APRESENTA
APRESENTA

Mais que participantes, parceiros! Veja os resultados do Open Dexco

Mariana Alencar - 22 dez 2022Dexco comemora os resultados do seu programa de inovação aberta desenhado em parceria com Innoscience. (Estúdio Vertical)
Dexco comemora os resultados do seu programa de inovação aberta desenhado em parceria com Innoscience. (Estúdio Vertical)
Mariana Alencar - 22 dez 2022
COMPARTILHE

A scale-up Pix Force foi uma das 10 parceiras da Dexco no programa Open Dexco. O programa, que se iniciou em Maio de 2022, buscou potencializar a capacidade de relacionamento da Dexco com o ecossistema de inovação por meio de parcerias com startups e scale-ups do Brasil. 

O Open Dexco reuniu 10 desafios relacionados às dores da empresa e contou com startups com nível avançado de maturidade para cocriar soluções possíveis.  No caso da Pix Force o desafio foi a “inspeção de equipamentos em locais de difícil acesso”. 

Para isso, o piloto desenvolvido pela scale-up utilizou os drones para captação de imagens de telhados do complexo industrial da Dexco e posterior análise por meio de Inteligência Artificial. A proposta da scale-up era garantir a inspeção de áreas de difícil acesso de forma eficiente, diminuindo os erros e possibilidades de acidentes. 

“Em programas de inovação aberta, é importante ter uma metodologia de trabalho bem definida, pois o tempo de desenvolvimento geralmente é curto. Nesse processo, vimos que a Dexco está, de fato, aberta à inovação. O interesse da equipe da empresa fez com que o projeto fosse desenvolvido dentro do tempo estipulado e apresentasse resultados positivos”, informou Pedro Pascoal, Product Owner da Pix Force. 

Open Dexco e seus resultados

O programa de inovação aberta da Dexco é parte das estratégias da companhia para ampliar o relacionamento com o ecossistema de inovação. Desenhado em parceria com a Innoscience, o programa já garantiu bons frutos para os atores envolvidos. Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience, comenta sobre o sucesso do programa: 

Do ponto de vista de estratégia, o programa teve como objetivo reforçar e renovar o negócio existente, de modo a ampliar a excelência operacional, fomentar a cultura de inovação e gerar ganhos de reputação da marca junto ao ecossistema”

A transformação da cultura da empresa também foi ponto de destaque citado por Renato Xavier de Lima, especialista em Inovação da Dexco. Ele ressalta que o programa permite que a companhia aprenda o modo de fazer das startups, trazendo mais agilidade para os processos e mais colaboração entre as equipes. 

“Consideramos o Open Dexco como um sucesso, pois o programa corrobora com a nova cultura da empresa. Nós temos como lema a ideia de que ‘inovamos, simplificamos e aprendemos com os erros’, e o programa dialoga com esse pensamento.”

Durante o período de desenvolvimento do piloto, cada equipe participante contou com o auxílio de colaboradores internos da Dexco. Giovanni Bertolucci, analista de melhorias da Dexco, foi um deles. Durante três meses, o analista liderou o projeto de rastreabilidade de produtos na cadeia de produção​, realizado pela Ledcorp. Ele conta que: 

“Nunca tinha trabalhado com startups antes e, para mim, essa foi uma experiência interessante, pois foi possível trocar experiências. Enquanto a startup oferecia um conhecimento aplicado, a gente oferecia a experiência. Com isso, acabei criando uma relação forte com o representante da empresa para ver o que poderia ser melhorado”. 

De participantes a parceiros

O Open Dexco aconteceu em 6 etapas: 

  • estratégia, etapa na qual se definem os direcionadores do programa e se capturam os desafios; 
  • scouting, momento de busca ativa de potenciais startups que resolvam os desafios selecionados;
  • filtro, com avaliação e seleção das melhores startups para um pitch day; 
  • imersão, em que conectamos times dos desafios da Dexco e startups para cocriação de propostas de piloto; 
  • piloto, que visa a execução dos projetos para validação das soluções; 
  • avaliação dos resultados, para determinar o desfecho de cada projeto, que pode ser encerrado, estendido ou escalado.

Ao todo foram avaliados 258 parceiros, dos quais 60 foram classificados e 29 tiveram oportunidade de participar do pitch day. Desses, 10 startups foram para a fase de imersão e piloto. Ao fim do programa, todos os pilotos foram bem-sucedidos e, agora, serão estendidos ou escalados pela empresa. 

Confira os desafios e a lista de parceiros da primeira edição do Open Dexco:

  • Gerenciamento de energia elétrica​: CUBi
  • Gestão e captura de dados para inteligência comercial​: Shooju
  • Hub para gerenciamento de conteúdos de comunicação​: 1WorldSync
  • Inspeção de equipamentos em locais de difícil acesso​: Pix Force
  • Inspeção e classificação automatizada de peças de louça: Harbor
  • Monitoramento de processos: Spectral Solutions
  • Otimização do processo de produção de enfornamento de louças​: Ampla Intelligence
  • Otimização do processo de requisição ao pagamento​: Nortegubisian
  • Rastreabilidade de produtos na cadeia de produção​: Ledcorp
  • Sistema inteligente para gestão de dúvidas tributárias e fiscais​: Ubots
202 Total Views 10 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: