Quer um mundo mais verde? Plante árvores. (Fazer a diferença é mais fácil do que parece.)

Mirela Mazzola - 19 mar 2015Plantio de árvores em áreas devastadas e nas margens dos rios, educação ambiental, distribuição de mudas: conheça o trabalho da ONG A.G.A Brasil
Plantio de árvores em áreas devastadas e nas margens dos rios, educação ambiental, distribuição de mudas: conheça o trabalho da ONG A.G.A Brasil
Mirela Mazzola - 19 mar 2015
COMPARTILHE

Embaúba, ingá e pau d’alho: essas são algumas das espécies de árvores plantadas pela Associação do Grupamento Ambientalista (A.G.A. Brasil), criada em 1993 em Birigui, no interior paulista. Há cerca de quatro anos, a história da ONG se cruzou com a da Consultora Natura Orientadora Marli Masson, 58 anos. “Sempre gostei de lidar com as plantas e, depois de descobrir a A.G.A, aprendi muito sobre o assunto”, lembra. Nos últimos dois anos, ela foi presidente da instituição e, recentemente, tornou-se membro do seu conselho fiscal.

O trabalho da ONG, que conta com técnicos da área ambiental, consiste em promover o plantio de árvores nativas em áreas devastadas e na margem de rios, além de organizar palestras educativas em escolas. Já houve ainda um acampamento cujo tema foi a educação ambiental. A distribuição de mudas, que não se restringe a Birigui, acontece mais ou menos uma vez por mês.

Dona de um sítio na cidade vizinha de Bilac, Marli sonha em fazer do lugar um espaço de educação ambiental. Ali ela já plantou árvores frutíferas e pretende coletar sementes nativas que existem na área, repleta de trilhas pela mata. Outro desejo é trazer mais gente à iniciativa a fim de melhorar a estrutura: “Ás vezes não conseguimos levar todos os interessados ao plantio por falta de carros disponíveis”, conta.

Com o apoio do Movimento Natura, Marli teve a chance de ir a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em 2012 no Rio de Janeiro. “Tive acesso a muitas informações e acho que esse foi um dos momentos mais especiais desde que entrei na A.G.A.”.

Para ela, a maioria das pessoas não age mais pelo meio ambiente por falta de conhecimento ou oportunidade. “Percebo o interesse de quem está ao redor quando acontece o plantio de árvores. A emoção é ainda maior quando vejo crianças participando”.

 

Esta matéria, e muitas outras conversas de marca da Natura, podem ser encontradas na Sala de Bem-Estar, no Rede Natura. Seja bem-vindo!

Envie a sua história para a gente. A Natura quer conhecê-la. A Natura quer publicá-la.

Tem um bom projeto? Conhece um bom projeto que queira indicar? Entre agora no Movimento Natura!

928 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: