APRESENTA

“Neste momento de pandemia, fez ainda mais sentido lançarmos o programa de inovação Ingredion Open”

Bárbara Caldeira - 8 abr 2020 Adriana Rached
Inscrições para o programa de inovação Ingredion Open 2020 ficam abertas até 08 de maio.
COMPARTILHE

A Ingredion, líder mundial de soluções em ingredientes de origem natural que atende indústrias em mais de 120 países, acaba de lançar seu programa de inovação aberta, o Ingredion Open.

Quando o projeto foi concebido, ninguém imaginava o cenário atual: coronavírus se espalhando globalmente, isolamento social, sistemas de saúde colapsando no mundo inteiro, impacto econômico ainda nebuloso.

Veio a dúvida: continuar ou não continuar com o plano? Adriana Rached, que é diretora de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios na América do Sul da Ingredion e está à frente do Ingredion Open, relata que fez essa reflexão.

 

MEDICAMENTOS, ALIMENTOS E EMBALAGENS NA LINHA DE FRENTE

“Decidimos seguir de forma positiva e ativa, porque fornecemos para as indústrias alimentícia, farmacêutica e de embalagens, cadeia de suprimentos demandados de forma crítica nesse momento”, conta.

Convocar startups para apresentarem suas soluções quanto a dores operacionais da multinacional é uma maneira de fazer com que isso seja realizado com ainda mais eficiência. Ela dá um exemplo da importância da atuação da Ingredion para garantir a saúde das pessoas:

“Somos os únicos produtores nacionais de dextrose anidra, usada para produzir o soro glicosado, que é essencial no tratamento de pacientes internados como nutriente energético e na administração de medicação intravenosa. Precisamos garantir o acesso a ele”.

O mesmo acontece com os alimentos, para proporcionar um sistema imunológico forte para combater o vírus que se espalha com velocidade e garantir que haja oferta para todos. As embalagens acompanham essas demandas.

“Não foi esse o cenário que concebemos para o programa, mas com ele nossos esforços fazem ainda mais sentido”, afirma Adriana. A postura é coerente com a premissa da empresa de se comprometer com a inovação: “Queremos transformar efetivamente nossos processos.”

Conheça os desafios do Ingredion Open 2020 e inscreva sua startup

 

PREOCUPAÇÃO COM PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS

A diretora diz que a empresa também tem em mente a responsabilidade dos grandes negócios — a Ingredion tem vendas líquidas anuais de aproximadamente US$ 6 bilhões — junto aos menores. É o caso das startups que podem se inscrever no programa de inovação Ingredion Open 2020 caso tenham aderência aos desafios.

“Entendemos que essa é uma maneira de apoiar os pequenos e médios negócios, que tendem a ser mais impactados por essa conjuntura. Queremos incentivá-los a continuar.”

Adriana explica que, em geral, multinacionais buscam soluções globais para suas demandas, com longo tempo de implementação e alto custo. “Essas tecnologias estabelecidas continuarão sendo necessárias, mas queremos dar oportunidade para soluções locais, mais competitivas e disruptivas”, comenta.

Uma forte vantagem das locais é a sensibilidade para especificidades geográficas e culturais, ainda mais quando se trata de um negócio de ingredientes naturais. A principal matéria prima da empresa, o milho, é pauta de um dos desafios e vai exigir esse tipo de expertise das agritechs brasileiras.

 

INOVAÇÃO COM FOCO EM DORES OPERACIONAIS

O modelo do programa de inovação, concebido em parceria com a Innoscience, foi desenhado a partir de um mapeamento do ecossistema ligado ao negócio de ingredientes de origem natural. O diagnóstico foi de que, nesse segmento específico, o nível de desenvolvimento é mais baixo.

“Sendo assim, optamos por um programa de inovação aberta voltado para resolver dores detratoras de resultados do negócio, para ter mais aderência do ecossistema”, afirma Adriana.

O Ingredion Open, dessa forma, exige que as startups que participam dos desafios tenham ao menos um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala. “Focamos em uma implementação ágil, para que os resultados também sejam.”

A primeira peneira se dá na fase de inscrição, em que startups serão selecionadas para o pitch day. Na sequência, virá a fase de imersão e, depois, de piloto (PoC), em julho. A avaliação de resultados e possível contratação das startups como fornecedoras e parceiras será em outubro.

As inscrições para o Ingredion Open 2020 ficam abertas até dia 8 de maio. Clique aqui para inscrever sua startup em um dos seis desafios. 

 

ENGAJAMENTO DO TIME INTERNO NA PROPOSIÇÃO DE DESAFIOS

Colaboradores da Ingredion

Colaboradores da Ingredion estão animados e engajados com a estreia do programa de inovação.

Para Adriana, o Ingredion Open cria oportunidades de desenvolvimento para startups, mas também para a própria Ingredion quanto ao mindset dos colaboradores.

“Queríamos trazer o ‘bichinho do empreendedorismo’ para dentro da Ingredion. O programa nos proporciona uma mudança cultural, provocando uma nova forma de pensar e agir da própria equipe interna, que estará em contato com um ecossistema inovador e disruptivo”, explica.

Ela relata que a empresa fez uma pesquisa internamente para levantar demandas de dores que poderiam se tornar desafios. “Fizemos workshops para falar do programa para os nossos colaboradores, para prepará-los para esse momento. Em apenas uma semana, registramos um total de 101 submissões”, comenta, animada.

O engajamento é notório, e Adriana fez questão de direcionar feedbacks individuais para as mais de 60 pessoas que propuseram os desafios.

“As pessoas estão mobilizadas, felizes por termos uma boa notícia em todo esse cenário preocupante. É motivador”. Ela pontua que as lideranças da empresa estão comprometidas com o programa, o que garante um ambiente favorável a bons resultados.

“O Max (Maximiliano Carlomagno, sócio fundador da Innoscience) sempre diz que entre um desafio excelente com um sponsor pouco motivado e um desafio mediano com um sponsor dedicado, ele prefere o segundo. Acredito que já arrancamos com os dois ingredientes: sponsors superengajados e desafios bem estratégicos para o nosso negócio”.

Adriana explica que a partir das submissões, a Ingredion fez uma seleção afunilando por nível de prioridade da dor a ser resolvida. Ela prevê que algumas startups inscritas podem ser mais adequadas para outras demandas não selecionadas de antemão para os desafios. “Nada impede uma expansão de escopo para um momento futuro, se valer a pena”, diz.

 

INSCRIÇÕES PARA INGREDION OPEN 2020 VÃO ATÉ 8 DE MAIO

Conheça os seis desafios elencados para o Ingredion Open 2020 e descubra se sua startup tem aderência a algum deles. As inscrições ficam abertas até 26 de abril.

· Gestão de ponto e jornada de trabalho: busca um sistema de ponto que trabalhe de forma simples e confiável. Que possibilite ao gestor atuar junto à sua equipe em todos os aspectos da jornada de trabalho em tempo real e de forma ágil, por exemplo através de um aplicativo.

· Automação do planejamento da produção industrial: procura um sistema informatizado para otimização das plantas, melhor execução operacional do planejamento diário (Scheduling de produção), acompanhamento através de indicadores de performance e simulações. Preferencialmente através de Inteligência Artificial, ser capaz de analisar dados, potencializar a programação e otimizar as principais variáveis de produção.

· Gestão digital de documentos fiscais: busca uma solução para automação na identificação de notas fiscais e CTe´s emitidas contra a Ingredion de forma a ter celeridade na identificação dos documentos fiscais pendentes de registro.

· Antecipação de recebíveis: espera soluções que possibilitem a antecipação de recebíveis de clientes pequenos e médios, através de uma plataforma onde seja possível ofertar uma carteira de recebíveis à instituições financeiras, bancos ou factoring companies, como num leilão, e torne o processo mais rápido, transparente e com melhores taxas.

· Rastreabilidade de matéria prima: a Ingredion busca uma maneira participativa de obter informações dentro da cadeia de suprimentos para rastreabilidade e transparência na comercialização de sua principal matéria prima, o milho. Histórico de origem, detalhes do produtor, onde a cultura foi desenvolvida, tratos culturais aplicados, qualidade dos grãos, períodos de plantio, colheita, modos de armazenamento e transporte são alguns exemplos de informações desejadas.

· Novos canais para comercialização de ingredientes: neste desafio, a empresa busca por startups que já atuem no mercado de comércio eletrônico de insumos que possam atuar como um novo canal de vendas para a Ingredion nos mercados alimentício e de nutrição animal.

E então, topa encarar um desses desafios? Clique aqui para inscrever sua startup no Ingredion Open 2020

Sem aderência? A Innoscience também é parceira em outros programas de inovação que estão com inscrições abertas, o AgroExponencial 2020 e Ocyan Waves Challenge 2020.

Leia também nossa matéria com depoimentos de empreendedores que participaram da edição passada do programa da Ocyan.

Banner Ingredion Open

8522 Total Views 4 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: