O CalcLab agiliza e facilita a interpretação de exames laboratorias para médicos e outros profissionais de saúde

Dani Rosolen - 8 set 2022 Dani Rosolen - 8 set 2022
COMPARTILHE

Nome:
CalcLab.

O que faz:
É um software que agiliza e facilita a rotina nos consultórios médicos e de outros profissionais de saúde ao automatizar cálculos e interpretar resultados diante dos índices extraídos de exames laboratoriais, o que possibilita inclusive encontrar indícios de doenças que podem surgir no futuro.

Que problema resolve:
Facilita e agiliza a interpretação personalizada de exames laboratoriais, sem que o especialista perca tempo interpretando resultados e realizando cálculos e análises de tabelas.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, além de realizar o cálculo minucioso para um diagnóstico seguro, o software faz a conversão de unidades para extrair os valores ideais dos parâmetros individuais de cada paciente em vez de valores de referência que olham a pessoa dentro de uma fórmula preestabelecida. Com isto, a consulta fica mais personalizada e apurada. Outro diferencial é o ineditismo do software no Brasil. A ferramenta permite o processamento de mais de 800 laboratórios nacionais, norte-americanos, chilenos, espanhóis portugueses e até dos emirados árabes.

Modelo de negócio:
O CalcLab utiliza o modelo de negócio SaaS, que é padrão atual para softwares na nuvem.

Fundação:
Janeiro de 2021.

Sócios:
Dra. Karla Lacerda CEO
Dr. Gabriel de Carvalho CSO
Gisele Hedler CMO
Anderson Ribeiro CTO
Gabriel Borges COO

Fundadores:

Karla Lacerda — 35 anos, Brasília (DF) é formada em Nutrição pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Funcional pelo VP Centro de Nutrição Funcional. Já atendeu mais de 1000 pacientes.

Gabriel de Carvalho 40 anos, Brasília (DF) é formado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Análises Clínicas e em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura. Atualmente é nutricionista da Clínica Visão Global. Ministra cursos de extensão e pós-graduação na área de Nutrição Funcional desde 1999 em todo o Brasil e também na Argentina, Portugal e Espanha.

Como surgiu:
Karla conta que sentia falta em seus atendimentos de uma forma mais otimizada de avaliar exames de pacientes. “Percebia também que os profissionais não se dedicavam a esse assunto por demandar muito estudo e tempo, o que resultava em avaliações rasas”, conta a empreendedora. Ela viu aí uma oportunidade e, junto com Gabriel, decidiu fundar a CalcLab.

Estágio atual:
O CalcLab funciona totalmente na nuvem, tem oito colaboradores em Brasília e São Paulo e mais de 4 500 usuários na plataforma.

Aceleração:
A startup participou e venceu o Startbsb em 2021.

Investimento recebido:
A fundadora investiu 1 milhão de reais na empresa.

Necessidade de investimento:
O CalcLab está com uma rodada de investimento aberta com a Stoic Capital para levantar cerca de 7 milhões de reais.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de healthtechs cresceu absurdamente, inclusive por conta da pandemia que passamos e estamos surfando essa onda. O CalcLab estuda diversas oportunidades com parceiros, como por exemplo, desenvolver uma linha de vitaminas e suplementos personalizada baseados nos resultados dos exames do paciente”, diz Karla. “Atualmente, não temos concorrentes diretos no país com foco no profissional de saúde, mas internacionalmente temos concorrentes indiretos, como o ornament e a healthmatters, que tem foco no paciente.”

Maiores desafios:
“Crescer é muito bom, mas vem com grandes responsabilidades e desafios, como por exemplo, acertar nas contratações. Hoje bons profissionais são caros e uma startup precisa controlar bem seus gastos”, afirma a fundadora.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Após o investimento, o empate financeiro deve acontecer em 15 meses.

Visão de futuro:
“Todos os dias somos expostos a novas oportunidades para o CalcLab e temos aprendido que dizer não é tão importante quanto dizer sim. Focar em nosso plano e roadmap não é fácil e ter que abrir mão de possibilidades que aparentemente são ótimas, mas nos deixam mais longe de nosso plano principal, é dolorido, porém fundamental para chegar onde queremos.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

61 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: