Seleção Draft – Growth Hacking

Kaluan Bernardo - 30 abr 2015
Growth Hacking é uma filosofia cada vez mais buscada por startups. (Imagem: Lori Taylor/ Reprodução).
Kaluan Bernardo - 30 abr 2015
COMPARTILHE

10 coisas aprendidas observando startups de sucesso
Growth Hacking é mais uma buzzword em alta no momento. O termo, basicamente, se refere a “hackear” a lógica de crescimento e conseguir alavancar uma empresa rapidamente. Obviamente, é um conceito particularmente interessante a startups.

Morgan Brown, autor do growthhackers.com e especialista sobre o tema, escreveu um e-book analisando as estratégias de growth hacking de dez startups de muito sucesso ao redor do mundo. Desses estudos de caso, ele tirou dez importantes lições, publicadas no Quartz. Também resumimos para vocês:

1) GH não tem nada a ver com o produto
2) GH nunca acaba
3) GH não é marketing
4) Fazer o que todo mundo está fazendo é uma má estratégia
5) Não tente abraçar o mundo
6) GH não tem nada a ver com táticas de curto prazo
7) Faça coisas que não escalam; depois construa coisas que escalam
8) Saiba diferenciar dados de insights
9) Combinar diferentes ferramentas de crescimento pode acelerar a tração
10) Não existe mágica

 

Os pioneiros da Realidade Virtual
Em 1990, 24 anos antes de o Facebook comprar o Oculus VR por 2 bilhões de dólares, e a internet ainda engatinhava, alguns entusiastas da tecnologia já discutiam ciberespaço e realidade virtual. Um deles era John Perry Barlow, que em seu extenso e louco currículo sempre destaca duas coisas: foi letrista do Grateful Dead, uma das grandes bandas do movimento psicodélico nos EUA, e co-criador da Electronic Frontier Foundadiont (EFF), uma das principais fundações que defende direitos no ciberespaço.

O texto no link acima foi escrito por ele nos anos 2000 e republicado agora pelo Backchannel. É longo e riquíssimo, contando as primeiras experiências e insights dos pioneiros a trabalharem com realidade virtual e aumentada. É essencial para entender como chegamos onde chegamos hoje e para onde estamos indo.

 

Como começar uma startup
É claro que não existe uma fórmula pronta. Nunca há. Mas, se observarmos as histórias de pessoas que iniciaram negócios inovadores, perceberemos que há alguns padrões que normalmente se repetem.

Paul Graham, fundador da Y Combinator, uma das maiores aceleradoras do mundo, escreveu um texto seminal sobre o assunto em 2005. Recentemente, o Funders and Founders sintetizou tudo em um ótimo infográfico e um texto um pouco mais didático, vale conferir.

 

Evento online quer aproximar ecossistema empreendedor de Brasil e Canadá
Entre os dias 22 e 29 de maio acontecerá o Brasil Canada Connect, que reunirá mais de 40 líderes do mercado canadense para conversarem com empreendedores brasileiros. Organizado pela VanHack, empresa canadense que ajuda brasileiros a trabalhar no mercado digital local, em parceria com Inkmotion Labs, sua representante no Brasil, o evento trará diversas palestras gratuitas e com legendas em português para promover o debate. Veja mais no link acima.

544 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: