Seleção Draft – Cópia

Kaluan Bernardo - 10 jun 2015
A tecnologia caminha para um mundo de cópias? (Imagem: Weheartit/Reprodução).
Kaluan Bernardo - 10 jun 2015
COMPARTILHE

As empresas de tecnologia estão cada dia mais parecidas?
Muita gente criticou a Apple pelas “novidades” que a empresa apresentou esta semana. Isso porque, a priori, nada era realmente novo – todos os serviços e recursos já existem e são usados por empresas rivais. E, nesse momento, a Wired questiona: todas as empresas se copiam? Talvez a cobrança sobre a Apple seja maior porque ela sempre foi uma das mais vanguardistas (e porque já travou grandes guerras judiciais por patentes). Isso significa que ela é obrigada a reinventar a roda todo ano? A revista defende que, cada vez mais, as empresas irão copiar as boas ideias de suas concorrentes e, com o tempo, a tendência é todos os serviços ficarem praticamente iguais. Teremos apenas pequenas mudanças, relacionadas principalmente ao design. Será? Leia mais no link acima.

 

Computação quântica, machine learning e mente humana
A mecânica quântica coloca em xeque muito do que hoje conhecemos sobre inteligência artificial e computadores. A computação quântica abre um leque enorme de potencialidades para a inteligência artificial e para o futuro da tecnologia exponencial. O texto acima, no Medium, fala um pouco mais sobre computação quântica e seu potencial para mudar as bases do conhecimento e invenções do presente e do futuro. Com novos poderes, vêm novos questionamentos, inclusive para as ciências da cognição. Afinal, é como diz Aram Harrow, professor de física do MIT:

“A ciência costuma seguir a tecnologia, porque invenções nos dão novas formas de pensar sobre o mundo; e novos fenômenos precisam de explicações”

 

Razões para falhar
O fail ensina bastante. Para cada sucesso, há muitos tropeços – principalmente no empreendedorismo. Pensando nisso, um grupo de pessoas criou o autopsy.io, um site onde empreendedores contam de forma bem rápida e objetiva por que seus negócios não deram certo (alguns nem chegaram a ser lançados). A proposta é bem bacana e o texto do link acima, no Carreiras Solo, discute um pouco mais o assunto.

 

Empreendendo no Vale do Silício
Muitos empreendedores brasileiros (e do mundo inteiro) fazem as malas e decidem ir tocar seu negócio no Vale do Silício. Há várias vantagens em fazer isso: o ecossistema é dos mais fortes, o networking é poderoso, há facilidades burocráticas etc. Mas também é um dos mercados mais competitivos do mundo. É por isso que Reinaldo Normand, empreendedor e investidor com empresas em vários países, criou um curso para explicar, em detalhes, como é criar um negócio no Vale. O curso está inteiro no YouTube gratuitamente, confira no link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: