• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

“O pior de ser uma mulher cientista é quando o preconceito não está claro, e sim nas entrelinhas”

Cláudia de Castro Lima - 9 mar 2022 Cláudia de Castro Lima - 9 mar 2022
COMPARTILHAR

Apesar do aumento da presença feminina nas ciências nas últimas décadas, o número total de pesquisadoras ainda é muito pequeno.

De acordo com dados recentes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), menos de 30% dos profissionais nas carreiras STEM, relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, são mulheres.
Este é o assunto do podcast Inovação em Pauta de março – mês, olhe só, das mulheres.

Conduzido pela engenheira química e gerente técnica da 3M Marcia Ferrarezi, ela própria uma cientista, o programa teve a participação de Thamy Corrêa, bióloga do Centro Nacional de Pesquisa e Energia em Materiais (CNPEM), e Stella Forganes, especialista em tecnologia de dispersões e resina da BASF América do Sul.

Com mestrado em produção vegetal e doutorado em microbiologia agrícola, Thamy é uma das seis brasileiras vencedoras da segunda edição do programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina.

Ela pesquisa uma família de enzimas com uma inédita capacidade de atuação em poliésteres como PET e abre caminhos para a reciclagem de alguns tipos de plásticos por via enzimática. Ao contrário da reciclagem comumente feita, esta gera plásticos com a mesma qualidade do produto original.

Já a engenheira bioquímica Stella, que tem mestrado em engenharia química e especialização em administração industrial, trabalha no desenvolvimento e implementação de projetos, assegurando a produtividade, qualidade e segurança dos processos produtivos – ou seja, recebe as demandas e faz as inovações na Basf acontecerem.

Durante meia hora, as três dividiram suas histórias inspiradoras, falaram sobre a ausência (e a necessidade de mudança) de mulheres nas carreiras STEM, contaram sobre a importância da ciência atualmente, sobre os centros de inovação de onde trabalham e muito mais.

Ouça a entrevista completa abaixo no Spotify. Ou, se preferir, escute no Apple Podcasts ou Google Podcasts. Para outras plataformas, acesse a nossa página no Anchor.

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: