O empurrãozinho que faltava para um blog se tornar uma startup: a história da Encontre um Nerd

Bruno Ramos - 3 set 2015 Bruno Ramos, da Encontre um Nerd.
Bruno Ramos, da startup Encontre um Nerd, fala sobre a importância de veículos especializados no apoio a novos negócios.
Bruno Ramos - 3 set 2015
COMPARTILHE

 

Por Bruno Ramos

Eu já conhecia o Projeto Draft pelos artigos inspiradores sobre startups e o ecossistema empreendedor, havia lido vários textos dentro da plataforma, histórias e novidades sobre o mundo da tecnologia e de empresas disruptivas.

Sempre sonhei e acreditei que chegaria a minha vez de contribuir para esse sistema, até que em março de 2014, comecei a trabalhar em uma startup Endeavor, chamada EBANX, como Business Development.

Antes disso, eu havia tentado abrir outra startup que, com pouco mais de um ano de vida, provou não caminhar na velocidade desejada e essa foi uma das maiores lições que tive; acreditar no que dá certo e correr atrás, ou buscar outro sonho quando o anterior não for para frente.

Durante meus primeiros meses dentro da EBANX, tive a oportunidade de aprender muito com meu chefe e os sócios, percebia o valor do que eles tinham conquistado e também queria ter a minha própria empresa. Já nessa época, estudava muito sobre sobre economia criativa e modelos de negócio, principalmente de marketplaces.

Sobre como cheguei a CEO da startup Encontre um Nerd

Desde sempre fui chamado pelos meus amigos de nerd, afinal, não bastava ser somente apaixonado por tecnologia, costumava conversar muito com eles sobre o tema. Por conta disso, não foram poucas as vezes que algum amigo me pediu ajuda com seu smartphone, computador ou qualquer outro gadget com problemas.

O engraçado era que, apesar de gostar bastante de tecnologia, eu mesmo não sabia consertar computadores, então sempre indicava para o amigo surtado algum outro amigo que poderia fazer esse serviço.

Um dia conheci uma mulher linda, que para minha sorte hoje posso chamar de namorada, e em um de nossos encontros, é claro, acabamos conversando sobre tecnologia. Como meus amigos, ela também me pediu para dar uma olhada em um problema de seu PC (essa vida é mesmo uma caixinha de surpresas, não é?) e lá fui eu tentar ajudar querendo conquistar a gatinha.

Mas confesso que não fazia a menor ideia de como resolver. Já tinha entrado em contato com todos os meus amigos que poderiam me ajudar, mas todos estavam ocupados, então parti para uma busca na internet.

Perdi horas entre ligações, pesquisa de preços, indicação de credibilidade do técnico ou assistência técnica, afinal, tinha medo de mexerem nos documentos pessoais dela ou tirarem peças do computador, coisa que pode parecer um absurdo, mas ainda hoje acontece.

Foi diante dessa série de dificuldades que parei para pensar que apesar da quantidade de pessoas que prestam serviços de assistência técnica, ainda sim era difícil encontrar um serviço bom e com preço justo. Foi com esse tilintar que surgiu a ideia da Encontre um Nerd.

Como eu já conhecia o modelo de negócio e o mercado, comecei a pesquisar mais e mais, conversando com outros “nerds” para entender as necessidades dos clientes. Para validar minha hipótese, resolvi lançar um blog, onde aprendi durante 20 dias o básico de programação e design para testar meu MVP (Produto Mínimo Viável).

Ao lançar meu blog com uma proposta de valor clara e os serviços todos precificados (que na minha cabeça eram justos, hehe), fui atrás de alguns nerds no Facebook, divulgando minha plataforma em vários grupos.

No dia 5 de setembro de 2014, apesar de ainda pequeno, mas com a vontade de crescer em vista, o Pedro Burgos, jornalista do Projeto Draft, resolveu escrever sobre a Encontre um Nerd na Seleção Draft. Quando a matéria foi postada, não só teve centenas de visualizações, como, graças à publicação, o blog ganhou mais visibilidade e relevância.

Em seguida, o redator Daniel Junqueira usou o texto do Projeto Draft como inspiração e também publicou uma matéria sobre a startup, mas dessa vez, no Gizmodo.

Confesso que isso mudou minha vida e, principalmente, o caminho da empresa. Meu blog saiu de 40 acessos diários para 15 mil, tudo isso em menos de uma semana. Foram mais de 350 cadastros de nerds interessados e dezenas de clientes pagantes.

Foi uma experiência bastante intensa e divertida. Precisei passar dias sem dormir com a cabeça a mil pensando em como eu poderia organizar toda essa demanda e oferta — e estruturar a empresa da melhor maneira possível. Foi então que me ocorreu uma ideia, uma recomendação sobre a qual lemos bastante, mas quase nunca aplicamos: fui procurar um mentor!

Conversei com vários empreendedores e recebi ajuda de muitas pessoas, como o Marcelo Sales (fundador da Movile), entre vários outros que dispuseram de seu tempo e vontade para me guiar em um mar de incertezas. Durante o trajetória da criação da empresa, passei por vários desafios, mas todos foram superados e as incertezas se transformando em aprendizados. Neste período, conheci  duas pessoas incríveis que hoje são meus sócios: João Netto e Luiz Camões, que desde o começo acreditaram na ideia.

Em fevereiro deste ano, fomos convidados para participar da Campus Party na categoria de Startup em Growth Stage (estágio de faturamento). Durante a realização do evento, tivemos a chance de participar de uma competição da Rede Globo, chamada Conte sua História. Das duzentas empresas participantes, apenas sete seriam escolhidas para a etapa final, momento em que deveriam fazer um pitch para cinco diretores da emissora. Dessa seleção, duas seriam escolhidas como personagens de um episódio exclusivo do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Eu e o João ficamos até as sete da manhã trabalhando, sonhando com a possibilidade de estarmos entre as finalistas, e planejando o funcionamento do site, ao menos em São Paulo, para não perdermos clientes, caso tivéssemos uma boa notícia.  E não foi que… conquistamos o primeiro lugar? Quando a matéria foi ao ar, saltamos de 20 para 500 clientes no mesmo mês. Foi algo incrível, inesperado e louco.

Nos meses que se seguiram ao evento, fomos aceitos na Aceleratech e já levantamos mais de 150 mil reais em investimentos. Hoje temos mais de 4.500 Nerds cadastrados em mais de 140 cidades, com mais de 800 clientes pagantes e agora estamos entrando no mercado de PME’s.

Em 15 de julho, saímos novamente no Draft, desta vez como empresa constituída, na seção Acelerados. Olho para trás e vejo que toda essa série de acontecimentos foi consequência dos primeiros empurrões que surgiram, das pessoas com quem conversei e dos feedbacks que recebi. Eu e meus dois sócios, apesar de vivermos na correria do dia a dia, nos divertimos muito trabalhando como uma startup. Contamos também com a colaboração de mais dois funcionários incríveis que estão lá aprendendo e se divertindo conosco: o Vinicius Horbuch e a Kelly de Castro.

Sobre incentivos e lições para o caminhar da empresa

Neste  primeiro ano de empresa,  apendi que empreender é algo que deve ser feito em grupo e não individualmente. Empreender não é uma corrida para ver quem vai ser o melhor ou o maior. Empreender é um estado de espírito e energia que deve estar alinhado à cooperação e ao desejo de transformar a tudo e a todos, JUNTOS.

E o mais importante: aprendi a ter prazer em ajudar outros empreendedores, aqueles que estão entrando no mercado agora, conversando sobre suas ideias e dificuldades, da mesma forma como um dia recebi orientação, e segue assim até hoje. 

Por fim, nesse curto caminho de tempo, se não fosse por empresas e pessoas como o Projeto Draft, apoiando e incentivando o ecossistema empreendedor, eu não sei onde estaria e muito menos a Encontre um Nerd.

Então, um grande obrigado ao Projeto Draft por me ajudar e me ensinar tanto. Vocês contribuem com os empreendedores mais do que jamais poderão imaginar e eu sou uma história viva dessa conquista.

 

Bruno Okamoto Ramos, 26 anos, já foi comprador na Renault, COO na Sorte do Mês, trabalhou com Business Development e vendas na EBANX. Largou a faculdade de Relações Internacionais no último ano para se dedicar a sua startup Encontre um Nerd.

 

1134 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: