA

“Durante o Linna, aprendemos com as startups novos modelos de negócio, enquanto elas passaram a ter acesso aos recursos que a Libbs disponibiliza”

Mariana Alencar - 14 abr 2022Ainda em Abril de 2022, o programa Linna receberá inscrições de startups interessadas
Ainda em Abril de 2022, o programa Linna receberá inscrições de startups interessadas
Mariana Alencar - 14 abr 2022
COMPARTILHE

Com mais de seis décadas de existência, a Libbs, empresa privada e 100% brasileira, tornou-se uma das principais companhias do ramo farmacêutico no país. Atualmente, comercializa cerca de 90 marcas e mais de 200 apresentações de medicamentos dentro das especialidades de cardiologia, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, hematologia e sistema nervoso central. Uma das tramas que compõem essa narrativa de sucesso é o fato de que a  empresa investe 10% do seu faturamento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Foi nesse contexto que a Libbs criou, em 2021, o programa Linna – Libbs Inovação Aberta

Desenhado junto à Innoscience para conectar ideias e soluções inovadoras na área de saúde às demandas de negócio da Libbs, o Linna se consolida como uma grande oportunidade para startups testarem suas soluções junto a uma grande empresa. O programa também possibilita a contratação de startups participantes como fornecedoras ou parceiras da Libbs e amplia as oportunidades de networking.  

Ainda este mês, o programa chega em sua segunda edição e foca, mais uma vez, na conexão com startups, scale-ups e pequenas empresas. Anna Paula Guembes, diretora de Inovação e Desenvolvimento do Negócio da Libbs, avalia positivamente o primeiro ano de programa.

“O Linna tem sido um processo de aprendizado contínuo e bilateral. Por exemplo, aprendemos com as startups novos modelos de negócio, enquanto elas passaram a ter acesso aos recursos que a Libbs disponibiliza. Com o Linna, passamos a trabalhar ainda mais a inovação dentro da companhia, e, notamos um imenso engajamento das equipes da Libbs”. 

Relembre aqui como foi a primeira edição do Programa Linna. 

Conexão e oportunidades no Linna 2021

Ao apresentar soluções para o desafio “Monitoramento do comportamento da operação em área estéril”, a startup Nuevo, uma das participantes do Linna 2021, teve a oportunidade de se conectar com a Libbs e aprimorar a solução. Flávio Pereira, CEO da startup focada em inteligência artificial, ressalta que o ponto forte do Linna foi o envolvimento da Libbs nas diferentes etapas do programa. 

“O Linna é um programa diferenciado em relação aos demais programas existentes no mercado, pois é focado em resultados e oferece suporte para a execução dos projetos, sem onerar nosso time com atividades paralelas que pouco contribuem para gerarmos valor como eventos e mentorias.”

A Doc Int, startup focada em gestão inteligente de documentos, também foi uma das participantes do Linna 2021. A startup apresentou uma solução para digitalização de dados para prevenção de desvios produtivos. Para André Venegas, CEO da Doc Int, a etapa de imersão foi a mais importante do programa. 

“Durante uma semana, a área cliente Libbs e a startup trabalharam em conjunto em cima da solução. Isso permitiu para nós uma maior percepção como o processo atual era realizado, o quanto isso era impactante para a área, e o quanto a nossa solução proposta poderia auxiliar na melhoria deste processo.”

Resultados positivos 

Na primeira edição do programa, as startups interessadas tiveram que apresentar soluções para oito desafios atrelados às demandas internas da empresa. Gestão de recursos ambientais e resíduos, digitalização de dados para prevenção de desvios produtivos e monitoramento de preços e reembolsos de medicamentos hospitalares foram alguns deles. 

Também em sua primeira rodada, o programa teve suas metas de inscrições superadas em quase 30%, com inscrições de startups, scale-ups do Brasil e de outros países da América do Sul. Foram 185 startups mapeadas/inscritas, 26 participantes do pitch day, 7 fizeram parte da etapa de imersão, e 5 rodaram o projeto-piloto. 

Para a edição 2022, a Libbs espera manter e potencializar as relações de troca e parceria com as startups. A ideia é superar os desafios apresentados durante o processo e entregar um bom resultado tanto para a companhia quanto para as participantes. 

O período de inscrição e o cronograma das atividades serão divulgados em breve. 

944 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: