Seleção Draft – Hong Kong

Kaluan Bernardo - 26 maio 2015
Hong Kong (Imagem: Wkimedia/Reprodução)
Kaluan Bernardo - 26 maio 2015
COMPARTILHE

O que é que Hong Kong tem?

Não é de hoje que Hong Kong se tornou um polo tecnológico, um dos principais ecossistemas de startups do mundo e também um dos lugares mais inovadores do Oriente. Hoje há muitos empreendedores e investidores indo para lá. Se essa ideia também passa pela sua cabeça, vale muito ler o texto acima, no Medium, que funciona como um verdadeiro guia, mostrando os principais espaços de coworking da cidade, as principais aceleradoras, startups a ficar de olho etc.

 

O segredo do Snapchat
O Snpachat é uma das startups mais curiosas do momento. Quando recusou a oferta de ser vendida ao Facebook por 3 bilhões de dólares, muitos disseram que os fundadores estavam loucos. Há quem diga que até o Google tentou comprar o negócio, mas não teve sucesso. Hoje, a empresa já está avaliada em 15 bilhões de dólares. Como eles estão chegando lá? Confiando menos em dados e mais em intuição e feeling. Pelo menos é o que mostra uma reportagem da Bloomberg, repercutida pelo Pando, no link acima. Em tempos de uma fé quase dogmática no big data, um exemplo desses levanta bons questionamentos.

 

O problema da Economia Colaborativa
A ideia da Economia Colaborativa é bem interessante e pode derrubar diversos conceitos antiquados do capitalismo como conhecemos. Mas, também, pode reforçá-los. É o que o Washington Post mostra numa reportagem que questiona as condições dos trabalhadores de serviços como Uber, Instacart e Postmates. Com uma flexibilidade híbrida, essas pessoas não são consideradas nem freelancers nem empregados, ficando totalmente desprotegidas e, muitas vezes, acabam se condicionando a ganhar pouco pelo trabalho que executam. Rodrigo Ghedin, do Manual do Usuário, pega carona no assunto e discute no link acima.

 

Encontro Criativo
No próximo dia 2 de junho acontece, em São Paulo, mais uma edição do Encontro Criativos. O evento, organizado por Mariana Castro, autora do livro Empreendedorismo Criativo, terá como convidados Débora Emm e Roberto Meirelles, criadores da Inesplorato, uma empresa pioneira em curadoria de conhecimento. Ela é cientista social e também publicitária, como Roberto. O evento é gratuito e acontece às 19h30 no Conjunto Nacional. Veja mais no link acima.

605 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: