Seleção Draft – Design de Ficção

Kaluan Bernardo - 23 mar 2015
A ficção têm pautado a tecnologia há tempos (Imagem: Pinterest/ Reprodução).
Kaluan Bernardo - 23 mar 2015
COMPARTILHE

Design de ficção ajuda a imaginar o futuro
“Imaginação é mais importante que o conhecimento”, diria Einstein. Agora, usando um termo de “design de ficção”, Jon Turney escreve este artigo na Aeon dizendo que, para moldar o futuro, a imaginação é mais importante que as análises de mercado.

É um conceito interessante, que já foi validado muitas vezes pela ficção científica. De Júlio Verne a Star Wars, a ficção já imaginou diversas tecnologias antes de elas existirem. Em Star Trek vimos versões de óculos como o Google Glass e de smartwatches, por exemplo. Além de abrir um leque de inovações que não foram pensadas por cientistas, o design de ficção — ao imaginar os riscos e potenciais de tecnologias que ainda não existem — contribui para que elas sejam melhor desenvolvidas.

 

Analfabetos sociais
É o que estamos nos tornando, segundo vários especialistas consultados pelo UOL Tab. Nossa habilidade de interação social, face a face, está cada vez mais empobrecida. E é claro que a tecnologia e as redes sociais digitais têm boa parte da responsabilidade aí, já que “roubam” cada segundo livre, do chamado micro tédio, para as suas telas brilhantes. A reportagem mostra ainda como escolas estão tentando se adaptar à nova realidade, ensinando as crianças a algo que até pouco tempo atrás era básico e natural a todos os seres humanos: saber como interagir com as outras pessoas no mundo físico — e real.

 

Felipe Matos sai do Startup Brasil
Desde que o programa federal de fomento às startups surgiu, Felipe Matos tomou a frente do projeto como diretor de operações. Na última semana, ele deixou o cargo, que passa a ser ocupado por Vitor Andrade, como informa o Estadão. Ele voltará sua atenção ao Startup Farm, programa itinerante de aceleração de novas startups que ajudou a criar.

 

Leitores do DRAFT têm incentivo ao crowdfunding
Nos últimos dias, conversamos com o pessoal da Startando, uma plataforma de crowdfunding. Eles estão aí há algum tempo e já ajudaram diversas ideias se tornarem realidade e conseguirem o dinheiro que precisavam. Agora, a Startando passa a oferecer um desconto para os leitores do DRAFT que usarem a plataforma.  Normalmente, a taxa de comissão é de 12,5% nos projetos bem sucedidos. Mas, se você enviar um email para eles, falando que chegou à plataforma por meio desta nota, ela cairá para 10%.

 

COMPARTILHE

Confira Também: