Seleção Draft – Encontre um mentor

Luisa Migueres - 9 out 2015
Uma boa mentoria nem sempre vem do jeito que imaginamos (Imagem: Reprodução)
Luisa Migueres - 9 out 2015
COMPARTILHE

Como encontrar um mentor
Procurar mentoria não é uma tarefa fácil (falamos sobre mentoria de startup neste Verbete Draft). O artigo da Fast Company (link acima) consultou oito empreendores que tiveram boas e más experiências para guiá-los na criação de suas empresas, e deram um “passo a passo” para construir uma boa resolução com um mentor:

1) Não procure por um cargo, e sim pelo indivíduo por trás dele;
2) Não espere uma relação de intimidade — mentores têm personalidades diferentes;
3) Seja flexível para marcar reuniões – nem todos podem marcar jantares ou coffee breaks;
4) Olhe a redor — pode haver alguém com grande potencial ao seu lado;
5) Não peça conselhos toda hora. Ouça a história dele;
6) Não procure por alguém parecido com você;
7) Esteja pronto para retribuir conhecimento. Mentoria é uma via mão dupla;
8) Nenhum mentor pode te salvar, portanto não busque mentoria só quando seu negócio vai mal.

 

O que queremos da economia colaborativa?
A colaboração é um princípio, mas pode ser aplicada de diversas maneiras no dia a dia. O texto do Harvard Business Review fez um retrato de como esse modelo econômico evolui nos últimos cinco anos. O artigo diz que o que antes parecia ser um interesse momentâneo pela colaboração, limitada ao uso de objetos ociosos, sofreu uma expansão para outras áreas. Aí entra o crescimento dos espaços de coworking e, também, o aumento no número de pessoas nos Estados Unidos, onde as pesquisas foram realizadas, adotando o celular como principal fonte de serviços. Bom para ver o futuro que a economia colaborativa pode ter no Brasil. Leia mais no link acima.

 

O próximo passo da Y Combinator
Foi de lá que saíram empresas como Airbnb, Drop e Reddit. Por essas e outras, a Y Combinator é uma das incubadoras mais famosas do Vale do Silício, e hoje tem 40 empresas avaliadas em 100 milhões dólares ou mais. Mas agora ela quer ir além. O texto do MIT Review diz que, recentemente, a Y criou um laboratório dedicado a pesquisas para resolver “problemas fundamentais” em áreas de tecnologia e ciência. O financiamento de 10 milhões de dólares saiu do bolso do próprio CEO, Sam Altman. Ele diz:

“Fizemos isso porque essa área tem piorado cada vez mais. Se você é um bom pesquisador, pode trabalhar no meio acadêmico ou o Google vai te fazer uma proposta tentadora. Aqui eles podem vir e fazer uma pesquisa livre para o mundo”

Leia mais no link acima.

 

Educação e carreira
A Fundação Lemann vai promover um bate-papo na próxima terça, dia 13, para discutir os principais desafios da educação no Brasil e contar detalhes sobre os projetos desenvolvidos pela instituição. O porta-voz será Denis Mizne, diretor executivo da Lemann. O encontro será transmitido online a partir das 17h, e também serve para conhecer futuros colaboradores, que tenham interesse em trabalhar com iniciativas transformadoras. Para assistir ao streaming, acesse o link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: