APRESENTA

Para fomentar a participação das mulheres na ciência e nas exatas, 3M promove Women in STEM

Giovanna Riato - 16 out 2020
Encontros digitais nos dias 20 e 22 de outubro vão debater caminhos para a evolução profissional em carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
COMPARTILHE

Todas as profissionais que trabalham em áreas técnicas já enfrentaram ao menos um desafio relacionado ao fato de ser mulher na sua trajetória. A conclusão não vem de um levantamento estatístico, mas da experiência e das trocas de Renata Perina, gerente de inovação e do laboratório digital da 3M para a América Latina, com outras profissionais que atuam nas chamadas áreas STEM – acrônimo das palavras em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Clique aqui para participar do Women in STEM
Leia também: Especial Mulheres na Ciência

“Sempre que você conversa a respeito com uma mulher percebe que ela passou por alguma situação em que a sua capacidade foi questionada. Ainda há muito viés inconsciente quando se trata de ter uma profissional desempenhando uma função que é tradicionalmente masculina”

Para transformar este cenário e quebrar paradigmas, a 3M realiza nos dia 20 e 22 de outubro o Women in STEM, um encontro on-line, aberto ao público, para debater e pensar de forma coletiva em soluções para ampliar a participação feminina em áreas técnicas. A participação é gratuita, basta se inscrever aqui.

O primeiro encontro, em 20 de outubro, é voltado a mulheres que já estão em fase madura da carreira, mais próximas de funções de liderança. Já o segundo evento, no dia 22, vai tratar dos desafios iniciais destas profissões, reunindo estudantes ou profissionais que ingressaram na área STEM mais recentemente.

POR QUE FOMENTAR A ASCENSÃO FEMININA EM ÁREAS TÉCNICAS?

Heloísa Pires Vituzzo, líder de aquisição de talentos da companhia no Brasil, fala da importância do encontro: “Nosso objetivo é garantir a conexão e o apoio mútuo entre mulheres. Queremos fomentar o protagonismo feminino e tratar de soluções para a resistência à ascensão profissional das mulheres em áreas técnicas.”

Dados do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade, mostram que as mulheres são maioria em cadeiras de mestrado e doutorado em várias áreas STEM. Ainda assim, elas são apenas 24% dos profissionais que recebem o subsídio destinado pelo governo brasileiro aos cientistas mais produtivos do país (a bolsa da produtividade). Elas também ocupam somente 14% das cadeiras da Academia Brasileira de Ciências.

Claudia Kashiwakura, gerente de engenharia de aplicação da divisão Personal Safety da 3M, diz que as mulheres já conquistaram mais espaço na academia, mas quando se trata da presença destas profissionais na indústria, ainda há muito para evoluir. E complementa:

“Existe também um aspecto cultural. Em geral, a sociedade não estimula mulheres a seguirem carreiras STEM. Este ambiente limita a perspectiva e o horizonte de crescimento de muitas de nós”

A especialista em marca empregadora da 3M, Naiara Silva, lembra que por ser uma organização que tem o desenvolvimento de soluções científicas em seu propósito, a 3M considera o fomento a este debate parte de sua responsabilidade. “Justamente por causa dos desafios que vemos no dia a dia das nossas profissionais ao trabalhar em campo, entendemos que é essencial fortalecer mulheres e fomentar a diversidade nestas áreas”, diz.

Heloísa conta que esta não é a primeira edição do Women in STEM. “Começamos há três anos”, lembra. Antes o encontro acontecia de forma presencial, como uma roda de conversa com a participação de mulheres em posição de liderança da 3M e de profissionais de fora da companhia interessadas no tema. Diante da necessidade de distanciamento físico, o evento migrou para o ambiente digital.

NETWORKING PARA FORTALECER A ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA

Renata diz que participar dos encontros Women in STEM é uma oportunidade de sentir pertencimento: “Vemos que não estamos sozinhas, que muitas outras mulheres passam por desafios parecidos e que precisamos confiar em nós mesmas e conseguir desarmar eventuais barreiras.”

Além da riqueza dos debates que surgem ali, Naiara e Heloísa lembram que é uma oportunidade importante de networking, de se conectar com outras profissionais de diferentes empresas e perfis. Quer participar? Clique aqui e garanta a sua inscrição. As vagas são limitadas.

1852 Total Views 10 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: