• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Seleção Draft – Disrupção bumerangue

Luisa Migueres - 3 nov 2015
Amazon "matou" as livrarias... Para abrir uma livraria? (Imagem: Zhao ! - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 3 nov 2015
COMPARTILHAR

A disrupção bumerangue da Amazon
Há quem diga que a Amazon quer “matar” as livrarias. Então nada mais irônico do que a notícia divulgada hoje pelo The Verge (link acima). A gigante das vendas online acaba de abrir as portas de sua primeira loja física de livros, em Seattle, nos EUA. O lançamento acontece 20 anos depois da fundação da empresa, que provocou uma disrupção no mercado literário. A loja, no entanto, não é como uma livraria comum. A seleção de títulos vendidos será feita por curadores e também de acordo com avaliações dos usuários na web. Além disso, os clientes vão encontrar comentários de leitores em um display ao lado dos livros. Os aparelhos móveis da casa – o Kindle, FireTV, FireTablet e Echo – também estarão à venda. Será interessante acompanhar o desempenho deste novo velho formato.

 

Ações de startups para todos (mesmo)
Já falamos sobre o interesse dos brasileiros pelo investimento colaborativo aqui no Draft, mas a notícia de hoje é sobre os Estados Unidos. A Wired publicou hoje um artigo sobre as novas regras que a SEC (Security Exchange Comission), quer aprovar no país, permitindo que qualquer pessoa invista e compre ações de startups pela internet. Do lado das startups, haverá mais autonomia para continuar o trabalho sem interferência de um VC, por exemplo. No entanto, os investidores terão de entender que não há garantia de sucesso quando falamos de startups. Pelo contrário, o texto ainda chama o processo de “nova loteria”. Leia mais no link acima.

 

Startup brasileira quer próteses mais acessíveis
Fernanda Fortuna é a fundadora da Linked, uma startup brasileira que quer usar a impressão 3D para criar próteses de braços mais baratas. A história da empreendedora foi destaque no Estadão Link de hoje. A reportagem (no link acima) diz que hoje os braços biônicos custam, no mínimo, 120 mil reais no Brasil. A invenção de Fernanda, que é estudante de Engenharia Biomédica, pode reduzir o preço para 30 mil reais. Ela espera que as próteses estejam no mercado até 2018, e quer lançar campanhas de crowdfunding para que as pessoas interessadas na compra possam financiar a produção.

 

Maratona RodAda Hacker
Na próxima sexta, sábado e domingo, acontece na capital paulista a RodAda Hacker, uma rede que se baseia em oficinas de programação especialmente desenhadas para meninas e mulheres. As oficinas desta RodAda são gratuitas e destinadas a quem quer imaginar e construir projetos e recriar as tecnologias da rede. As participantes terão mentoria e desenvolverão um site, blog ou aplicativo – usando não apenas os conhecimentos de programação das tutoras, mas também os seus interesses pessoais, repertório e habilidades. Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHAR

Confira Também: