O tablado como escola da vida: Glória Portella e o poder do teatro na evolução pessoal

Mirela Mazzola - 12 maio 2015 Gloria Portella
Glória procura unir técnicas como controle da respiração e práticas lúdicas para explorar a capacidade criativa dos alunos.
Mirela Mazzola - 12 maio 2015
COMPARTILHE

 

Para além da capacitação profissional de atores, um curso de teatro é capaz de muitas coisas. Combater a inibição, desenvolver a criatividade e até tratar doenças psiquiátricas são alguns exemplos.

Após somar passagens por programas da Globo, como o humorístico Escolinha do Professor Raimundo e a novela Força de um Desejo (1999), a atriz, psicóloga e professora de yoga Glória Portella acreditou e investiu nessa ideia.

Tudo começou há dez anos, quando Glória se tornou professora voluntária de teatro no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, instituição que abriga pessoas com transtornos mentais, muitas delas carentes e de baixa renda. “Assistia a evoluções diárias em situações como dificuldade de comunicação, agressividade e isolamento social”, lembra a atriz de 44 anos. O trabalho durou cerca de um ano e meio.

A paixão pelo teatro veio ainda na adolescência, quando Glória morou em Londres para aprender inglês. A primeira personagem foi uma das bruxas do clássico O Mágico de Oz. De volta ao Brasil, Glória fez cursos profissionalizantes, ouviu algumas negativas que serviram de impulso e concluiu a faculdade de artes cênicas. Depois viriam as graduações no Lee Strasberg Theatre & Film Institute (EUA) e em psicanálise. Na Índia, formou-se mestre em yoga.

Curso de teatro para não atores, de Gloria Portella

Exercícios de respiração e interpretação ajudam a desenvolver aptidões como produtividade e comunicação

A experiência, o conhecimento técnico e a crença no poder do teatro para não atores levaram a atriz a desenvolver, em 2009, o Curso de Teatro Para Não Atores.

Glória oferece cursos com duração aproximada de dois meses, para grupos de até 20 pessoas. São médicos, advogados, empresários e até crianças que buscam recursos da técnica dramática para domar a timidez, controlar a ansiedade e promover autoconhecimento.

Em geral, as aulas acontecem em centros culturais, como a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

Há cerca de dois anos, pela demanda dos próprios alunos, um novo mote se tornou o principal nicho do negócio: a vivência empresarial.

Glória monta cursos personalizados para grupos de RH, gestores e equipes que buscam desenvolver aptidões como liderança, motivação, produtividade e comunicação. Hoje há, em média, duas edições do curso por mês. “Acredito que as empresas estejam mudando a visão, percebendo que dinâmicas e longas palestras não trazem resultados esperados. Eu tento alcançá-los por meio do lúdico e da interação”, conta a atriz.

 

Esta matéria, e muitas outras conversas de marca da Natura, podem ser encontradas na Sala de Bem-Estar, no Rede Natura. Seja bem-vindo!

Envie a sua história para a gente. A Natura quer conhecê-la. A Natura quer publicá-la.

COMPARTILHE

Confira Também: