Seleção Draft – O futuro da colaboração

Luisa Migueres - 22 jan 2016
A economia colaborativa deve ir muito além de empresas bilionárias (Imagem: Mauro - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 22 jan 2016
COMPARTILHE

O futuro da colaboração
O que vem pela frente para a economia colaborativa? Chelsea Rustum, que estuda a tendência no portal Shareable Life, tenta responder essa pergunta no texto do Medium. Para ela, um dos principais problemas da colaboração é que ela deixou de ser um movimento social para se tornar um modelo de negócio. Ao contrário do que a “cultura de unicórnios” prega, a mágica dessa economia não é criar empresas bilionárias, mas uma nova geração de empreendedores. Chelsea diz:

“Existe um jeito de distribuir melhor riqueza e valor. Podemos, facilmente, criar tecnologias para isso – é só uma questão de tempo”

Leia mais no link acima.

 

Em busca de uma AI amigável
O medo de uma inteligência artificial que não trabalhe a favor dos humanos é uma constante em previsões futuristas. Segundo Marcus Wohlsen, no artigo da Wired, esse receio nos impede de enxergar que a inteligência ampliada está à frente da inteligência artificial. O autor, no link acima, explica a diferença: enquanto uma “pensa” colocando os humanos no controle, a outra dá autonomia a máquinas. Um exemplo de inteligência ampliada é o supercomputador da IBM, Watson: ele aprende sozinho, mas se submete a decisões humanas. Por isso, para Wohlsen, o futuro da parceria entre nós e as máquinas já chegou.

 

Pense nisso antes de lançar sua startup
Empreender nem sempre é “dom”. E mesmo que seja, lançar uma startup requer um pouco mais. No texto do link acima, no The Next Web, Vitaliy Rizhkov lista as expectativas que precisam mudar se você decidir se aventurar:

1) Ganhar dinheiro não deve ser sua principal motivação;
2) A sua ideia, por mais brilhante que seja, não é garantia de sucesso;
3) Não aposte na sorte para ser “o próximo Zuckerberg”;
4) Se você não estiver totalmente decidido, não perca tempo nem dinheiro;
5) Não se engane: você terá que trabalhar duro;
6) Ser apaixonado pela sua ideia é o primeiro passo;
7) Lembre-se de que fracassos acontecem e podem trazer muito aprendizado;
8) Se você não gosta de arriscar, tudo será mais difícil;
9) Tomar decisões deve ser um prazer;
10) Não espere resultados da noite para o dia;
11) Para virar referência, esteja preparado para aprender – na teoria e na prática.

 

Feira do Empreendedor
A quinta edição da Feira do Empreendedor do SEBRE-SP acontece entre os dias 2o e 23 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento, um dos principais do setor no Brasil, vai contar com 430 expositores e tem entrada gratuita. No entanto, para participar das Palestras de Capacitação ou das Salas do Conhecimento, é preciso se inscrever no link acima. Clique aqui para ver a programação completa.

COMPARTILHE

Confira Também: