Seleção Draft – Especialistas

Kaluan Bernardo - 22 dez 2014
Paul Graham, investidor e "especialista em mudar o mundo".(Imagem: Growth Hack)
Kaluan Bernardo - 22 dez 2014
COMPARTILHE

Como ser especialista em mudar o mundo. Paul Graham, programador pioneiro  na internet e um dos investidores mais bem sucedidos no mundo das startups, é um desses especialistas no futuro. E ele compartilha a fórmula do sucesso da forma mais socrática possível “Só sei que nada sei”.

O mundo muda muito rápido. Ser especialista em qualquer coisa, em pouco tempo te torna especialista em um mundo que não existe mais. Mas, e aí? Você simplesmente desiste e sai atirando no escuro? É claro que não. Por isso, o autor dá algumas dicas como:

1) Nunca tente ter certeza
2) Acredite mais em pessoas do que em ideias
3) Aceite todas as ideias estranhas

Cultura corporativa: o mais importante dentro da empresa. Bill Aulet, um dos diretores do Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, escreveu um ótimo artigo explicando porque a cultura corporativa é a base fundamental de qualquer empresa – e que, sem ela, você não consegue nada. É como essa frase adaptada de Peter Drucker:

A Cultura come a Estratégia no café da manhã, a Tecnologia no almoço, e todo o resto no jantar.

Para ilustrar a tese, ele cita o exemplo da Eventbrite, uma das startups mais bem sucedidas no ramo de organizar eventos. Desde o começo da companhia, o principal teste na hora de contratar era o da humildade – por mais que a pessoa fosse competente, se ela fosse idiota não poderia entrar lá e corromper o espírito da empresa. Logo o conceito evoluiu e a cultura deles se tornou em algo simples, mas muito funcional: “Todos estão proibidos de reclamar – se perceberem que tem alguma coisa errada, devem ir lá e consertar”. No texto ele dá outros belos exemplos de construção de cultura corporativa eficiente.

 

 

597 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: