O Vikke Diagnósticos agiliza a análise clínica de exames para consultórios e laboratórios sem estrutura para realizar esse serviço

Dani Rosolen - 1 dez 2022 Dani Rosolen - 1 dez 2022
COMPARTILHE

Nome:
Vikke Diagnósticos.

O que faz:
É uma healthtech que facilita e agiliza a análise clínica de exames para consultórios e laboratórios que não têm estrutura física e profissionais nas áreas necessárias para incluir esse processo em sua operação.

Que problema resolve:
Reduz o tempo de espera entre a coleta de um exame clínico e o resultado/diagnóstico, o que permite que o tratamento do paciente seja iniciado o quanto antes e que a equipe médica ofereça o melhor protocolo para cada pessoa. 

O que a torna especial:
O diferencial da healthtech é oferecer agilidade aos laboratórios e clínicas e contar com um Núcleo Técnico-Operacional do Vikke, equipado com tecnologias avançadas, para a análise dos exames.

Modelo de negócio:
O Vikke opera no B2B e cobra por análise feita.

Fundação:
Janeiro de 2022, mas começou a operar em outubro.

Sócia:
Ilda Lins CEO

Fundadora:

Ilda Lins — 29 anos, Delmiro Gouveia (AL) — iniciou o curso de Engenharia do Petróleo, mas acabou largando a faculdade para assumir o salão de beleza da mãe aos 21 anos. Durante a pandemia, começou a investir na área da saúde, quando o salão teve que fechar as portas, fundando a Famille Home Care, que oferece coleta de exames à domicílio. Em seguida, criou a Lifeness CLINIC, clínica localizada em São Paulo com atendimentos variados. E por fim, fundou o Vikke Diagnósticos. Todos os empreendimentos fazem parte de uma empresa maior, o Grupo Her.

Como surgiu:
Ilda conta que o Vikke Diagnósticos surgiu como uma oportunidade em meio ao crescimento da área da saúde durante a pandemia. A operação começou com o Famille – Home Care, primeira empresa do Grupo Her, um laboratório de coleta domiciliar em que toda a rotina era terceirizada. “Notei que existia uma grande lacuna de mercado, pois a maioria de meus concorrentes também terceirizava seus serviços e não era capaz de oferecer atendimento ágil e personalizado, assim surgiu a ideia para a criação de uma nova marca que atendesse exclusivamente B2B”, afirma.

Estágio atual:
O Vikke atualmente conta com um escritório administrativo, cerca de 40 funcionários e colaboradores e Núcleo Técnico-Operacional com capacidade de análise de 500 mil exames mensais, além de uma carteira ativa de 200 clientes na capital paulista e no interior do estado de São Paulo. 

Aceleração:
Não teve, mas em 2023 a empreendedora planeja se inscrever em programas de aceleração.

Investimento recebido:
Foram investidos 2 milhões de reais para a fundação da startup, compra de equipamentos de análise e início de operação.

Necessidade de investimento:
“O planejamento para 2023 é preparar um plano de expansão sólido e encontrar investidores interessados em novos aportes”, afirma Ilda.

Mercado e concorrentes:
“Com a chegada da pandemia, muitos profissionais e estabelecimentos dessa área da saúde evoluíram e estão buscando oferecer o máximo de suporte para seus pacientes. Com isso, a procura por serviços de análises clínicas cresceu expressivamente e deve se manter nesse mesmo movimento”, afirma a fundadora. Ela cita como concorrentes outros grandes players, como Laboratório Álvaro, RF Laboratório e Diagnósticos do Brasil. “O nosso diferencial é o atendimento personalizado à demanda dos clientes e resultados em tempo recorde”, complementa.

Maiores desafios:
“O maior desafio foi estruturar com excelência uma operação desse porte. É necessária uma mão de obra qualificada e técnica. O mercado de trabalho tem muita carência de profissionais da área de TI e por diversos momentos se faz necessário treinar e capacitar esses profissionais para aprender a rotina do segmento de análises clínicas”, diz Ilda. 

Faturamento:
350 mil reais desde o lançamento.

Previsão de break-even:
Em 12 meses.

Visão de futuro:
“O objetivo é dobrar a capacidade de análise com a construção de um Núcleo Técnico-Operacional ainda maior, mantendo o suporte cinco estrelas aos clientes. O Vikke Diagnósticos também já tem planos para expandir seu atendimento para mais regiões e atender clínicas e laboratórios nacionalmente”, conta a CEO.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

172 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: