APRESENTA

“Ciência não é só para nerd ou gênio: ciência é para todos e está nas coisas mais simples do nosso dia a dia”

Cláudia de Castro Lima - 2 jul 2021
Elaine Faria, especialista de Desenvolvimento de Produtos da 3M
COMPARTILHE

Na pandemia, cientistas e médicos do mundo todo fazem mais do que ajudar a combater o vírus que provoca a Covid-19. Eles também inspiram uma nova geração de jovens a seguir carreiras em STEM.

STEM é a sigla em inglês para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. E essa conclusão é uma das muitas a que chegou o Índice do Estado da Ciência, pesquisa global promovida pelo quarto ano consecutivo pela 3M e conhecida pela (também) sigla em inglês SOSI.

Os dados do estudo revelam que 78% dos brasileiros acreditam que as novas gerações estão mais motivadas a seguir os passos dos cientistas e estudar essas áreas. O SOSI trouxe outras revelações: 93% de nós reconhecemos os cientistas como críticos para o nosso bem-estar futuro diante da pandemia (contra 91% globalmente).

Além disso, três em cada cinco brasileiros se dizem mais inspirados a seguir uma carreira STEM (56% no país contra 60% globalmente). Entre os millennials, o número salta para 63%.

Por isso, reunimos para o podcast Inovação em Pauta a millennial Abigail Rocha Mariz com a cientista Elaine Faria. Abigail foi aluna do programa Formare, projeto social de capacitação profissional do Instituto 3M em parceria com a Fundação Iochpe, e acaba de ser aprovada no vestibular da Universidade de São Paulo em engenharia de alimentos.

Elaine é especialista de Desenvolvimento de Produtos da 3M, química e mestre em polímeros pela Unicamp. Ela entrou na empresa em 2001 como estagiária e recentemente recebeu, concorrendo com 4 mil cientistas do mundo todo, um dos 24 prêmios individuais do CTEi (Círculo Técnico de Excelência e Inovação), o Oscar do Laboratório da 3M.

Ouça a entrevista completa, mediada por Paulo Gandolfi, diretor de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da 3M, abaixo no Spotify. Ou, se preferir, escute no Apple Podcasts ou Google Podcasts. Para outras plataformas, acesse a nossa página no Anchor.

570 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: