APRESENTA
APRESENTA

MoviMente: como a 3M valoriza a cultura da saúde e propõe um olhar integrado para o bem-estar dos colaboradores

Daniella Grinbergas - 24 nov 2022 Daniella Grinbergas - 24 nov 2022
COMPARTILHE

Se os responsáveis pelo sucesso de um negócio são sempre as pessoas, nada mais justo do que a empresa cuidar delas como seu tesouro mais precioso. Não há dúvida de que um ambiente de trabalho feliz e saudável potencializa a criatividade, a inovação e, consequentemente, os bons resultados do negócio. A 3M sabe disso e há anos atua valorizando e cuidando do bem-estar de seus colaboradores.

“Para a 3M do Brasil, saúde e bem-estar são valores. Acreditamos nisso como propósito e levamos essa pauta para nossa agenda estratégica”, afirma Daniel Astun Cirino, gerente médico do trabalho.

Por isso, a empresa criou o programa 3M Juntos, que tem o objetivo de gerar engajamento em saúde, criar um ambiente de trabalho saudável e encorajar ações que estimulem a mudança de estilo de vida das pessoas envolvidas com a organização. E aqui, entram todas as pessoas mesmo!

“A proposta é orientar e influenciar os colegas para a tomada de ação que reflita hábitos mais saudáveis que eles possam levar também para dentro de casa, impactando positivamente a família e a comunidade”, explica Daniel.

Em 2021, a ação pensada para estimular o bem-estar dos funcionários foi batizada de Movimenta, contemplando atividades físicas, como provas de corrida e caminhada que já são tradicionais, com o suporte de uma plataforma virtual com avatares e mecanismos de gamificação. A agenda incluiu duas semanas de atividades físicas bastante diversas como dança, meditação, luta, corrida, alongamento, pilates, bem como palestras sobre o tema, incluindo fechamento com o testemunho do Dr. Drauzio Varella. E foi de uma dessas mesas de discussão que saiu a ideia de fazer algo ainda mais completo para o ano seguinte.

“O dr. Drauzio Varella reforçou a importância do estilo de vida mais saudável para o bem-estar emocional. E aí veio o clique: por que não aliar ações de saúde física e mental, já que esses dois campos são interdependentes?”, lembra o médico da 3M.

Assim, nasceu o MoviMente, focado em impulsionar a saúde integrada. Nessa esteira, para o evento de 2022, a 3M preparou uma rodada de palestras nos modelos presencial e online, além de um domingo muito animado, com corrida e caminhada, aquecimento com educadores físicos, aulas de ginástica funcional, recreação para crianças, zumba e quick massage, para todos os funcionários e seus familiares. Do percurso total de 5 km, foram 2,5 km dentro da planta de Sumaré.

Segundo Andréia Hirose Magnusson, colaboradora da 3M, corredora experiente, que atua na organização dos eventos há mais de uma década:

“Conseguimos atrair um grande público de todas as plantas da 3M: mais de 800 pessoas. Quem não corre veio caminhar – e o mais legal, juntamente com a família. É muito bacana ver a animação das pessoas querendo mostrar a fábrica para os familiares e incluir a comunidade nessa busca pelo bem-estar”.

A corrida foi monitorada e cronometrada por chips, entregues juntamente com os kits para quem se inscreveu. E quem chegou primeiro teve direito a premiações. Mesmo assim, para Andréia, que é praticante de exercícios diários, o desempenho não foi prioridade.

“O mais importante dessa festa toda foi incentivar as pessoas a se mexerem e engajá-las com a proposta de vida saudável. O bem-estar que vem como consequência é o objetivo”, diz.

Saúde mental em foco

Dias antes do evento que colocou todo mundo em movimento, foram apresentados dois painéis sob a temática da saúde mental – um evento presencial, que contou com a participação de colaboradores, incluindo o presidente e a alta liderança, e outro online, com transmissão ao vivo para os sites da manufatura da 3M.

O primeiro bate-papo reuniu o psiquiatra Pedro Shiozawa (cofundador da Jungle), o médico do trabalho Fernando Akio (gerente médico da P&G) e Daniel Astun Cirino, da 3M.

Pedro levantou dados que reforçam a importância de fomentar a saúde mental no ambiente de trabalho e como isso se conecta a bons indicadores de engajamento e pertencimento dos colaboradores de uma empresa. Fernando compartilhou cases de sucesso em gestão de saúde na P&G, com ações que contribuem para prevenir o adoecimento e o sofrimento mental, além de promover saúde no corporativo e endereçar o tratamento a quem necessita. Fechando a mesa, Daniel apresentou os dados da última pesquisa interna da 3M relacionada a fatores de risco de adoecimento mental.

“O debate final teve grande interação com a plateia, principalmente discutindo sobre o desafio da saúde em um modelo híbrido de trabalho. E a participação ativa da alta liderança nas discussões prova que a companhia está mesmo preocupada com essa pauta e com as boas escolhas de seus colaboradores”, diz Daniel.

A voz da segunda palestra foi da professora Carla Furtado, do Instituto Feliciência. “Resiliência, Felicidade e Trabalho” foi o tema do papo, que contextualizou o mundo atual destacando alguns desafios que permeiam as relações de trabalho, o conceito de resiliência e cases. O encerramento, que incluiu a história da pintora mexicana Frida Khalo, emocionou demais a plateia.

Planos para a cultura da saúde

O engajamento acima do esperado e a repercussão das ações do MoviMente deram ainda mais impulso para que a 3M se mantenha ativa no sentido de promover cada vez mais a cultura de saúde física e mental.

“Sem dúvida a ideia é repetir o evento nos próximos anos. Já tem muito colaborador pedindo mais! Ficamos muito felizes em poder estimular e dar oportunidade de escolhas mais saudáveis às nossas pessoas”, conclui Daniel.

Confira no vídeo como foi o domingo do MoviMente!

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: