APRESENTA
APRESENTA

Qual é o segredo da 3M para manter seus colaboradores engajados, unidos e atualizados em tempos de trabalho remoto?

Daniella Grinbergas - 2 dez 2022 Daniella Grinbergas - 2 dez 2022
COMPARTILHE

Como uma empresa focada em tecnologia e inovação atuando em tantos mercados e com colaboradores trabalhando no modelo híbrido – ou até mesmo 100% remoto – consegue manter as pessoas unidas, engajadas e atualizadas sobre seus produtos e programas? A 3M tem a resposta. Segundo Luiz Eduardo Serafim, head de marca e comunicação:

“É importante estabelecer maneiras para que as pessoas voltem a se encontrar e interagir. Por isso, a 3M criou o Momentos que Importam, e o 3M Experience é um deles”.

Isso porque, com o isolamento social, grande parte da empresa operou no modelo remoto e, no pós-pandemia, a 3M concluiu que cada funcionário poderia escolher como prefere atuar. Com o inovador Work Your Way, muita gente continuou trabalhando de casa e a companhia entendeu que estava em suas mãos garantir a união de todos, mesmo com a distância do dia a dia.

Segundo Rafael Donato Nogueira, gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais e People Operation das áreas corporativas,

“obter metas é muito importante e trabalhamos muito para conquistar os objetivos, porém a 3M se preocupa demais em COMO nós alcançamos esses resultados, ou seja, o processo é tão importante como o fim. E, para nós, o principal caminho são as pessoas. Por isso, dedicamos tempo para nos reunir em Momentos que Importam e viver juntos o propósito de nossa empresa, fortalecendo as relações humanas”.

O encontro, realizado no dia 28 de novembro no Centro de Inovação da 3M em Sumaré (SP), exibiu ao público interno os lançamentos do ano, as tecnologias mais recentes da empresa e suas iniciativas em pilares como Diversidade & Inclusão, Comunidade, entre outros. Além do Brasil, o evento também foi realizado durante a semana em diversos países como México, Chile e Colômbia.

Sob a perspectiva técnica, Rafael explica a importância do evento:

“Nossa área técnica está acostumada a mostrar o que faz para os clientes, mas é preciso também expor aos próprios colegas, aos funcionários dos mais diferentes setores da 3M. Isso gera mais engajamento, valorização do trabalho e senso de pertencimento”.

E essa prática já é tradicional da companhia. Só que antes, o evento que levava os colaboradores aos laboratórios para ver a inovação de perto era chamado Innovation Day e foi interrompido pela pandemia. Mais um motivo para uma retomada ainda mais cheia de propósito em 2022.

Um evento cheio – de pessoas e experiências!

O palco do 3M Experience não poderia ser outro: o Centro de Inovação da companhia, que acabou de ser remodelado. O espaço reuniu mais de 300 colaboradores que passaram pelas mais de 30 estações de trabalho para conhecer os produtos e os projetos da companhia.

Na abertura do evento, o presidente da 3M Brasil, Marcelo Oromendia, reforçou a importância do encontro para lembrar da história da empresa, falar do presente e também do futuro.

No Centro de Inovação, os colaboradores puderam conhecer os mais recentes produtos e tecnologias, além de ter contato com uma amostra dos projetos sustentáveis da companhia, programas sociais, ações de Ética & Compliance e iniciativas de Diversidade.

“Tivemos a oportunidade de entender um pouco mais das diretrizes e direções que nossa empresa irá seguir e aprender com os engenheiros que estão fazendo um belíssimo trabalho. Pacientemente eles apresentaram aos demais funcionários uma, duas, três… diversas vezes seus projetos e soluções desenvolvidas, afinal muitas pessoas queriam conhecer um pouquinho mais da empresa e do que nós fazemos”, lembra Rafael.

Entretanto, as oportunidades não se limitaram ao aprendizado pelo aprendizado. Segundo Carina Ramos Munhoz, supervisora do Escritório de Inovação,

“o mundo do trabalho costuma ser bastante verticalizado, focamos nas prioridades sobre o que somos cobrados no dia a dia e temos pouco contato com outras divisões dentro da empresa. O evento proporciona mais interação entre os diversos negócios da 3M e ideias de melhoria”.

Ela exemplifica com uma situação que presenciou:

“um colaborador que atua com e-commerce dentro do grupo de consumo, conhecendo produtos de outros grupos de negócios, enxergou oportunidades de inseri-los no e-commerce, visando atingir novos mercados”.

E muito além da parte de inovação e negócios, a 3M buscou uma abordagem que incluísse outras frentes importantes para a companhia.

“Fizemos questão de exibir projetos de sustentabilidade, stands de Diversidade para os comitês apresentarem seus programas e convidarem pessoas a participar, de Ética & Compliance, e uma bancada do Instituto 3M para falar das iniciativas sociais e até estimular o pessoal a fazer parte dos projetos”, completa Serafim.

O resultado superou as expectativas, já que o engajamento, o interesse e a adesão às atividades foram além do planejado.

E como o evento caiu em época de Copa do Mundo, o tema veio bem a calhar: para encerrar com chave de ouro, todos foram convidados a assistir ao jogo do Brasil juntos, com direito a torcida animada, telão, camisa verde-amarela, comidinhas e bebidas, e vitória da Seleção brasileira!

Além disso, foram programadas gincanas, com chute a gol e prêmios variados, incluindo o sorteio de bolas oficiais da Copa. Nada como reunir as pessoas para celebrar!

 

194 Total Views 3 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: