APRESENTA
APRESENTA

É preciso relaxar e curtir os prazeres da vida para ser mais produtivo e eficiente!

Fernanda Cury - 12 fev 2016 Fernanda Cury - 12 fev 2016
COMPARTILHE

Infelizmente muita gente ainda acredita que eficiência seja trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano. Mesmo em casa, com a família, vivem acelerados, em busca de soluções para os problemas. Puro engano, segundo o cientista e sociólogo italiano Domenico De Masi, que no livro “O Ócio Criativo” (Editora Sextante).

O escritor defende a teoria de que o futuro pertence a quem conseguir libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação, e for capaz de investir numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre e o estudo. Esta mudança de comportamento ele define como “ócio criativo”. “O trabalho é uma profissão, o ócio é uma arte. Portanto, os escravos do trabalho, aqueles que pararam de pensar, de amar e de jogar para se dedicarem totalmente à carreira, sutilmente invejam e tenazmente combatem os “mestres da vida”, que sabem usufruir do ócio e amam apagar a distinção entre arte e vida”, diz Domenico.

 

O ócio faz bem!
O dicionário Michaelis define ócio como descanso, folga do trabalho, preguiça, repouso, inatividade do espírito, indiferença para tudo o que é elevado e nobre; inércia. Mas para Domenico, a palavra significa “tempo livre”. “O trabalho oferece sobretudo a possibilidade de ganhar dinheiro, prestígio e poder. O tempo livre oferece sobretudo a possibilidade de introspecção, de jogo, de convívio, de amizade, de amor e de aventura. Não se entende por que o prazer ligado ao trabalho deveria acabar com a alegria do tempo livre”, diz.
Para entender melhor o conceito do tempo livre, os benefícios do ócio, os conselhos do autor para esta mudança de comportamento e muito mais, acesse a matéria completa no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

 

draft-banner-2-2

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: