• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Seleção Draft – Empreendedor iniciante

Luisa Migueres - 4 nov 2015
Para empreender, algumas dicas podem te ajudar logo no início (Imagem: zhouxuan12345678 - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 4 nov 2015
COMPARTILHAR

O que você pode aprender antes de empreender
Muitas das lições que um empreendedor aprende vêm da experiência. Mas como a realidade do negócio próprio muda a cada dia, é interessante ouvir quem já passou pelas fases desse processo. O artigo do Entrepreneur (no link acima) derruba parte do romantismo que envolve as startups, mas também deixa dicas importantes para quem ainda não se aventurou:

1) Apesar das condições cada vez mais favoráveis, nem todos conseguem investimento;
2) Empreendedores não seguem apenas as suas regras;
3) É preciso muito mais que uma boa ideia para o negócio dar certo;
4) Ganhar muito dinheiro não é rápido. Isso no caso de você conseguir;
5) O crowdfunding funciona, mas não é tão fácil;
6) O lugar de onde você começa é importante;
7) Às vezes a sua ideia favorita não é aquela que funciona;
8) Cultura de startup não é festa;
9) Aumentar a sua presença online é um trabalho árduo;
10) Tornar-se empreendedor é um processo gradual.

 

Os segredos de sucesso da Venmo
A competição no mercado de pagamento online não é fácil. Há pelo menos 10 anos, empresas quebram a cabeça para tornar a transferência de dinheiro pela internet mais fácil. A Venmo, no entanto, tem sido o maior destaque delas ultimamente, segundo o texto do TechCrunch. O texto diz que o sucesso pode ser atribuído a cinco fatores: o componente social da ferramenta, a viralidade a favor da divulgação, o apelo do produto aos “millenials”, a simplicidade do aplicativo e o foco da startup em mobilidade. Pelo visto, a fórmula deu certo. Só nos últimos meses, cerca de 3 milhões de pessoas baixaram o app nos últimos três meses. Leia mais no link acima.

 

O que um gerente de produto faz?
Essa é uma pergunta que – é bem provável – muitos gerentes de produto terão de responder. O texto no link acima, publicado no Medium, é de Brandon Chu, que desempenha esse papel na Shopify, que criou um sistema de e-commerce. E ele diz que a culpa da confusão em torno do cargo são as suas funções fragmentadas. Aliás, para se identificar como tal, ele mesmo teve de entender qual era a sua missão: ser a voz do consumidor. Brandon diz:

“Um gerente de produto é o produto de duas forças exponenciais. A primeira é velocidade, para acompanhar as inovações da indústria de tecnologia. A segunda é escalabilidade, para ajudar no crescimento da empresa”

 

Empreendedorismo na FGV
De 9 a 12 de novembro, a Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV/EAESP vai realizar uma série de palestras gratuitas sobre empreendedorismo. Entre os palestrantes estão: Lucas Pinto, do Grupo ASO; Valim, CEO da NEXTEL; Wagner Damiani, CEO da B2 e Professor daFGV/EAESP; Ana Fontes, Rede Mulher Empreendedora; Marcos Scaldelai, Presidente Brombril; Marcus Salusse, coordenador de projetos da GVCenn e Cristiane Rolin, sócia e presidente do Conselho de Administração da Nostra Mamma. As inscrições podem ser feitas pelo link acima.

COMPARTILHAR

Confira Também: