APRESENTA
APRESENTA

Parceria concretizada: Segunda edição do Linna chega ao fim com contratação de mais de 65% das startups finalistas

Mariana Alencar - 8 mar 2023O programa Linna retornará com novos desafios e oportunidades para startups ainda este ano.
O programa Linna retornará com novos desafios e oportunidades para startups ainda este ano.
Mariana Alencar - 8 mar 2023
COMPARTILHE

Não é de hoje que Libbs investe em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A empresa com mais de seis décadas de história tem em seu DNA transformar conhecimento em saúde para a vida das pessoas com a oferta de medicamentos e serviços de alta qualidade. Nesse sentido, a Inovação é um elemento indispensável para a manutenção dos compromissos da empresa com seus parceiros e clientes. 

Uma das iniciativas de fomento à inovação é o Linna, um programa de conexão da farmacêutica com startups, scale-ups e pequenas empresas. Lançado em 2021, o programa busca soluções inovadoras para os desafios de negócio da Libbs, com o intuito de gerar valor para a companhia e parceiros. 

A segunda edição do programa aconteceu em 2022 e contou com a participação de 164 startups mapeadas e inscritas. Destas, seis startups tiveram a oportunidade de rodar o projeto-piloto e testar as soluções junto à companhia para os desafios propostos pelo programa. Na fase final, cinco tiveram suas soluções escolhidas pelas áreas. ATS Solutions, Checklist Fácil, netLex, Paytrack já estão com contratos assinados para continuidade dos projetos. A quinta selecionada, a Darktrace, passa agora pela avaliação da parceria.

Gestão jurídica: automatização e personalização

Uma das startups que participou do Linna 2022 foi o netLex, legaltech que oferece um serviço CLM (contract lifecycle management) capaz de gerenciar todo o ciclo do documento. O intuito da empresa é tornar os acordos simples e seguros, dando visibilidade e gerência sobre os documentos para toda a empresa. 

No programa, a startup tinha o objetivo de solucionar o desafio “Sistema automatizado para gestão de solicitações jurídicas”. A ideia era apresentar uma solução para organização de filas e solicitações de análise contratual jurídica. Victoria Barbosa, Accountant Executive, explica o processo: 

“O primeiro passo foi entender quais eram as demandas do jurídico da companhia. Vimos que existia uma falta de controle nos documentos. Criamos, então, um workflow para centralização e organização das demandas. Hoje, é possível controlar tudo de forma sistematizada. E tudo isso foi feito de forma personalizada para a Libbs”. 

Com o piloto, o setor jurídico da Libbs passou a ter controle e organização dos chamados e respectivos prazos de atendimento. Os contratos e informações foram centralizados em apenas um lugar e a coleta de dados para fins de inteligência foi, também, facilitada com a adoção do sistema. Em contrapartida, o netLex recebeu feedbacks importantes para melhoria da plataforma. 

Due Diligence automatizada: maior governança e rastreabilidade dos dados

A área de desenvolvimento de negócio da Libbs também se beneficiou do Linna 2022. Para o desafio “Automatização do processo de Due Diligence”, a empresa avaliou a necessidade de padronização de preenchimento dos checklists da Due Diligence – que é a análise prévia aprofundada dos parceiros ou fornecedores antes de fechar uma parceria gestão e monitoramento de rastreabilidade de dados. 

Durante o Linna, Priscila Buffolo, Business Development Specialist na Libbs, liderou o projeto piloto conduzido em parceria com a startup Checklist Fácil. Ela explica que foram realizadas reuniões periódicas entre as equipes para que a solução oferecida pela startup pudesse ser adaptada e aplicada de forma efetiva nos processos da empresa. 

Acredito que todo o contato com a startup tenha sido produtivo para ambas as partes, pois conseguimos alcançar nossos objetivos de forma colaborativa. A equipe da startup sempre foi muito receptiva e estavam dispostos e atentos às nossas necessidades. E agora a nossa decisão é continuar a parceria com eles e ampliar para outras áreas. Esse foi o principal ganho do programa”. 

Desafios e soluções com potencial para escalar

Além do netLex e da Checklist Fácil, conheça os outros três desafios e startups selecionadas no programa Linna 2022:

  • Sistema para controle de revisões de contratos: o piloto foi realizado com a utilização da ferramenta Litera Compare da empresa ATS Solutions diretamente no fluxo atual de revisão dos contratos.
  • Gestão de Viagens Corporativas:  Foi implementado o sistema de viagens corporativas da Paytrack, que permite que o colaborador faça reserva de voos e hospedagem.
  • Verificação de Vulnerabilidade de sistemas tecnológicos: foi instalado o appliance da Darktrace na fábrica para  identificação e tratamento de anomalias de segurança nos ativos da Libbs – continuidade da parceria em avaliação.

Ainda no primeiro semestre de 2023 será lançada a terceira edição do Linna. Serão novos desafios a serem solucionados por startups, scale-ups e pequenas empresas que desejam se conectar com uma das maiores farmacêuticas do país. 

492 Total Views 2 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: