Quer ter seu próprio delivery de comida online? A Menu Vip pode ajudar seu negócio

Dani Rosolen - 2 set 2021 Dani Rosolen - 2 set 2021
COMPARTILHE

Nome:
Menu Vip.

O que faz:
É uma plataforma que ajuda pequenos estabelecimentos de comida a ter seu delivery online próprio, automatizando o recebimento de pedidos e garantindo o controle das vendas, dos cadastros de clientes e da parte  financeira, sem precisar pagar comissão por cada venda realizada.

Que problema resolve:
De acordo com os sócios, a startup busca livrar pequenos estabelecimentos “das altas comissões cobradas por grandes apps de delivery” e permite que os empreendedores foquem em outras questões, como a fidelização do cliente.

O que a torna especial:
Ainda segundo os sócios, o diferencial é a tecnologia descomplica criada pela startup para pessoas sem grande familiaridade com questões mais técnicas.

Modelo de negócio:
Opera no modelo de assinaturas de 29,90 reais mensais ou 54,90 reais mensais, dependendo do plano. Mas conta também com um modelo freemium como topo de funil.

Fundação:
Fevereiro de 2020.

Sócios:
Gustavo Almeida CEO
Luan Naufal CTO

Fundadores:

Gustavo Almeida 32 anos, São Paulo (SP ) é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores pela Universidade Cruzeiro do Sul, com pós-graduado em Gestão da Inovação pela FMU. Tem passagem por empresas como Locaweb e Portos Seguro. Fundou a Inova IT, ReservLy, YouShow e Eletrika.

Luan Naufal 32 anos, São Paulo (SP) é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Tem passagem por startups como InEvent, Looplex, e Skore.

Como surgiu:
Gustavo conta que, no final de 2019 para 2020, percebeu uma tendência de muitos restaurantes optarem focar suas vendas de delivery online no WhatsApp ou criando seus próprios aplicativos  de delivery em vez de se divulgarem em marketplaces de apps de delivery por conta das taxas de comissão cobradas. Por outro lado, ele notou que o atendimento pelo WhatsApp era mais trabalhoso, exigindo o envio cardápio por imagem ou PDF ou a anotação em papel dos pedidos para enviá-los à cozinha. Enquanto isso, ter um app acaba sendo caro para esse empreendedor de pequeno porte, principalmente para os de classe C e D. “Por isso, decidimos cria a Menu Vip, oferecendo tecnologia para pequenos restaurantes, que tem as mesmas necessidades dos grandes, e por um valor que eles possam pagar”, diz o empreendedor. O modelo de negócios foi validade com um Software white label americano gratuito, para a partir daí buscar um CTO e o desenvolvimento de um software próprio.

Estágio atual:
A Menu Vip atende mais de 300 restaurantes pelo Brasil. Segundo Gustavo, a startup já ajudou gerar uma economia de mais de 500 mil reais em taxas de comissão pagas aos marketplaces e uma somatória de 4 milhões de reais em vendas feias pelos restaurantes que usam a solução.

Aceleração:
Não busca.

Investimento recebido:
Os sócios investiram 5 mil reais para criar o negócio.

Necessidade de investimento:
Os empreendedores querem levantar 400 mil reais para investir em equipe e máquina de vendas.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de delivery sem dúvidas é um dos que mais crescem no Brasil. Com a pandemia, a necessidade de adaptação não apenas dos estabelecimentos, mas também dos consumidores, aqueceu muito o setor. Hoje a maioria dos estabelecimentos ligados à alimentação no Brasil são de pequeno porte, com operações tocadas por um dono com mais um sócio e mais dois ou três funcionários. Neste cenário, a Menu Vip consegue aumentar o poder de vendas e trazer gestão eficiente para esses negócios”, afirma Gustavo. “Hoje temos diversos concorrentes, os maiores com mais tempo de mercado e mais estabelecidos com seu foco nos restaurantes maiores que atendem mais as classes A e B ou redes, e grande parte dos menores sem um direcionamento muito certo de persona.”

Maiores desafios:
“O maior desafio é mostrar para os pequenos comerciantes que ter tecnologia para agregar no seu dia a dia também é para quem está começando a empreender e ainda não fatura tanto ou não recebe muitos pedidos ao ponto de só precisar de apoio tecnológico quando chega a esse patamar.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Ainda em 2021.

Visão de futuro:
“Ser a maior solução de delivery para pequenos estabelecimentos, não só tecnologicamente falando. Queremos ser o parceiro do pequeno comerciante que necessita de muito mais apoio além de tecnologia.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

180 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: