Ache sua ideia de ouro
O sonho de todo empreendedor é encontrar uma ideia valiosa que transforme sua startup no próximo unicórnio. Isso, logicamente, não é tão simples assim. Mas no Medium, Alex Kristenev, CEO do Standuply (bot para gerenciamento de reuniões) dá alguns conselhos de como um fundador pode buscar inspiração — se não para ideias de um bilhão de dólares, pelo menos, boas. Entre as dicas do texto (link acima) estão:
1) Encontrar um problema que te incomode;
2) Prestar atenção nos problemas sobre os quais as pessoas reclamam;
3) Conversar com profissionais que atuam em sua área de interesse;
4) Buscar soluções inovadoras para algo feito de forma convencional.
A odisseia de empreender
No Blog do Empreendedor, no Estadão, Ivan Bornes, fundador da rede de restaurantes Pastifício Primo, compara a jornada de quem empreende com a do herói: cheia de incertezas, peripécias e sem espaço para arrependimentos. Ele ainda aponta as qualidades que considera necessárias para obter sucesso nessa história. Primeiro, diz que é preciso ter flexibilidade para se adaptar rapidamente e, depois, resiliência para se recuperar física e emocionalmente da batalha diária. Por fim, afirma que é essencial aprender rápido (ou morrer), já que segundo ele, as primeiras duas qualidades um dia acabam. Para ler mais, acesse o link acima.
Aposte na tecnologia
Por conta de seu alto custo, incorporar o uso de Inteligência Artificial no modelo de negócios pode ser um obstáculo para várias startups que estão começando. Mas nem por isso o empreendedor precisa abandonar a ideia. O mentor Rahul Varshneya diz que uma opção é convencer investidores a bancarem a tecnologia. Para isso, no Entrepreneur (link acima), ele sugere algumas estratégias: provar como os recursos da AI poderão revolucionar seu produto, conhecer, além do potencial, as fraquezas de seu negócio, pesquisar investidores alinhados com sua proposta e buscar especialistas para o time.
Emerge Day
São Paulo recebe no próximo sábado (16) um encontro para debater projetos de jovens que estão conectando ciência, tecnologia, inovação e impacto social. O Emerge Day, realizado pela Iniciativa Emerge e pela Fundação Arymax, terá uma programação de palestras focadas nas chamadas hard sciences (biotecnologia e saúde, eletrônica, física, química e engenharia) e um espaço para cinco selecionados realizarem um pitch de três minutos. O evento é gratuito, mas como o número de vagas é limitado, é preciso se inscrever antes pelo link acima.